Está pensando em visitar Curitiba!? Então você não pode deixar de conhecer um bar que já é um verdadeiro ponto turístico da cidade! No post de hoje te convidamos a conhecer o Bar do Alemão, um dos bares mais tradicionais de Curitiba, confira:
Bar do Alemão – “Schwarzwald”
Localizado em pleno coração do Centro Histórico de Curitiba, o Bar do Alemão é um dos bares mais famosos da cidade. Ao longo dos anos se tornou um verdadeiro ponto turístico, sendo considerado por muitos como um destino imperdível pra quem visita a capital paranaense.

Inaugurado em 1979, é um dos bares mais antigos da cidade e certamente é o bar mais turístico.
Sua história começou nos fundos de uma antiga loja de materiais de pintura e seu criador foi Rene Strobel, o filho do proprietário da antiga loja.
Schwarzwald – Floresta Negra
O bar serve comida alemã e proporciona uma verdadeira imersão na cultura germânica, em especial à cultura da região da Floresta Negra, aliás, “Schwarzwald”, que é o nome oficial do bar, significa justamente Floresta Negra em alemão…

As comidas servidas no cardápio até os dias de hoje, em sua grande maioria foram criadas por Dona Rust, a esposa de um diplomata alemão da época que foi convidada por Strobel para tocar a cozinha do bar recém inaugurado.
Aliás, o nome “Schwarzwald” também é uma referência à senhora Rust, que quando morava na Alemanha tinha como vista de sua janela a Floresta Negra, região montanhosa do sudoeste da Alemanha.
O bar inclusive era chamado de “floresta” em seus primeiros anos, mas logo ganhou o apelido que a maioria das pessoas conhecem atualmente: Bar do Alemão.
Anos mais tarde Andersen Prado se tornou sócio de Rene Strobel e em 1999 Strobel vendeu sua parte da sociedade à Prado.
A história do bar é cheia de detalhes interessantes e você poderá saber mais e também conhecer algumas curiosidades sobre o local conversando com o gerente da casa, o solícito Jorge Tonatto, que recebe os clientes há duas décadas.
Visitar a cidade e não tomar um submarino no Bar do Alemão para “roubar honestamente” o canequinho do chope é inadmissível!
Confira o vídeo que fizemos no Bar do Alemão:
Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
Bar do Alemão – Comida alemã, submarino e carne de onça
Tudo bem, a história do Bar do Alemão é super interessante, mas vamos ao que realmente interessa! Ninguém vai ao bar pra saber a história, mas sim pra comer e beber, é claro!

O Bar do Alemão tem um monte de coisas gostosas e entre várias opções de bebidas, tem o lendário Submarino, uma invenção do bar que ficou muito famosa e surgiu por acaso.
Submarino
O Submarino é a bebida mais famosa da casa e sem dúvida é um verdadeiro clássico da cidade! Aliás, não só da cidade porque já fomos pra outros estados e encontramos o Submarino em bares do estilo alemão…

Tudo começou com um grupo de amigos que frequentavam o bar no inverno curitibano de 1982. Para se esquentar eles pediam uma dose de destilado antes de começarem a beber chope. Por acidente um garçom derrubou um copinho de Steinhaeger dentro do chope de um dos amigos.
O Garçom se propôs a trocar a bebida mas o cliente não deixou. Como o garçom ficou chateado com o acontecimento, todos os demais clientes da mesa jogaram um copinho dentro de seus chopes para provar que estava tudo bem.
A combinação foi aprovada pelos amigos que passaram a pedir o chope com a bebida destilada. Nascia então o lendário submarino do Bar do Alemão.
Tempos depois o pessoal do bar percebeu que os copinhos estavam sendo roubados: eis que surgiu a brilhante ideia de “presentear” os clientes com o canequinho!
Desde então o canequinho com a escrita “Este caneco foi honestamente roubado no Bar do Alemão” é servido no submarino e “roubado honestamente” pelos clientes que tomam o famoso drink.
Aqui em casa mesmo há dezenas deles, isso sem falar nos que se quebraram no transporte até a casa, aliás fica a dica para o bar, uma sacolinha pra ajudar os bebuns de plantão a não perderem, ou quebrarem seus souvenires. 😉
Logicamente, além do famoso submarino, o bar tem outras bebidas incluindo chopes e cervejas especiais.

Comidas
Dentre os pratos disponíveis no cardápio do Bar do Alemão, destacam-se os pratos típicos da culinária alemã, em especial da região da Floresta Negra.
Há muitas opções no cardápio, mas o nosso prato preferido e um dos mais famosos da casa é o Eisbein, o joelho de porco, que no Bar do Alemão é cozido, como na região da Floresta Negra.

O prato vem acompanhado de uma salsicha alemã (bockwurst), chucrute e salada. É divino e nós amamos!!!
Além do Eisbein, é possível comer muitas coisas gostosas da culinária alemã, como o Marreco Recheado, as salsichas alemãs (bockwurst e bratwurst), Bisteca de Porco (kasseler) e até javali. Além disso há também petiscos tradicionais de botecos, como porções de batata, mandioca, isca de peixe etc…

Claro, não podemos deixar de sugerir também a carne de onça do Bar do Alemão, considerada como uma das melhores da cidade. Há porção individual e porção para petiscar!

Ah, você não sabe o que é carne de onça? Pois bem, a carne de onça é uma iguaria típica da cidade, inclusive é Patrimônio Cultural e Imaterial de Curitiba. Mas calma, a carne de onça não tem nada a ver com o animal silvestre, é uma carne é bovina servida crua, bem moída, em conjunto com uma série de temperos que a deixam deliciosa! Não deixe de provar!!!
A última dica gastronômica é o aperitivo alemão. Este prato disponibiliza carne de onça e as salsichas alemãs, além de fritas e broas com linguiça Blumenau. Uma excelente pedida.

Dependências
Além de comer e beber bem, não deixe de dar uma volta pelo bar e observar alguns pontos interessantes do bar.
Apesar de parecer pequeno quando se olha de fora, o Bar do Alemão é bem grande e tem capacidade para 800 pessoas.

Comece visitando o salão inferior, confira o espaço onde funcionava uma antiga casa de ferragens, a “Casa Vermelha”.

Repare a mobília preservada dos tempos da antiga loja no lado esquerdo e o Fã Clube oficial do Bayern de Munique no lado direito. Entre eles está a coleção de canequinhos do Submarino, são centenas de ilustrações.

Por ali ainda está o “Guarda Canecos”, um espaço dedicado aos frequentadores mais assíduos que possuem seus próprios canecos de chope.
Do lado de fora do bar, ao lado direito do Fã Clube do Bayern, há ainda um Biergarten com ilustrações de postais da Alemanha nas paredes.
Há ainda uma loja vendendo inúmeras lembranças do Bar do Alemão, além de objetos de Curitiba e até da Alemanha.
Nós já sugerimos o Bar do Alemão como um dos lugares para dias de chuva em Curitiba, mas certamente o local merece ser visitado em qualquer dia, não é mesmo? Como já mencionamos, o bar é sem dúvida um ponto turístico gastronômico imperdível na cidade!
No nosso caso o Bar do Alemão é muito especial: foi o primeiro lugar em que saímos juntos, há mais de 9 anos, enfim, onde tudo começou! 😉
SERVIÇO:
Schwarzwald – Bar do Alemão – Curitiba
Endereço: R. Dr. Claudino dos Santos, 63 – São Francisco, Curitiba
Horário: Diariamente das 11h às 23h.
Informações: Site oficial.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para explorar Curitiba! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CURITIBA:
+ Caminho do Vinho – Turismo Rural, Cafés Coloniais, Restaurantes e muito mais.
+ Pastelaria Juvevê e um dos maiores pasteis de Curitiba.
+ 10 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.