10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.

Publicidade:

Buenos Aires está guardada em um cantinho especial de meu coração! Foi a primeira cidade fora das terras brasucas que tive a oportunidade de conhecer. Podemos dizer que a capital argentina foi uma das maiores responsáveis em despertar a minha paixão por viagens! E se você também está pensando em visitar a terra do tango, confira agora uma seleção com os 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires:

SEGURO VIAGEM: Não viaje sem SEGURO VIAGEM. Contrate agora, garanta o melhor preço e viaje mais tranquilo.  

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires

Buenos Aires é um dos destinos mais procurados por brasileiros, tanto pelos que vão pela primeira vez à cidade, como por quem já a conhece muito bem. Para aqueles que estão indo pela primeira vez, alguns atrativos não podem ficar de fora do roteiro.

Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires

Listamos 10 lugares que julgamos imperdíveis na capital argentina:

  • Plaza de Mayo

A Plaza de Mayo é a praça mais importante da Argentina. Foi palco de alguns dos capítulos mais importantes do país e mantém a tradição que deu origem ao seu nome, uma homenagem à Revolução de Maio de 1810. Esta revolução deu início à independência da região que hoje engloba alguns países da América do Sul, entre eles a Argentina, claro.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Plaza de Mayo.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Plaza de Mayo.

É na Plaza de Mayo que os argentinos vão protestar, vão reclamar e também vão comemorar e festejar.

Publicidade.

A praça foi testemunha de fatos históricos como as Invasões Inglesas, a própria Revolução de Maio, os discursos emocionados de Evita Perón (e Juan Perón), o bombardeio dos militares que tentaram derrubar o governo de 1955, o protesto silencioso das mães de filhos desaparecidos na época sombria da ditadura militar (que acontece até hoje, nas quintas feiras), a troca de 5 presidentes em uma semana, enfim…

Plaza de mayo vista à partir da Casa Rosada.
Plaza de mayo vista à partir da Casa Rosada.

Coração político de Buenos Aires a Plaza de Mayo abriga alguns dos edifícios mais destacados da cidade.

Circundam a praça o Cabildo, o prédio da sede do Banco de la Nación, a Catedral  Metropolitana (do Papa Francisco) e a sede do governo argentino, a famosa Casa Rosada. Não deixe de fazer uma visita a cada um dos edifícios citados, principalmente à Casa Rosada.

Casa Rosada.
Casa Rosada.

É da Plaza de Mayo que partem algumas das principais ruas da Argentina e por toda sua história, pelos edifícios que ali estão e pela localização, nada melhor do que começar a explorar a cidade à partir dela.

  • Plaza del Congresso

Localizada a pouco menos de 2 km da Plaza de Mayo, a Plaza del Congresso abriga um dos edifícios mais belos da cidade, a sede do Congresso Nacional.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires. Plaza del Congresso.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires. Plaza del Congresso.

Além do imponente edifício do Congresso Nacional, ao redor da praça estão alguns museus e na própria praça alguns monumentos históricos e decorativos, como uma réplica do monumento “O pensador”.

Um detalhe importante é que a Plaza do Congresso é só uma das 3 praças coladas uma na outra, que existem no local.

Junto a Plaza do Congresso estão a Plaza Mariano Moreno e a Plaza Lorea, esta última é a mais antiga e homenageia os antigos donos do local, mortos em decorrência das invasões inglesas.

E na Plaza Mariano Moreno, que fica colada a Plaza del Congresso, está o marco zero de Buenos Aires, onde um monólito marca o ponto inicial de todas as rodovias argentinas.

Pelo caminho partindo da Plaza de Mayo estão também os famosos atrativos: Café Tortoni e Edificio Barolo, além de alguns museus, como já citado acima.

  • La Boca: Caminito / La Bombonera

Um dos lugares mais clássicos e pitorescos de Buenos Aires é o passeio até o Bairro de La Boca, onde está o famoso “El Caminito” e também o emblemático estádio do Boca Juniors, a famosa “La Bombonera“.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.: El Caminito.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: El Caminito.

La Boca

La Boca é um bairro localizado junto ao antigo porto de Buenos Aires, local onde se fixaram inúmeros imigrantes, principalmente os italianos. Sua principal característica é a arquitetura das casas construídas na época, que se mantem até hoje.

As casas coloridas, os “Conventillos“, foram construídas em chapas metálicas e chamam atenção pelas cores distintas, resultado das pinturas feitas na época, quando os moradores utilizavam os restos das tintas das pinturas de navios.

As cores de La Boca.
As cores de La Boca.

La Boca é habitada por pessoas menos favorecidas e não é um bairro muito seguro, desta forma, a visita a região se restringe apenas aos 2 pontos turísticos, o Caminito e La Bombonera. Não é aconselhável sair da zona turística.

O Caminito é um museu a céu aberto localizado em uma área onde antigamente passava uma linha férrea. Com a desativação desta via férrea, o local ficou abandonado até que um grupo de moradores resolveu revitalizar a área, que décadas mais tardes se transformaria em um dos lugares imperdíveis pra visitar em Buenos Aires.

No Caminito existem inúmeras lojas que vendem lembranças da Argentina, artigos do Boca Juniors e quinquilharias das mais variadas. Também existem vários restaurantes, algumas casas de shows e alguns museus.

La Bombonera

Em uma das extremidades do Caminito está o outro grande atrativo da região, nada mais nada menos que o lendário estádio do Boca Juniors, o estádio Estádio Alberto J. Armando, ou simplesmente “La Bombonera“.

La Bombonera.
La Bombonera.

Pra quem gosta de futebol, La bombonera dispensa apresentação, mas pra quem não gosta também vale a pena conferir o lugar e fazer uma visita ao interior do estádio, onde é possível acessar o Museu de la Pasión Boquense e/ou o interior do estádio.

Confira o post completo sobre como é visitar La Bombonera.

  • Av. 9 de Julio / Obelisco

Destacada pelos argentinos como a Avenida mais larga do mundo, a Av. 9 de Julio possui uma pista central com 12 faixas e duas pistas laterais com 3 faixas cada uma. No total são 18 faixas de rolamento e cerca de 140 metros.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: El Caminito. Av. 9 de Julio/ Obelisco.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: El Caminito. Av. 9 de Julio/ Obelisco.

Ao longo de sua extensão, entre os vários edifícios belíssimos, encontra-se o famoso Teatro Colón, que também não pode ficar de fora do seu roteiro.

A Avenida 9 de Julio abriga um ponto icônico em Buenos Aires, o Obelisco que está localizado no entroncamento com a Av. Corrientes. O Obelisco marca o local onde em 1812 foi içada pela primeira vez a bandeira argentina em Buenos Aires.

Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires
Obelisco visto à partir das proximidades da Plaza de Mayo.
  • Av. Corrientes

A Av. Corrientes é uma das avenidas mais destacadas da capital argentina e também não pode ficar fora de seu roteiro de forma alguma.

A Corrientes é conhecida por ser uma das ruas mais interessantes da cidade e leva vários apelidos, como a Rua dos Teatros, a Rua das Pizzarias, ou ainda a Rua das Livrarias, não precisa nem dizer porque né?

Sobre as livrarias, diz a lenda que só na Av. Corrientes existem mais livrarias do que em todo Peru, ou Chile… Em um único trecho de um quilometro existem mais de 30 livrarias.

A Corrientes é uma das avenidas mais movimentadas de Buenos Aires e pode ser visitada durante o dia e durante à noite, aliás, vale a pena visitá-la nos 2 períodos pra sentir a pulsação porteña em 2 pontos de vistas.

  • Cemitério da Recoleta

Tá aí um passeio que muita gente torce o nariz quando escuta a indicação pela primeira vez. Visitar um cemitério não parece ser a coisa mais empolgante né? Errado!

Pra se ter uma ideia, depois que visitei o Cemitério da Recoleta em Buenos Aires, nunca mais vi um cemitério com os mesmos olhos e agora, cada vez que passo próximo a um, fico observando a arquitetura e as esculturas do local.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Cemitério da Recoleta.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Cemitério da Recoleta.

No Cemitério da Recoleta além de dezenas de obras de artes decorando os túmulos o visitante poderá visitar mausoléus de personagens importantes na história da Argentina.

Destacam-se os túmulos de Eva Perón (Evita), Domingo Sarmiento (escritor e ex-presidente da Argentina), Remedio de San Martins (Esposa do General San Martin) entre outros personagens importantes.

Túmulo de Eva Peron.
Túmulo de Eva Peron.

O Cemitério esbanja luxo e é ocupado em sua grande maioria por famílias aristocráticas do país. Dizem que o metro quadrado mais caro de Buenos Aires está localizado justamente no interior do Cemitério da Recoleta. Será?

  • Floralis Genérica

A famosa flor metálica, que é um dos cartões postais mais conhecidos de Buenos Aires, não poderia ficar de fora desta listagem. A flor foi feita e doada à cidade de Buenos Aires pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Floralis Generica.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Floralis Generica.

Sua estrutura feita em aço inoxidável tem pouco mais de 20 metros de altura e pesa 18 toneladas.

A Flor tem como destaque um sistema elétrico que abre e fecha suas pétalas metálicas dependendo o horário do dia. Quando está fechada, durante a noite, uma luz vermelha irradia de seu interior.

A escultura Floralis Genérica está localizada na Plaza de las Naciones Unidas,  praticamente em frente ao Museo nacional de Bellas Artes

  • Calle Florida

A queridinha dos consumistas de plantão. A Calle Florida (se diz: Florída e não Flórida) é a rua onde os turistas vão pra comprar coisas!

Ao longo de cerca de 1 km, centenas de lojas dão opções das mais variadas a quem gosta de fazer compras. Além de muitas lojas na Calle Florida, o visitante que for até esta rua irá encontrar casas de câmbios, cafés, restaurantes, muitos vendedores ambulantes, artistas de rua e muito mais…

  • Puerto Madeiro

Puerto Madeiro é um dos bairros mais nobres de Buenos Aires e surgiu após a revitalização de um antigo porto, que funcionou no local no século XIX e foi abandonado depois que ficou obsoleto.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Puerto Madero.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Puerto Madero.

A região é um exemplo mundial de revitalização de uma área e ganhou centenas de construções modernas. As construções novas foram somadas às antigas construções portuárias que foram preservadas e restauradas com o objetivo manter a essência e originalidade do local.

O que já foi um lugar abandonado, violento e precário, se transformou radicalmente. Atualmente é um bairro sofisticado, moderno e elegante e disponibiliza uma grande variedade de atrativos aos turistas que visitam a região.

Um detalhe importante é que todas as ruas de Puerto Madeiro são nomeadas com nomes de mulheres, assim como a ponte principal que dá acesso ao bairro, que se chama Puente de la Mujer.

  • Bosques de Palermo

Como moradores de Curitiba, não poderíamos deixar de falar dos parques de Buenos Aires, afinal de contas, no que se refere a parques, modéstia à parte, nós curitibanos entendemos bem (Conheça os 10 principais parque de Curitiba).

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Bosques de Palermo.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Bosques de Palermo.

A cidade de Buenos Aires, assim como Curitiba, é muito privilegiada no que se refere a áreas verdes. Parques e bosques estão espalhados por várias partes e os Bosques de Palermo formam a maior área verde da cidade.

Jardim Japones.
Jardim Japones.

É a região preferida dos moradores locais, sendo a área de lazer mais popular da cidade. Digamos que é o “Parque Barigui” dos porteños (já que citamos Curitiba no início deste tópico).

Oficialmente chamado Parque 3 de Febrero, os Bosques de Palermo englobam vários parques onde podemos destacar o Jardim Botânico, o Jardim Japonês, o Planetário Galileu Galilei e o Jardim das Rosas (Rosedal).

Jardin Japones.
Jardin Japones.

Pra percorrer tudo tranquilamente dá pra gastar um dia todo. Nesta região também está o Museu da Evita que é um lugar legal pra quem gosta de história.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos antecipados, passeios e descubra as melhores experiências em Buenos Aires. 

  • Bônus: Feira de San Telmo

A Feira de San telmo poderia facilmente figurar nossa lista com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires, porém a feira só acontece nos domingos, então pode ser que sua viagem não inclua o domingo. Sendo assim, fica aqui um bônus pra quem estiver visitando Buenos Aires em um domingo.

A feira de San Telmo é a principal feira da cidade e acontece desde 1970 na Plaza Dorrego. Com o passar dos anos a feira foi se expandindo e hoje abrange diversos quarteirões pela Calle Defensa.

10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires: Feira de San Telmo.
10 Lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires – Bônus: Feira de San Telmo.

Uma curiosidade é que a Feira de San Telmo oficialmente só se situa na Plaza Dorrego, onde estão à venda objetos antigos com mais de 70 anos de uso (fiscalizados pelo Museu da Cidade).

A feira que se estende pelas outras ruas, vende de tudo e não só objetos antigos, logicamente não é fiscalizada pelo Museu.

Onde se hospedar em Buenos Aires:

Deixamos abaixo uma lista com as melhores opções de hospedagem em Buenos Aires:

Booking.com

Gostou dos 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires?

É isso aí galera, esperamos que tenham gostado desta seleção com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.

E você que já conhece Buenos Aires, curtiu a lista? Tira ou acrescenta alguma coisa? Se tiver alguma sugestão, dica, ou critica, deixe nos comentários.

Por favor nos ajude a divulgar este post compartilhando em suas redes sociais! Por fim, também não esqueça de nos seguir nas redes sociais.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Buenos Aires através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog!  Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.

CARRO: Quer alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A ARGENTINA:

+ Parque Nacional Iguazú, o lado argentino das Cataratas do Iguaçu.
+ O que fazer em Puerto Iguazú, a cidade do lado argentino das Cataratas.
+ Conheça a Missão Jesuíta San Ignácio Mini, na Argentina.

Artigo anteriorRoteiro de 15 dias pela Bolívia e norte da Argentina.
Próximo artigoLinha Turismo de Curitiba – Conhecendo Curitiba em um ônibus turístico!
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

12 COMENTÁRIOS

  1. Que máximo esse post!!! Ajudou muito! Eu ainda não conheço Buenos Aires e tenho bastante vontade de conhecer. O Caminito é o lugar que mais quero ir!! Vou usar essas dicas pra organizar o meu roteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here