10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana.

Publicidade:

Este talvez seja o post mais difícil dos últimos tempos, afinal de contas listar apenas 10 atrativos imperdíveis em Havana é uma tarefa bastante complicada. Bom, vamos tentar! Confira neste post os 10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana, em nossa opinião! 

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana

Havana é a capital cubana e sem dúvida alguma a cidade mais emblemática de Cuba. É um verdadeiro museu a céu aberto, assim como toda Cuba, é verdade.

Mas Havana é Havana, não é mesmo. Só quem a conhece pode dizer… É uma cidade inigualável! 

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana

A cidade desperta amores e ódios, principalmente por quem não a conhece. Já entre aqueles que a conhecem, a diferença diminui e embora existam os que a odeiam depois de conhecê-la, a maioria dos que já visitaram a cidade ficam do lado do amor. 

Que fique bem claro, não estamos falando de política e sim de turismo, ok? Pois bem, falando em turismo, fizemos esta lista com os 10 lugares que achamos imperdíveis em Havana!

Se você nunca foi pra lá, quando for, não deixe de visitar! Já pra você que já foi, nos conte se concorda com nossa relação:

  • Plaza de la Revolución

Um dos cartões postais mais famosos de Cuba (se não o mais famoso) está na figura de Che Guevara estampada na fachada de um prédio. Pois bem, esta imagem icônica fica na Plaza de la Revolución.

Publicidade.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Plaza de la Revolución.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Plaza de la Revolución.

Com 72 mil metros quadrados, a praça é uma das maiores do mundo e uma das mais importantes de Cuba. Foi palco de inúmeros acontecimentos cubanos, tanto políticos como culturais. 

Ali, além da imagem de Che Guevara, também está a imagem de Camilo Cienfuegos, inaugurada em 2009 no prédio ao lado. Muita gente pensa que é o Fidel, mas fique sabendo que Fidel nunca desejou que sua imagem fosse usada em estátuas, bustos etc. 

Plaza de la Revolución de Havana.
A imensa Plaza de la Revolución de Havana.

Além das imagens dos 2 guerrilheiros da Revolução Cubana, destaca-se na praça o imenso Monumento a José Marti, com mais de 110 metros de altura. É a edificação mais alta de Cuba.

Monumento a Jose Marti, a maior edificação de Cuba.
Monumento a Jose Marti, a maior edificação de Cuba.
  • El Malecón Habanero 

O famoso Malecón de Havana tem início no bairro de Habana Vieja, terminando no bairro Vedado. Ao longo de 8 km, possui pontos de interesses diferentes, como monumentos, praças e muitos músicos, poetas, artistas e jineteros(as) a espera de turistas. 

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Malecón habanero.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Malecón habanero.

Construído para conter as ondas nos períodos mais críticos, quando furacões são frequentes, o Malecón Habanero é um dos maiores ícones de Havana.  

Em dias de mar agitado não fique muito próximo pra não se molhar.
Em dias de mar agitado não fique muito próximo pra não se molhar.

Não deixe de dar um pulo na Plaza de la Dignidad, que fica em frente a atual Embaixada dos EUA. Se as bandeiras cubanas estiverem hasteadas, o lugar fica muito lindo!  Infelizmente em nenhuma das vezes que passamos por lá as bandeiras estavam hasteadas.

Plaza de la Dignidad.
Plaza de la Dignidad.

Quando viajei pra Cuba pela primeira vez fiz questão de pegar uma casa que ficasse bem ao lado do Malecón, somente a uma quadra. Fiquei em Centro Habana e a escolha me fez caminhar um pouco, já que a maioria dos atrativos da cidade ficam em Habana Vieja, que ficava a cerca de 15 minutos de onde me hospedei.

Experiência autêntica

Se caminhei mais, por outro lado tive a oportunidade de sentir uma das mais autênticas experiências de Cuba, curtir o Malecón habanero! 

Não, não estou falando dos caras que ficam espalhados pelo Malecón durante o dia tocando instrumentos musicais, desenhando, recitando poesias etc… a maioria destes são “caça turistas” e estão ali em busca do rico dinheirinho dos turistas capitalistas. Me refiro à noite do Malecón, onde centenas de jovens se reúnem para tomar run, conversar, namorar e claro tocar música, aí sim, sem ser necessário dar 1 CUC para a música sonar. 

Claro, isso depende da altura do Malecón. Ali próximo à casa que fiquei, na rua San Nicolás, tive uma baita experiência, curti a noite com cubanos e só cubanos…

Fim de tarde no Malecón de Havana.
Fim de tarde no Malecón de Havana.

Outro ponto interessante fica próximo ao Castillo San Salvador de la Punta. na verdade é o ponto mais movimentado do Malecón, até por isso está cheio de caça turistas e jineteros. Desebolse 1 CUC e tire algumas fotos, faça vídeos e escute “Guantanamera” à vontade. 

Músicos atrás de dinheiro, turistas atrás de música e cubanos curtindo o Malecón... e um pescador.
Músicos atrás de dinheiro, turistas atrás de música e cubanos curtindo o Malecón… e um pescador. 
  • Calle Obispo

A Calle Obispo é uma das ruas mais movimentadas de toda Havana. É uma espécie de artéria do centro histórico da cidade e seguramente é um local onde é possível ver uma grande interação entre os turistas e os cubanos.

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Calle Obistpo.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Calle Obistpo.

A Calle Obispo surgiu no ano 1519, poucos anos após a fundação da cidade. Era uma das ruas com portões de acesso a cidade, nos tempos em que a cidade era cercada por muralhas. Já mudou de nome várias vezes e passou a se chamar Obispo em definitivo apenas em 1936.

A rua, que na verdade é um calçadão fechado para automóveis, é repleta de lojas de souvenirs, restaurantes, hotéis, lanchonetes e artistas de rua. 

Turista, cubanos e o artista de rua.
Turista, cubanos e o artista de rua na Calle Obispo.

A Calle Obispo praticamente atravessa o centro histórico e reúne dezenas de atrativos interessantes ao longo de seu percurso. Entre os atrativos podemos destacar o Bar la Floridita, a Casa del Ron y del Tabaco, as livrarias Moderna Poesia e Fayad Jamis, o Telepunto da Ectesa (onde dá pra comprar cartão de internet), além de outras construções históricas. 

  • Parque Histórico Militar Morro-Cabaña

Do outro lado do canal de entrada de Havana estão duas super fortalezas que fazem parte do Parque Histórico Militar Morro-Cabaña e sem dúvida são atrações imperdíveis na capital cubana.

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Parque Histórico Militar Morro-Cabaña.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Parque Histórico Militar Morro-Cabaña.

Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro

A primeira é o Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro. Esta fortaleza foi construída entre os anos de 1589 e 1630 e defendeu bravamente a cidade de Havana até o ano de 1762, quando 14 mil soldados ingleses conseguiram ingressá-la depois de semanas de resistência.

Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro.
Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro.

Após a invasão, o rei da Espanha ordenou a construção da segunda fortaleza, a imensa Fortaleza San Carlos de la Cabaña.

Interior da Fortaleza San Carlos de la Cabaña.
Interior da Fortaleza San Carlos de la Cabaña.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña

A Fortaleza San Carlos de la Cabaña, foi construída a partir do ano seguinte à invasão, em 1963. Ficou pronta mais de 10 anos depois, em 1774.

É nada mais nada menos que a maior fortaleza construída pelos espanhóis nas Américas e nem precisou ser usada, já que após a sua construção ninguém nunca mais ousou invadir Havana (pelo menos no período colonial)…

Ambas são belas e repletas de história e também têm em comum a incrível vista da cidade de Havana, uma das mais belas!

Não deixe de subir no farol do Castillo del Morro, a visão é fantástica! Se tiver disponibilidade confira o pôr do sol à partir da Fortaleza del Morro. 

Vista a partir do Farol do Castillo del Morro.
Vista a partir do Farol do Castillo del Morro.

Na fortaleza de la Cabaña acontece a tradicional cerimônia do Canonazo de las nueve, não deixe de ver. 

Aproveite o dia da visita às fortalezas e dê um pulo no Cristo de Havana e na Casa do Che Guevara, que ficam ao lado da Fortaleza de la Cabaña. 

>>> Confira os posts completos sobre o Castillo del Morro e sobre a Fortaleza de la Cabaña

  • Playas del Este

Também do outro lado do canal de entrada, depois de aproximadamente 12 km, temos o início de uma sequência de praias lindas, daquelas que você olha e diz: uau!!!

São as chamadas Playas del Este, uma excelente opção para quem vai à Cuba priorizar Havana, sem ir até as praias mais tops da Ilha. 

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana -Playas del Este.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Playas del Este.

Algumas são mais bem infraestruturadas e possuem hotéis que dão suporte aos turistas, já outras são mais roots e quase não possuem infraestrutura alguma. 

As praias possuem águas tipicamente caribenhas e são divididas entre turistas e cubanos. Algumas têm mais cubanos e outras mais turistas. 

Playas del Este - só cubanos na foto.
Playas del Este – só cubanos na foto.

São 6 praias (Bacuranao, Tarará, Mégano, Santa María del Mar (a melhor e mais concorrida), Boca Ciega e Guanabo) que se estendem por cerca de 15 km. 

>>> Confira o post completo sobre as Playas del Este de Havana.

  • Capitólio de Havana

Inspirado no Capitólio dos EUA, o Capitólio de Havana foi construído em 1929 e foi sede do governo de Cuba até a Revolução Cubana, quando passou a ser utilizados com outras funções entre elas a sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e da Academia das Ciências de Cuba.

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Capitólio Nacional.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Capitólio Nacional.

Nas duas vezes em que estivemos em Cuba o edifício estava sendo restaurado, mas desde o início de 2018 foi aberto ao público para visitação

É um dos prédios mais bonitos de Cuba e com certeza merece muitas fotos! Em frente ao Capitólio é possível contratar passeios por Havana nos impecáveis carrões dos anos 60! 

  • Museu de la Revolución

O belíssimo prédio que serviu como residência oficial dos presidentes cubanos até a Revolução Cubana, tornou-se o museu mais famoso de Cuba e conta justamente a história da Revolução Cubana, o movimento que fez com que o prédio deixasse de ser a casa do presidente.

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Museo de la Revolución.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Museo de la Revolución.

O prédio foi construído entre os anos de 1913 e 1920 e esbanja luxo. Em seu interior, além do luxo e da história da Revolução Cubana, o museu nos mostra um pouco da história de Cuba. 

Museu de la Revolución - Havana.
Museu de la Revolución – Havana.

É um museu interessantíssimo pra conhecer a história de Cuba contada na versão dos cubanos, afinal de contas, a versão dos EUA todo mundo conhece, já que é difundida em todos os meios de comunicação do mundo há décadas.  

>>> Confira o post completo sobre o Museo de la Revolución de Havana

  • Paseo del Prado 

Construído em 1772, quando ainda existia muralha em Havana, o Paseo del Prado já foi chamado de vários nomes, como Nuevo Prado, Alameda de Extramuros, Paseo de Isabel II e Paseo del Prado.

Com a independência de Cuba, tornou-se o Paseo de Martí, embora todo mundo ainda o conheça como Paseo del Prado.

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Paseo del Prado.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Paseo del Prado.

Atualmente é uma das alamedas mais charmosas de Cuba e seguramente é um dos lugares imperdíveis de Havana.

Crianças fazendo educação física em pleno Paseo del Prado.
Crianças fazendo educação física em pleno Paseo del Prado.

Caminhar desde o Parque de la Fraternidad até o Malecón é um passeio agradável e repleto de atrativos. Pelo caminho podemos destacar o Capitólio, o Gran Teatro de la Habana, os Hotéis Inglaterra, Telégrafo e Iberostar, os leões del prado, as feiras de artes, as crianças tendo aula de educação física ao ar livre e o Castillo de san Salvador de la Punta…

Artistas no Paseo del Prado.
Artistas no Paseo del Prado.

Sente-se em um dos bancos espalhados pelo “El Prado” e observe o cotidiano habanero!!! Este é o lugar ideal! 

  • La Bodeguita del Médio

La Bodeguita del Médio é um dos bares mais famosos do mundo, sem dúvida alguma! É ponto turístico de Havana em qualquer guia, blog, ou seja lá o que for. Indiscutivelmente não pode deixar de ser visitado em uma passagem pela capital cubana. 

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - La Bodeguita del Medio.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – La Bodeguita del Medio.

O bar fica em Centro Habana e já foi frequentado por inúmeras personalidades, das quais podemos destacar Pablo Neruda, Hernest Hemingway, Salvador Allende entre outros. 

Hoje é point de turistas e sempre está cheio. Tem este nome porque fica no meio da quadra, ao contrário dos demais bares e bodegas de antigamente que ficavam na esquina. La Bodeguita del Médio é conhecida por ter o melhor Mojito de Cuba (e consequentemente o melhor Mojito do mundo). Então, não deixe de ir até lá pra provar. 

  • Plaza de la Catedral

A Plaza de la Catedral fica pertinho do bar La Bodeguita del Médio, em pleno coração de Havana. 

10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana - Plaza de la Catedral.
10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana – Plaza de la Catedral.

É uma das praças mais belas de havana e pra falar a verdade ficamos em dúvida em relação a sua inclusão neste post. 

Entre a Plaza de la Catedral, a Plaza de Armas e a Plaza Vieja, optamos por incluir a Plaza de la Catedral, apesar de que todas estão niveladas em termos de importância e beleza! A bela Catedral de Havana pesou na escolha e decidiu o placar! 

A praça é repleta de bares e restaurantes para turistas e ao redor dela estão vários paladares com preços menores que os dos restaurantes.

Fica em pleno bairro Habana Vieja, que está repleto de atrativos. O lugar ideal pra caminhar pra todo lado e observar a beleza de Havana, que neste bairro tem bastante edifícios restaurados (assim como muitos outros ainda não restaurados). 

É isso amigos! Esperamos que tenham gostado desta nossa relação com 10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana, em nossa opinião! 


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Cuba através do Booking.com.  Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO ALUGADO: Alugue um carro para explorar Cuba! Consiga o melhor  preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre 10 lugares imperdíveis para conhecer em Havana?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre Havana deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CUBA

+ Conheça Santiago de Cuba, berço da Revolução Cubana.
+ O que fazer em Santa Clara, a cidade cubana que respira Che Guevara. 
+ Trinidad, a cidade que realmente parou no tempo. 
+ Cienfuegos, a cidade mais francesa de Cuba. 
+ Passamos um dia na cidade de Holguin. 

Artigo anteriorPasseio de trem de Morretes a Curitiba. Saiba como é o “Trem do pôr do sol”.
Próximo artigoComo foi alugar um carro no Chile. Fomos a Viña del Mar, Valparaíso e Embalse el Yeso.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here