Ilha das Palmas – Uma ilha deserta e paradisíaca no litoral do Paraná.

Publicidade:

Você sabia que é possível visitar uma ilha deserta e paradisíaca no litoral do Paraná. Isso mesmo! Neste post nós te convidamos a conhecer a Ilha das Palmas, uma pequena ilha deserta incrível. Confira:

Ilha das Palmas – Litoral do Paraná

A Ilha das Palmas é uma pequena ilha desabitada localizada no limite de Paranaguá, no litoral do Paraná.

Litoral do Paraná - Me Leva Viajar
Me Leva Viajar na Ilha das Palmas.

Está localizada entre a Ilha das Peças, a Ilha de Superagui e a Ilha do Mel, estando mais próxima da Ilha do Mel e da Ilha das Peças.

Da Ilha das Palmas é até possível ver as ilhas que ficam em seu entorno, principalmente as 2 mais próximas.

Ilha do Mel
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres vista a partir da Ilha das Palmas.

A Ilha das Palmas na verdade é composta por duas pequenas ilhas que ficam ao lado uma da outra. Uma é menor e rochosa e a outra é um pouco maior, com pequenas praias de areia branca e algumas partes rochosas. É nesta ilha maior que os visitantes desfrutam da ilha.

Vista aérea.
Ilha das Palmas

A ilha também é frequentada por muitos pescadores e além disso, serve de apoio para possíveis situações de emergência às embarcações que estão pela região.

No que se refere ao turismo, não são muitos turistas que vão até lá. Dependendo do dia, é possível que o visitante tenha toda a ilha à sua inteira disposição.

Confira o vídeo que fizemos visitando a Ilha das Palmas.
Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube

Publicidade.

O que fazer na Ilha das Palmas

O principal motivo que leva as pessoas até a Ilha das Palmas é justamente a oportunidade de curtir uma bela ilha deserta, parecida com aquelas ilhas que vemos nos filmes.

Praia deserta
Praia deserta.

Muita gente vai até lá para passar o dia, outros dão uma passadinha rápida em passeios feitos pela região e alguns mais ousados vão até lá pra acampar.

Há ainda quem vá para a ilha para pescar. Segundo dizem, a ilha é um bom lugar para pescar e possui muitos peixes.

Ainda é possível surfar na Ilha das Palmas em dias de ondulação favorável. Há boas ondas quebrando por lá.

Surfe na Ilha das Palmas
Ondulação com boa formação.

Nós fomos passar o dia e foi realmente super interessante. No nosso caso, fomos pela manhã, lá pelas 10h. Retornamos às 14h30, meia hora antes do combinado, já que o tempo começou a virar e o barqueiro se antecipou pra evitar problemas.

Paraná
Praias.

3 pequenas praias na ilha.

Na ilha maior há três pequenas praias. Do lado voltado para a Ilha das Peças há uma praia com uma faixa de areia aproximadamente 300 metros e outra praia do outro lado dela com uns 200 metros.

Uma pra de frente para a outra.
Uma praia de frente para a outra.

Deste lado há também uma espécie de bancada de areia, com pedras que permite que o visitante caminhe até um bom trecho “sobre a água”. No dia em que fomos lá tinha um tiozinho pegando mariscos nestas pedras. Então fica a dica.

Bancada de areia.
Bancada de areia.

Já do outro lado da ilha há outra pequena praia com aproximadamente 70 metros. Esta fica de frente para o Farol das Conchas na Ilha do Mel.

Ilha das Palmas
Ilha das Palmas

Normalmente as praias da ilha são tranquilas, sem muitas ondas. Porém a ilha fica em mar aberto e é importante estar atento às condições climáticas e evitar o local em dias de mar agitado.

Ponto de apoio a possíveis barcos a deriva

Estando localizada entre as 3 principais ilhas da região, a Ilha das Peças também serve como ponto de apoio para possíveis barcos a deriva, ou em situações perigosas. Na ilha existe um casebre, que serve justamente para ser abrigo a navegadores que por ventura possam estar passando por dificuldades devido às condições do mar.

Hospedagem

A Ilha das Palmas não possui opções de hospedagens, embora algumas pessoas acampem por lá. Se você não é tão aventureiro assim, deixamos abaixo algumas opções de hospedagem nas ilhas dos arredores da Ilha das Palmas, além de Paranaguá e Pontal, que ficam no continente:

Ilha do Mel – Hospedagens

Paranaguá – Hospedagens

Ilha de Superagui – Hospedagens

Pontal do Paraná – Hospedagens

Ilha das Peças – Hospedagens 

Como chegar até a Ilha das Palmas

  • Partindo da Ilha das Peças.

Nós fomos até a Ilha das Palmas partindo da Ilha das Peças. Para isso alugamos um barco junto com o pessoal da Pousada do Beto.

Como ir até a Ilha das Palmas.
Como ir até a Ilha das Palmas.

O serviço nos custou R$200,00 (dividido em 4 pessoas) e aparentemente foi meio dificultoso encontrar alguém para ir até lá (o pessoal da Pousada que agilizou o esquema). Nos pareceu que a partir da Ilha das Peças é meio raro alguém ir para a Ilha das Palmas.

Nosso amigo Léo, da Pousada do Beto, está construindo seu próprio barco e em breve seus hospedes poderão fazer o passeio com ele.

De qualquer forma, o local é realmente encantador e conhecer a Ilha das Palmas foi uma experiência bem agradável.

O tempo de deslocamento da Vila das Peças até a Ilha das Palmas é de cerca de 10 minutos.

  • A partir da Ilha do Mel

Na Ilha do Mel há mais opções de passeios, inclusive um passeio que vai até a Ilha das Peças para avistar golfinhos. Em muitos casos este passeio inclui também uma passada pela Ilha das Palmas.

Também é possível contratar barcos para ir até a ilha, assim como fizemos na Ilha das Peças. Na Ilha do Mel há muitos serviços de táxi-náuticos e além disso algumas pousadas também oferecem este serviço.

O tempo de deslocamento da Ilha do Mel até a Ilha das Peças fica entre 5 e 10 minutos dependendo de que localidade seja feita a partida.

Para mais informações sobre valores, além de outros passeios de barco disponíveis na Ilha do Mel entre em contato com o pessoal da Cotranauta Taxi-náutico: 41-91398094.

  • Partindo da Ilha de Superagui

Das três ilhas, a de Superagui é a que fica mais distante da Ilha das Palmas. Ainda assim, não é muito longe. Da mesma forma que as demais, é preciso contratar um táxi-náutico para realizar o passeio.

O tempo de deslocamento da Ilha de Superagui até a Ilha das Palmas é de aproximadamente 15 minutos.

Deixamos alguns contatos para mais informações sobre o passeio até a Ilha das Palmas e outros passeios na Ilha de Superagui: Renato: 41-98175514 

  • A partir de Paranaguá e Pontal do Sul

Outra alternativa é contratar um Táxi Náutico em Paranaguá, ou Pontal do Sul. A vantagem neste caso é que você não precisa estar alojado e pode fazer até um bate e volta, se desejar.

A Cotranauta Táxi Náutico tem passeios partindo de Pontal do Sul: 41-91398094.

A RR Táxi Náutico tem passeios partindo de Paranaguá: 41 99194-0098

Preserve a ilha!

Não seria necessário nem fazer este tópico, mas é sempre bom lembrar e reforçar aos desavisados! Leve de volta todo o seu lixo, não deixe nada que levou!

Continue preservando este paraíso!


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para ir até Paranaguá, ou Pontal! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre a Ilha das Palmas?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @Melevaviajar

Se tiver mais alguma dica sobre a Ilha das Palmas, por favor deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


Leia mais dicas sobre o Paraná:

+ O que fazer em Morretes. 
+ 10 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
O que fazer em Antonina. 

Artigo anteriorNova Lagoa Azul – Conheça a Pedreira de Campo Magro, agora com segurança.
Próximo artigoCemitério de La Paz – Passeio diferentão na capital da Bolívia.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here