No post de hoje te mostramos a cidade de Humahuaca e as Serranías del Hornocal (Cerro de 14 Colores), atrativos imperdíveis no noroeste argentino e da Província de Jujuy. Confira:
Humahuaca – Argentina
Localizada a cerca de 160 km da fronteira da Argentina com a Bolívia, a cidade de Humahuaca é uma das principais cidadezinhas do noroeste argentino (NOA).

É uma das cidades que servem como base para exploração da bela região e destaca-se por abrigar um dos atrativos mais emblemáticos da região, o belíssimo Cerro de 14 Colores, nas Serranías del Hornocal.

A cidade está a mais de 3000 metros de altitude e destaca-se pela forte cultura andina que predomina na região. Até o século XIX foi uma das principais rotas comerciais do Alto Peru.

Humahuaca é uma das cidades que fazem parte da região chamada de Quebrada de Humahuaca, uma região formada por um grande vale com mais de 150 km de extensão, que engloba várias outras cidades, como por exemplo Tilcara, Purmamarca, Maimará, Uquia entre outras.

Declarada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO desde 2003, a Quebrada de Humahuaca é uma região pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. Uma pena, porque a região realmente merece mais atenção, é realmente muito bonita.
Como estávamos chegando da Bolívia, Humahuaca foi a primeira cidade do norte da Argentina que conhecemos. Gostamos bastante e certamente recomendamos uma visita.
Confira o vídeo que fizemos mostrando a cidade de Humahuaca, aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
O que fazer na cidade de Humahuaca
Selecionamos os principais atrativos turísticos da cidade de Humahuaca, confira:
Serranías del Hornocal – Cerro de 14 Colores
O belíssimo Cerro de 14 Colores – em português: Cerro de 14 cores – é sem dúvida alguma o principal atrativo da cidade de Humahuaca. É também um dos principais pontos de interesse da região e certamente é um dos atrativos imperdíveis em uma viagem ao norte da Argentina.

O Cerro de 14 Colores é uma montanha multicolorida que fica na cidade de Humahuaca, a cerca de 25 km do centro. Para chegar lá é preciso ter carro, caso contrário é preciso contratar uma caminhonete que te leve até lá.

Nos hotéis há ofertas de passeios até Hornocal, mas se você quiser ir por conta própria vá até o local onde estão as caminhonetes (remis) e combine com os motoristas um passeio. Normalmente sai um pouco mais barato que os tours dos hotéis. O preço de uma caminhonete é de aproximadamente 3000 pesos (cerca de R$165,00) e pode ser dividido em até 4 pessoas.
Os remis te levam até o Cerro de 14 Colores, esperam uns 40 minutos e voltam ao povoado, pelo caminho, no nosso caso, nosso motorista ainda deu uma parada em um mirante para dar uma olhada no belo visual.

Lá no alto você poderá observar a imensa beleza do local, ou, se tiver mais disposição, descer uma trilha que te leva mais próximo da montanha. Mas lembre-se que você estará a 4350 metros de altitude e depois de descer a trilha, é preciso subir novamente.

Centro Histórico de Humahuaca
Caminhar pelo Centro Histórico de Humahuaca é bastante agradável e interessante. Suas ruas de pedras e edificações em adobe são um charme quase parado no tempo.

Somado a isto lojas com centenas de objetos típicos da região colorem ainda mais as ruas do centro.

O Centro Histórico é pequeno e pode (e deve) ser percorrido a pé. Caminhando pelas ruas
Monumento a los Héroes de la Independencia
No alto da pequena Colina de Santa Bárbara está o Monumento a los Héroes de la Independencia (Monumento aos heróis da Independência), um dos principais cartões postais de Humahuaca.

Este monumento foi inaugurado em 1950, no governo de Juan Perón, e simboliza a luta pela independência da Argentina. Foi nesta região, na Quebrada de Humahuaca, que aconteceram a maior parte das batalhas na guerra pela independência.
O Monumento possui 70 toneladas de bronze e além de imagens de indígenas e gaúchos argentinos tem como destaque a imagem de um grande indígena de 9 metros que simboliza a liberdade argentina.

Do alto da colina é possível ter um belo visual da cidade de Humahuaca emoldurada pela Quebrada de Humahuaca aos fundos.
Ao lado do Monumento está a Torre de Santa Bárbara, que pertenceu a uma capela jesuíta, já demolida.

Iglesia Catedral Nuestra Sra. de La Candelaria
Aos pés da escadaria que leva ao Monumento aos Heróis da Independência está a pequena Iglesia Catedral Nuestra Sra. de La Candelaria (Igreja Catedral Nossa Senhora da Candelaria).

Esta igreja foi construída no século XVII e desde 1941 é Monumento Histórico Nacional. Em seu interior há muita riqueza em detalhes, com destaque para pinturas cusquenhas. Não é permitido fotografar seu interior.
Cabildo de Humahuaca
O edifício original do Cabildo de Humahuaca (prefeitura) era datado do século XVI, porém foi derrubado no ano de 1934. O edifício atual foi construído em 1942 com estilos variados com destaque para o neoclássico.

O prédio é bonito e pitoresco, porém o que chama atenção mesmo é a “benção” realizada pela imagem de San Francisco Solano, que todos os dias sai do campanário do Cabildo e abençoa os presentes.

O San Francisco Solano na verdade é uma espécie de “cuco” (em forma de santo) que ao meio dia sai de uma pequena porta e faz alegria dos turistas ansiosos que se aglomeram em frente ao Cabildo para ver o acontecimento.

Em frente ao Cabildo está a Praça Dr. Ernesto Padilla e a Praça 25 de Mayo. Pertinho dali também fica o pequeno Museu Folclórico Regional e o Museu Torres Aparício.
Mercado Municipal de Humahuaca
O pequeno mercado típico andino está repleto de frutas e vegetais coloridos. Vale a pena dar uma volta para interagir com a cultural local e observar os produtos regionais.

A sua frente há vendedores de tortillas, uma iguaria típica da região, vale a pena provar.
Mirante Peña Blanca
Fora do centro histórico, a cerca de 1,5 km, está o Mirante Natural Peña Blanca.

Trata-se de uma colina elevada de onde é possível ter uma visão panorâmica incrível de toda a região.
O local é formado por rochas coloridas e também é bastante diferente, principalmente pra quem está chegando à região, como foi o nosso caso. Depois você se acostuma com montanhas coloridas, pois elas estão por todos os lados.
Neste mirante está um pequeno santuário com uma imagem da Virgen de medalla Milagrosa (Nossa Senhora da Medalha Milagrosa).

É um lugar legal, mas em nossa opinião, só vale a pena visitar se você tiver tempo sobrando.
O que ver nas proximidades da cidade de Humahuaca
Além dos atrativos disponíveis nas proximidades da cidade de Humahuaca, há também inúmeras opções espalhadas nas demais cidadezinhas da região.

Deixamos abaixo algumas opções de passeios:
Uquia
Localizada a cerca de 12 km da cidade de Humahuaca, a pequena Uquia é uma cidadezinha minúscula com casinhas em adobe, feirinhas e uma pequena igrejinha.
Neste local destaca-se um vale que fica atrás das cidades chamado “Quebrada de las Señoritas“. É um lugar realmente muito bonito, acessado facilmente a partir da pequena cidade.
Maimará
Maimará é uma cidadezinha localizada a cerca de 50 km da cidade de Humahuaca. Tem como principal atrativo um enorme conjunto de montanhas coloridas chamado “Paleta del Pintor“.
Curiosamente o melhor lugar pra observar as cores da montanha está no interior do cemitério da cidade, que por sinal é outro atrativo interessante. Em breve post sobre Maimará.
Tilcara
Tilcara foi a cidade onde ficamos mais tempo na região depois que deixamos a cidade de Humahuaca. A cidade tem como atrativos principais o “Pulcará de Tilcara” e a “Garganta del Diablo” que por sinal é super interessante.
Pulmamarca
Outra cidadezinha imperdível na região é a cidade de Pulmamarca, que fica a cerca de 70 km de Humahuaca. A cidade é um encanto e além das tradicionais casas de adobe e lojas com objetos coloridos, tem como principal atrativo a montanha multicolorida chamada “Cerro de los siete colores“. Esta, ao contrário de Hornocal, é de fácil acesso, estando literalmente ao lado de Pulmamarca.
Salinas Grandes
Ali pertinho de Pulmamarca, a cerca de 70 km (137 km de Humahuaca) está o deserto de sal da Argentina chamado “Salinas Grandes” a segunda maior salina do mundo, atrás apenas do famoso Salar de Uyuni, na Bolívia.
Sem dúvida é um passeio imperdível nesta região. Em breve post completo.
San Salvador de Jujuy
Um pouco mais afastada está a capital da província de Jujuy, San Salvador de Jujuy. Bem diferente das cidades anteriores, esta cidade já é um grande centro urbano movimentado.
Seguindo mais adiante está a cidade de Salta, que por enquanto não chegamos a conhecer.
Onde ficar em Humahuaca
Humahuaca tem alguns hotéis e hostels espalhados pela cidade. A maioria deles são bem simples e não oferecem muito luxo.
Deixamos aqui uma lista com as principais opções de hospedagem de Humahuaca:
Lista com hospedagens em Humahuaca
Como chegar a Humahuaca
Humahuaca é cortada pela Estrada Ruta Nacional 9, que dá acesso a praticamente todas as principais cidades da região.
A cidade fica a cerca de 157 km de La Quiaca, que é a primeira cidade na fronteira com a Bolívia e a cerca de 128 km de San Salvador de Jujuy, que é a capital de Jujuy e a maior cidade da região.
O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán, que fica justamente em San Salvador de Jujuy.
Humahuaca também fica a cerca de 480 km de San Pedro do Atacama, no Chile. Neste caso, o acesso é feito pela Ruta Nacional 52.
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Argentina através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através da nossa parceira Real Seguro. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
CARRO: Está pensando em alugar um carro? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.
Gostou deste post sobre o que fazer em Humahuaca?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo o compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir.
Se tiver mais alguma dica sobre Humahuaca e região deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


