Colônia Marcelino e sua bela igreja ucraniana na zona rural de São José dos Pinhais.

Publicidade:

No post de hoje te levamos pra conhecer mais uma colônia na zona rural de São José dos Pinhais. Conheça agora a Colônia Marcelino e sua bela igreja ucraniana. Confira: 

Colônia Marcelino - Paraná
Colônia Marcelino – Paraná

Colônia Marcelino – São José dos Pinhais

A Colônia Marcelino é uma colônia de ucranianos e poloneses localizada no interior do município de São José dos Pinhais, a pouco mais de 50 km de Curitiba.

Colônia Marcelino - São José dos Pinhais
Colônia Marcelino – São José dos Pinhais

Está inserida na zona rural de São José e tem como principal atividade econômica a agricultura, com destaque para o cultivo de Camomila, cuja produção é uma das maiores do Brasil.

A Colônia faz parte da Rota das Colônias de São José dos Pinhais e é um destino bastante interessante para um passeio diferenciado: sem aglomerações e com belas paisagens naturais. O local é ideal para pedalar e também para turismo contemplativo em carros.

Nós já havíamos visitado a Colônia Murici e o Caminho do Vinho, que são colônias mais turísticas de São José dos Pinhais, agora fomos visitar mais esta colônia.

Assista o vídeo que fizemos na Colônia Marcelino, aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.

O que ver na Colônia Marcelino

A visita à Colônia Marcelino é bastante contemplativa. É ideal pra fugir do agito percorrendo estradas rurais com uma atmosfera bucólica e muitas paisagens bonitas.

Publicidade.
Zona Rural de São José dos Pinhais
Zona Rural de São José dos Pinhais

Não há muitos restaurantes e cafés coloniais, como é possível encontrar na Colônia Murici e no Caminho do Vinho, ainda assim é possível encontrar pequenas lanchonetes/bares e mercearias onde se pode comer um Pierogi.

Embora a Colônia Murici não possua muitos atrativos, a visita é recompensada pelo cenário bonito, pela tranquilidade e principalmente pela bela igreja ucraniana em seu centrinho.

Confira os principais atrativos da Colônia Marcelino: 

  • Igreja da Santíssima Trindade

Sem dúvida alguma o principal atrativo e talvez o principal motivo pra visitar a região é a belíssima Igreja da Santíssima Trindade. 

Igreja da Santíssima Trindade
Igreja da Santíssima Trindade

Esta igreja é uma das maiores igrejas ucranianas do Brasil, com 32 metros de altura (35 metros com a cruz) e capacidade para cerca de 500 pessoas.

Seu projeto é inspirado em igrejas da Ucrânia e o desenvolvimento de alguns itens foram executados por imigrantes ucranianos residentes no Paraná.

Igreja da Santíssima Trindade
Igreja da Santíssima Trindade

As cúpulas foram feitos por artesãos de Prudentópolis e os entalhes da porta principal e altar foram feitos por imigrantes de União da Vitória. As pinturas e ícones no interior foram feitas por uma feira que estudou na Ucrânia.

As missas são celebradas em ucraniano e apenas uma vez por mês é celebrada em português.

Igreja da Santíssima Trindade
Igreja da Santíssima Trindade

A igreja começou a ser construída em 2008 e foi concluída em 2017. A verba para construção foi arrecadada através de doações da comunidade e de festas.

É uma igreja realmente muito bonita e certamente é o ponto alto do passeio na colônia. Vale a pena conhecê-la.

  • Igreja da Santíssima Trindade (antiga)

Ao lado da bela e imponente igreja nova está a antiga igreja, utilizada pela comunidade ucraniana da colônia antes da construção da nova igreja.

Igreja antiga ao lado da igreja nova.
Igreja antiga ao lado da igreja nova.

Foi a segunda igreja construída na colônia, sendo concluída em 1931. Antes dela existia uma igreja de madeira.

Assim como a igreja nova, esta igreja também tem estilo típico ucraniano.

Junto às duas igrejas está o Educandário Sagrado Coração de Maria.

  • Igreja São Pedro

Assim como os ucranianos, imigrantes poloneses também deixaram suas colônias originais em Curitiba e mudaram-se para a Colônia Marcelino.

Capela São Pedro - Igreja polonesa
Capela São Pedro – Igreja Polonesa

Segundo relatos, inicialmente os imigrantes não se misturavam e cada um dos grupos ficavam em seu canto.

A Igreja de São Pedro, ou Capela São Pedro, fica no alto de uma pequena colina, praticamente de frente com a colina da igreja dos ucranianos.

É uma igreja mais simples, com estilo polonês. Foi construída inicialmente em madeira no ano de 1904 tendo como padroeiro São Pedro e São Paulo.

A igreja de alvenaria começou a ser construída no final da década de 1920, sendo ampliada em 1950.

  • Chácara Ienkot

Localizada entre as igrejas ucranianas e a igreja polonesa, a Chácara Ienkot é um espaço para eventos, festas e ensaios fotográficos.

Chácara Lenkot - São José dos Pinhais - Colônia Marcelino
Chácara Ienkot (lado direito)

O local possui belos cenários e é muito utilizado para ensaios fotográficos e casamentos. Em seu Instagram é possível algumas das belas fotografias.

  • Campos de Camomila

Pelos caminhos rurais há dezenas de campos com plantações diversas, entre elas a Camomila.

Zona Rural
Plantações

Passear pela região rende boas fotos no período que as plantas estão floridas. Sem falar o cheirinho agradável que te acompanha durante o passeio.

  • Festa do Trigo

A tradicional festa acontece anualmente no mês de janeiro e é sempre recheada de atrações.

Nesta festa destaca-se a cultura ucraniana, com comidas, apresentações e danças típicas. Além disso, a festa também disponibiliza atrativos tradicionais de festas do interior, como bingo, churrasco de igreja etc.

Nos últimos anos, devido a pandemia, a festa não aconteceu.

  • Caminhadas da natureza

Outro evento que acontece esporadicamente na colônia são as caminhadas da natureza, onde centenas de pessoas percorrem os cenários da localidade.

Colônia Marcelino – História

Sua história se originou no final do século XIX, quando imigrantes europeus (ucranianos e poloneses) que pertenciam à colônias estabelecidas em Curitiba buscavam terras melhores para plantio e melhores condições de vida.

Colônia Marcelino - São José dos Pinhais
Colônia Marcelino – São José dos Pinhais

Estes colonos deixaram as colônias em que viviam (Colônia Santos Andrade, Colônia Tomás Coelho – hoje Araucária – e Colônia Órleans) por não terem boas condições de plantio, ataques indígenas e até mesmo por epidemias de Tifo.

O nome Colônia Marcelino é uma referência ao antigo proprietário das terras, Marcelino José Nogueira, coronel da Guarda Nacional do Império.

Segundo diz a lenda, Marcelino conseguiu a maioria das terras da região através de pequenas dívidas dos moradores e pequenos agricultores que ali habitavam e que ao comprarem fiado na mercearia de Marcelino, em tempos difíceis, não conseguiam pagar suas dividas, assim Marcelino ficava com as terras para sanar as dividas. Muitas famílias perderam as terras por alguns quilos de grãos…

Colônia Marcelino - Turismo Rural
Colônia Marcelino – Turismo Rural

Mais tarde Marcelino vendeu parte de “suas” terras aos imigrantes ucranianos e poloneses, que se estabeleceram na região vivendo da agricultura.

Como chegar à Colônia Marcelino

A Colônia Marcelino fica a cerca de 30 km do centro de São José dos Pinhais. O acesso é feito através da BR-376. É preciso entrar na 1ª entrada para Volkswagen/Audi (entre o Km 622 e 623) – Campo Largo da Roseira.

O GPS leva até a Colônia Marcelino, mas a dica é salvar o mapa off-line antes de ir até a região.

A maioria das estradas são estradas rurais, sem pavimentação, mas em boas condições.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em São José dos Pinhais através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog. Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para explorar São José dos Pinhais e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre mais uma colônia em São José dos Pinhais?

Se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo o compartilhando em suas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida, critica, ou sugestão sobre a Colônia Marcelino e região, deixe nos comentários. Por fim, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e de se inscrever em nosso canal do Youtube.

Finalmente, se for viajar utilize nossos parceiros acima e ajude a manter nosso blog.


Leia mais dicas sobre o Paraná:

+ O que fazer em Antonina. 
+ Recanto dos Papagaios – Palmeira.

Artigo anteriorO que fazer em Pomerode! Conheça a cidade “mais alemã do Brasil”.
Próximo artigoO que fazer em Vladimir, na Rússia. Atrativos, como chegar e onde ficar.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here