No post de hoje vamos contar como foi nossa experiência no passeio às Lagunas Escondidas de Baltinache, certamente um dos passeios mais bonitos do Atacama, no Chile.

Índice desta matéria
Lagunas Escondidas de Baltinache
O Passeio para as Lagunas Escondidas de Baltinache é um dos passeios mais belos da região do Deserto do Atacama. É um passeio relativamente novo, portanto ainda não é tão conhecido como os passeios mais clássicos disponíveis, porém vem se tornando cada vez mais procurado.

Nós fizemos esse tour e tivemos uma experiência super interessante, tanto positiva, como negativa.
O passeio consiste em visitar 7 lagoas salgadas localizadas a cerca de 58 km de San Pedro de Atacama.
As lagoas são lindas e dessas 7 lagoas 2 são liberadas para banho! Devido à quantidade de sal na água, as pessoas não afundam, o que torna o passeio uma experiência inesquecível. Para se ter uma ideia, a concentração de sal nestas lagoas é de 500 gramas por litro, mais alta do que no Mar Morto, onde a concentração é de 300 gramas por litro.

Por ser um passeio relativamente novo, na ocasião, a empresa que contratamos terceirizou o serviço, o que rendeu um passeio sem orientação de guia e com o fator negativo, que citei acima.
LEIA TAMBÉM: Como foi o passeio para as Lagunas Altiplânicas.
Como é o passeio às Lagunas Escondidas de Baltinache
Assim como nos demais passeios que fizemos, partimos de San Pedro do Atacama no horário combinado.
Este passeio é feito em meio dia e nós optamos por fazer durante o período da tarde, que dizem ser mais bonito. É possível inclusive, pra quem quer aproveitar melhor o dia, fazer algum outro passeio de meio dia no período da manhã. Além disso, algumas agências disponibilizam este passeio com o dia todo de atividade, indo a outros locais na região.
Saímos pelas 14h e fomos direto ao local. Chegando lá, depois de mais de uma hora de viagem. A maioria do trajeto é feito em estrada de terra, em boas condições.

É preciso pagar uma taxa de 5000 pesos chilenos (em torno de R$26,00 – atualizado em 08-2024).
Após pagar a taxa de entrada seguimos por um caminho onde estão as lagoas. São 7 ao todo, porém apenas duas são liberadas para banho, no caso a primeira e a última, que são as mais fundas!
Vale ressaltar que o local tem regras e não é permitido sair da trilha e o banho só é permitido nas 2 lagoas autorizadas, pois as demais não são aptas para banho e é inclusive proibido!

Já vi vários vídeos de “influencers” brasileiros entrando nas lagoas proibidas e já vi inclusive um perfil de uma das revistas brasileiras mais importantes de turismo compartilhando o vídeo com uma pessoa fazendo coisas fora das regras do local… Portanto, se for visitar o local respeite as regras, para não acontecer como em Piedras Rojas, que fechou para visitação por uns tempos, por culpa de um brasileiro sem noção.
As lagoas
As lagoas ficam espalhadas ao longo de uma trilha que leva em torno de 20 minutos pra ser percorrida, desde a primeira lagoa até a última.

Algumas são pequenas e outras são maiores. A maioria delas têm coloração azuladas e esverdeadas. E algumas destacam-se pela intensidade da cor.
As suas colorações mudam conforme o horário do dia e luminosidade do sol, assim como seu formato, que muda conforme a quantidade de água.

Fora a primeira e a última, que permitem banho, as demais são apenas contemplativas e cada uma delas tem uma característica diferente.

De qualquer forma, o local é realmente muito bonito, além disso, a experiência de entrar nas lagoas salgadas e boiar na água sem afundar é de fato inesquecível.

O que deu de errado – nunca faça isso:
Já sabíamos que não iríamos com o pessoal da agência que contratamos, pois nos deixaram bem claro que seria outra agência que nos levaria e que não se responsabilizavam.
Até então todos os passeios feitos tinham ocorrido de forma perfeita, mas nesse nem tudo deu certo…

Acontece que tava indo tudo bem na lagoa permitida pra banho (a última), até que dei um pulo na lagoa e mergulhei até a cabeça na água. Quando emergi senti o estrago.
Imediatamente ardeu tudo: boca, olho, nariz etc. Logo uma menina falou: – Seu guia não avisou que não pode mergulhar? – Pior que não, respondi… mas agora já era tarde.
Por sorte tinha uma garrafa de 2 litros de água mineral e usei ela pra tirar a ardência do sal dos olhos, boca e nariz…
Vale ressaltar também que ao entrar na última lagoa é preciso voltar com sal no corpo até a base, onde estão chuveiros pra tomar uma ducha e tirar o sal do corpo.
Neste caminho de volta o sal seca, o sol frita e toda sua roupa e corpo ficam completamente brancos de sal. A roupa preta fica literalmente branca e dura, é bem interessante mesmo, porém, como se é de imaginar a pele fica toda ressecada.
Como bem falei, o motorista/guia não deu nenhuma orientação sobre o passeio, nem que não podia pular, nem que depois de entrar na lagoa iriamos ficar salgados e ter que voltar no sol até a base para tomar banho, enfim aprendemos na raça… Que sirva de exemplo do que não devem fazer por lá.
Pôr do Sol
Algumas agências fazem passeios até outros locais casados com este passeio às Lagunas Escondidas de Baltinache.
Um dos mais tradicionais é o que também vai até um ônibus abandonado no deserto, tipo o filme “Into the Wild” (“Na natureza selvagem”).
Nosso tour não incluía mais nada, porém, ao menos paramos na volta em um mirante ao lado da estrada para ver o Pôr do Sol e tirar algumas fotos.

Enfim, tirando o fato da pouca orientação do motorista/guia e o mergulho na lagoa, o resto foi legal. Sem dúvida vale a pena visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache, certamente é um passeio imperdível no Atacama.
Vídeo no Atacama:
Confira o vídeo que gravamos mostrando um resumo dos 5 dias que passamos no Atacama, inclusive com o tour às Lagunas Escondidas de Baltinache:
PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem no Chile através do Booking.com. Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.
CARRO: Alugue um carro para explorar o Atacama e visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


