Colônia Murici – Turismo Rural em uma Colônia Polonesa a 30km de Curitiba.

Publicidade:

No post de hoje te levamos pra conhecer a Colônia Murici, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Uma excelente opção para um passeio agradável em uma região repleta de belezas rurais. Confira:

Colônia Murici
Colônia Murici

Colônia Murici – São José dos Pinhais 

Localizada em São José do Pinhais, a apenas 30km de Curitiba, a Colônia Murici é uma colônia fundada por imigrantes poloneses que chegaram ao sul do Brasil no século XIX.

Colônia Murici - São José dos Pinhais
Colônia Murici – São José dos Pinhais

Fundada oficialmente em 1878, a Colônia Murici teve origem com a chegada de 20 famílias polonesas que chegaram a região em busca da promessa de uma nova vida.

As famílias foram assentadas nos arredores de Curitiba e receberam terras, onde se dedicavam à agricultura.

Com troncos de araucárias da floresta nativa, construíram suas casas com arquitetura típica do sul da Polônia, chamada  “Dom Weglow“, característica pelo uso de troncos inteiros, encaixes, nenhum uso de pregos e finalização com argamassa de argila.

Casa típica dos colonos poloneses.
Casa típica dos colonos poloneses.

Os obstáculos dos colonos não foram nada fácil nessa empreitada. Foi preciso derrubar as florestas nativas, preparar o solo, arranjar sementes, além da adaptação em uma terra nova, com um idioma diferente e tudo que envolve uma imigração, inclusive muito preconceito por parte dos locais.

Segundo relatos os colonos poloneses produziam principalmente erva mate, trigo, cevada, aveia, milho, feijão, batata, vinho, madeira e fumo. Tudo era levado em carroças para Curitiba em uma jornada que começava às 3h da manhã e se encerrava às 22h para que fosse possível a ida e volta em um mesmo dia.

Os produtos em sua grande maioria também mudaram e hoje a Colônia Murici é uma grande produtora de hortaliças, sendo responsável por cerca de 80% da produção de hortaliças da região metropolitana de Curitiba.

Publicidade.
Plantações na Colônia Murici.
Plantações na Colônia Murici.

Hoje o acesso é muito mais fácil e o deslocamento até Curitiba dura em torno de 40 minutos.

Confira o vídeo que fizemos em uma de nossas visitas à Colônia Murici:
Aproveite pra se inscrever em nosso canal

O que visitar na Colônia Murici

A Colônia Murici possui um circuito de turismo rural onde estão disponíveis varias atrações como restaurantes, cafés coloniais, museus, pesque-pagues e paisagens rurais.

Ao contrário do Caminho do Vinho, que fica bem do ladinho, na Colônia Murici os atrativos ficam mais espalhados. Além disso, não há tantas opções de entretenimento como no vizinho Caminho do Vinho, que possui dezenas e dezenas de opções. Ainda assim o passeio na Colônia Murici é super agradável e também vale a visita.

Principais atrativos turísticos

Listamos abaixo alguns dos principais atrativos da Colônia Murici, confira:

  • Rua Dr. Murici

A Rua Dr. Murici é a rua principal da colônia, onde estão alguns dos principais atrativos. Ao longo dela podemos encontrar várias lojas, restaurantes e alguns cafés coloniais.

Rua Dr. Murici
Rua Dr. Murici e Portal Polonês.

Também é possível observar algumas construções polonesas e empreendimentos típicos atuantes nas atividades diárias da colônia.

  • Portal Polonês

O Portal Polonês dá as boas vindas à Colônia Murici. Fica na Rua DR. Murici, bem na entrada na colônia, praticamente do ladinho da entrada que dá acesso ao famoso Caminho do Vinho, na Colônia Mergulhão.

Portal Polonês
Portal Polonês

Este portal bonito e imponente foi inaugurado no início de 2016 e contou com a presença de celebridades, inclusive do prefeito da cidade de Poznan, na Polônia.

O Portal tem 14 metros de altura e 17 metros de largura e é caracterizado com elementos da cultura polonesa como a águia branca com fundo vermelho, característica do brasão de guerra polonesa, o lambrequim de madeira (aqueles adornos bonitos junto ao telhado) bonitos  típico polonês e a cor amarela, que simboliza as comemorações e a alegria dos imigrantes poloneses com o fim da segunda guerra mundial.

O portal tem as inscrições “seja bem vindo” e “volte sempre” escritos em português e em polonês nos lados respectivos do portal.

Endereço: R. Dr. Murici, 1512.

  • Igreja Costeira

Logo após o Portal Polonês, nos deparamos com a Igreja da Costeira, ou Igreja da Costeirinha, como é chamada.

Logo ao lado da igreja há um pequeno mapa com o circuito de ciclo turismo Roça e Vinho, um dos circuitos da região. Este Circuito tem cerca de 64 km e engloba várias comunidades da região, entre elas a Colônia Murici e o Caminho do Vinho. Estas placas e também outras sinalizações, são encontrada em vários locais.

R. Dr. Murici, 1624 – 1720.

  • Igreja Sagrado Coração de Jesus

Seguindo a Rua Murici encontramos vários restaurantes e casas típicas e em alguns poucos quilômetros chegamos o centrinho da Colônia Murici. De imediato a primeira coisa que observamos é a Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Igreja Sagrado Coração de Jesus
Igreja Sagrado Coração de Jesus

Esta igreja de alvenaria foi construída no lugar de uma antiga capela, entre os anos de 1907 e 1911. Seu exterior possui características arquitetônicas típicas polonesas e seu interior destaca-se pelo estilo gótico italiano.

Esta igreja só está aberta nos horários em que ocorrem missas. Uma vez por mês, no quarto domingo de cada mês, uma missa é rezada no idioma polonês, às 10h.

Endereço: Rua João Lipinski 921 – Tel. (41) 3635-1144.

  • Casa da Cultura Polonesa

Ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus está a Casa da Cultura Polonesa Karol Dworaczek.

Casa da Cultura Polonesa - Colônia Murici 
Casa da Cultura Polonesa

Esta casa foi construída originalmente em 1905, ainda em madeira. Foi a escola da colônia, idealizada pelo Padre Karol Dworaczek, que foi o primeiro padre a morar na colônia. Em 1920 foi reformada e reconstruída em alvenaria. O polonês foi o idioma oficial ensinado na escola até o ano de 1936. Até então o português era considerado matéria complementar.

Atualmente o local abriga um acervo que conta com um museu onde é possível conhecer a vida e história dos imigrantes que formaram a Colônia Murici. Há vários objetos que mostram várias fases da vida dos imigrantes.

No segundo piso há 2 cômodos que mostram como eram as moradias típicas dos imigrantes.

A Casa da Cultura Polonesa funciona terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e no primeiro domingo do mês, das 12h30 às 16h30.

Pra quem gosta de visitar cemitérios, ao lado da Casa da Cultura há um cemitério. Depois que visitamos o Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, sempre damos uma passadinha nos cemitérios, quando dá.

Endereço: R. João Lipinski, 1001 – Tel. (41) 3635-1545.

  • Estradas Rurais

Uma das coisas que mais gostamos de fazer na Colônia Murici foi dar um rolê aleatório pelas suas estradas rurais.

Estrada Rural da Colônia Murici.
Estrada Rural da Colônia Murici.

São várias estradas onde é possível ver as belezas da zona rural de São José dos Pinhais, as plantações da colônia, as casinhas típicas etc.

É um caminho muito legal pra rodar de carro e também pra andar de bicicleta.

  • Kawiarnia Café Colonial

Dentre os restaurantes e cafés coloniais existentes na Colônia Murici, destaca-se o Café Kawiarnia.

Kawiarnia Café Colonial - Colônia Murici 
Kawiarnia Café Colonial

Este café fica localizado na zona rural, a 4,5 km do Portal Polonês e é um café colonial excelente! Eu, Itamar, já tinha tido a oportunidade de conhecê-lo há uns 10 anos e agora, recentemente, voltei com a Pati.

Café Kawiarnia - São José dos Pinhais.
Kawiarnia Café Colonial – São José dos Pinhais.

O Café tem tudo que um café colonial normal tem e destaca-se por algumas comidas típicas da Polônia, como sopas, doces e sobremesas.

Kawiarnia Café Colonial
Kawiarnia Café Colonial

Além das delicias do café, o Kawiarnia possui construções originais da época dos imigrantes poloneses.

Em uma das casas há um museu com inúmeros objetos antigos do cotidiano dos colonos e em outra casa há um armazém com produtos coloniais, como vinhos, cachaças, queijos, salames, pirogues, bolachas etc.

O local também possui um espaço agradável e bonito com adornos e decorações muito bonitas para tirar fotos, além de brinquedos para criançada.

Kawiarnia Café Colonial - Colônia Murici 
Kawiarnia Café Colonial

Em breve post completo sobre o Café Kawiarnia. Fique ligado.

  • Pierogarnia

Outro lugar interessante para comer na Colônia Murici é o Restaurante Pierogarnia.

Este restaurante é especializado em uma iguaria típica da Polônia, o Pierogi. Aliás, o restaurante é o primeiro restaurante polonês voltado exclusivamente aos pierogis no Brasil.

Café polonês - Pierogarnia Restaurante polonês
Piergogis do café polonês do Restaurante Pierogarnia.

Nos sábados é servido um café polaco, onde é possível provar vários tipos de doces poloneses e alguns pierogis.

Já nos domingos o Restaurante serve sua especialidade. São vários tipos de pierogis, entre eles pierogis doces.

Nós estivemos no café em um Sábado e provamos o café polaco, gostamos tanto que voltamos pra provar os pierogis que são servidos no almoço de Domingo. Sensacional!!!

Confira o vídeo que fizemos visitando o Restaurante Pierogarnia:

Outros atrativos da Colônia Murici e arredores

Além do Café Kawiarnia há outros cafés coloniais e restaurantes espalhados pela Colônia Murici, além disso também há lojas de artesanatos, 2 pesque-pagues, pousada e um parque aquático.

Principais atrativos da Colônia Murici.
Principais atrativos da Colônia Murici.

Nós ainda queremos voltar qualquer dia destes para almoçar em um dos restaurantes típicos poloneses e assim que voltarmos atualizamos aqui.

Há também a Colônia Malhada, onde há belos cenários rurais e é onde está a Vinícola Araucária, que é bem legal também e certamente é uma passeio bem agradável.

Vinícola Araucária
Vinícola Araucária

Caminho do Vinho

Além dos atrativos da própria Colônia Murici, não podemos deixar de mencionar o Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão, que é um dos atrativos mais famosos da região.

Acesso ao Caminho do Vinho
Acesso ao Caminho do Vinho (à esquerda) e Colônia Murici (à direita).

No Caminho do Vinho há várias opções de entretenimento como restaurantes, cafés coloniais, cervejarias e entre outras coisas vinícolas, claro.

Confira o vídeo que fizemos em uma visita ao Caminho do Vinho:

Enfim, além de dar um giro pela Colônia Murici, se desejar o visitante também poderá dar uma esticada até as colônias vizinhas.

Onde fica a Colônia Murici

A Colônia Murici fica no município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. São cerca de 30 km de distância entre a colônia e a capital paranaense.

O centro de São José dos Pinhais fica a cerca de 10 km da colônia, a mesma distância do Aeroporto Afonso Pena, conhecido como o aeroporto de Curitiba, mas que na verdade fica em São José dos Pinhais.

Hospedagem

Na Colônia Murici há uma pousada, a Pousada e Casa do Campo Estância Carmello. No local há piscina, pesque pague, passeios a cavalos etc.

Você pode fazer a reserva da Pousada Estancia Carmello aqui. A Pousada também possui serviço de Day-Use.

Para visitar a Colônia Murici você também pode se hospedar em São José dos Pinhais, ou em Curitiba.

Abaixo deixamos uma lista com as melhores opções de hospedagem em São José dos Pinhais e Curitiba:


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores segurado do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para explorar a Colônia Murici! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre a Colônia Murici?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. @Melevaviajar em todas as redes.

Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer na Colônia Murici deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ

+ 10 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
+ O que fazer em Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná. 
Cânion Guartelá, o sexto do mundo e mais extenso do Brasil.
O que fazer em Morretes – Uma das cidades mais encantadoras do litoral do Paraná.
+ O que fazer em Superagui, paraíso isolado no litoral do Paraná.

Artigo anteriorPachuca de Soto – Bate e volta a partir da Cidade do México.
Próximo artigo10 canais no Youtube para quem ama comer e viajar.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

2 COMENTÁRIOS

  1. Vocês fizeram só a colônia Murici, precisam fazer o caminho do vinho, lá é um restaurante atrás do outro. Tem um café colonial que é top, o melhor de todos. Pesque e pague, cavalgadas, pedalinhos, diversas atividades. Moro aqui, se precisar de dicas de lugar , só chamar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here