Que tal conhecer alguns lugares que nem mesmo os curitibanos conhecem? Neste post nós mostraremos alguns lugares “secretos” de Curitiba, que certamente até mesmo muitos curitibanos nem sequer imaginam que existem, confira:
> HOSPEDAGEM EM CURITIBA: Encontre a melhor opção de HOSPEDAGEM em Curitiba. Reserve agora e garanta o melhor preço.
Índice desta matéria
10 lugares secretos em Curitiba
Curitiba tem dezenas de ícones turísticos que são conhecidos não só no Brasil, mas em boa parte do mundo! O Jardim Botânico, o Parque Tanguá, a Opera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer e outros tantos símbolos da cidade são muito famosos e sempre estão na lista de desejos de muitas pessoas mundo afora.
Mas além dos tradicionais pontos turísticos, a cidade revela outros lugares nem tão conhecidos que fazem com que Curitiba seja um lugar legal para turistar até mesmo para seus próprios moradores.

Nós mesmos até antes deste post não conhecíamos pessoalmente vários dos locais apresentados abaixo. Temos certeza que assim como nós muitos curitibanos não conhecem.
> LEIA TAMBÉM: 9 Atrativos imperdíveis em Curitiba.

Então confira esta lista com lugares “secretos” em Curitiba e deixe nos comentários se você conhece todos e se você conhece algum outro lugar que não esteja na lista.
Parque Gomm
O Parque Gomm foi criado no ano de 2010 e desde 2019 abriga também o Memorial Inglês.

No parque destaca-se a casa de madeira que pertenceu à família Gomm, uma família de empresários ingleses do ramo da Erva Mate, influentes na época e que residiam no local. Esta casa foi construída em 1910 inspirada em casas dos EUA, baseada em edificações da Nova Inglaterra. Já foi até consulado inglês e atualmente abriga a sede da Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná.
Além da casa, o parque conta com outros elementos que remetem à cultura inglesa com destaque para uma cabine telefônica original doada pela Embaixada Inglesa.

O local fica atrás do Shopping Pátio Batel e conta com uma área de aproximadamente 2.500m².
Endereço: Rua Bruno Filgueira, 666 – Batel, Curitiba.
Entrada: Gratuita.
Santuário de Schoenstatt
O Santuário de Schoenstatt, também chamado Santuário Tabor Magnificat, é um lugar incrível localizado no bairro Campo Comprido.

O local foi fundado em 1985 e transmite muita paz aos que o visitam. A capela, que é o maior atrativo do local, é uma réplica de um capela criada na Alemanha em 1914. Além desta capela há muitas outras espalhadas pelo mundo e só no Brasil há mais que 20.
Em Curitiba a capela atrai fiéis e turistas, que frequentam o local em busca de espiritualidade, paz e belas paisagens.
A capelinha emoldurada por araucárias e coberta por trepadeiras forma um lindo cenário. Seu interior tem capacidade para poucas pessoas, mas ao seu redor há um amplo terreno com bancos de madeiras espalhados ao longo de um belo jardim.

Há celebrações religiosas diariamente, de segunda a sexta às 17h, aos sábados às 16h e aos domingos 11h e 16h.
O espaço fica aberto diariamente das 7h30 às 18h30 e tem estacionamento gratuito.
Endereço: Rua Padre José Kentenich, 552 – Campo Comprido.
Entrada: Gratuita.
Palacete dos Leões
A antiga residência da família Leão é uma das edificações mais belas de Curitiba. O chamado Palacete dos Leões foi construído em 1902 e por décadas foi a residência da família Leão, cujo nome é conhecido nacionalmente já que foi a família que criou o chá mate da lendária marca Leão.

Atualmente a casa pertence ao BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e funciona como centro cultural.
Há visitas guiadas gratuitas onde o visitante poderá conhecer mais sobre a história da casa, além de percorrer e conhecer as curiosidades arquitetônicas e decorativas da bela casa.

Para visitar o Palacete dos Leões é necessário agendar a visita guiada através do site oficial. O espaço abre para visitação de terça a sexta-feira das 13h às 17h.
Endereço: Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória.
Entrada: Gratuita.
Solar do Barão – Gibiteca de Curitiba
Assim como a Casa Gomm e o Palacete dos Leões, o Solar do Barão também é uma antiga residência de empresários da Erva-Mate. Neste caso Barão do Serro Azul, o maior exportador de Erva-Mate do Paraná e maior exportador da erva do mundo.

O solar começou a ser construído em 1880 sendo ampliado posteriormente. Além da residência do barão e de sua esposa, também foi quartel do exército e desde 1975 pertence à Prefeitura de Curitiba, que em 1980 transformou o local em Centro Cultural.
Atualmente entre outras coisas o local abriga o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura e a Gibiteca. Esta última destaca-se no local por seu acervo com mais de 32 mil títulos.
O local fica no centro e pode ser visitado com muita facilidade. Vale a pena dar uma conferida na história do edifício e do Barão do Serro Azul no térreo do edifício.
O Solar do Barão funciona de Terça à Sexta das 9h às 18h e nos sábados e domingos das 12h às 18h.
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.
Entrada: Gratuita.
Bosque Reinhard Maack
Criado em 1989 o Bosque Municipal Reinhard Maack é um dos lugares mais legais de Curitiba para passear com crianças.

O local possui uma área de aproximadamente 78.000 m2 e pertenceu à família Hauer, família esta que dá nome ao bairro em que o Bosque está localizado.
No bosque destaca-se uma trilha com aproximadamente 900 metros que conta com 16 brinquedos ao longo do trajeto.

Estes brinquedos têm como propósito despertar o espirito aventureiro e o sentido ecológico das crianças que visitam o local. Todos remetem às aventuras do cientista e explorador alemão que dá nome ao parque.
O bosque está aberto ao público em geral apenas nos finais de semana e feriados (das 8h às 17h) e durante a semana atende apenas escolas.
Endereço: Rua Raggi Izzar X Rua Waldemar Kost X Rua Oswaldo Aranha – Hauer
Entrada: Gratuita.
Confira o vídeo que fizemos mostrando os 5 lugares secretos de Curitiba mostrados acima. Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
Boulevar Chafic Curi
Após um assalto em uma das casas da rua Chafic Curi seus moradores se mobilizaram com o proposito de melhorar a segurança da rua. Desta mobilização nasceu uma grande comunidade super unida, que culminou com a criação de uma das ruas mais charmosas de toda Curitiba.

Tudo começou quando um dos moradores começou a enfeitar sua casa com materiais reciclados. Logo outros moradores aderiram a ideia e passado algum tempo a grande maioria dos moradores deram continuidade ao que se transformaria no Boulevar Chafic Curi.

A rua é toda enfeitada e a maior parte das decorações são constituídas de matérias reciclados.

Há balanças, placas motivacionais, flores, árvores, pisca piscas e até uma “Gelateca”, que é uma geladeira transformada em biblioteca comunitária.

A ideia é sensacional e atrai muitas pessoas. Os visitantes se encantam e adoram postar fotos em suas redes sociais.

Em épocas normais, fora da pandemia, os moradores se organizam e fazem várias festas ao longo do ano, é o caso da Oktoberfest, que acontece anualmente na Rua Chafic Curi.
Endereço: Rua Deputado Chafic Curi, esquina com a Rua Douglas Haquim – Vista Alegre.
Entrada: Gratuita.
Jardim Secreto de Curitiba – Cantinho da Barroca
Com inspiração na Rua Chafic Curi o Jardim Secreto de Curitiba é outro espaço que segue a mesma linha de utilizar materiais reciclados para enfeitar os espaços.

O Jardim Secreto está localizado a poucos metros da Rua Chafic Curi, sendo dividido em 2 partes, o Cantinho da Barroca, aberto diariamente, e o próprio Jardim Secreto, que e está aberto somente nos finais de semana e feriados, das 15h ás 18h.

O Cantinho da Barroca fica no terreno ao lado da rua, onde há uma ponte do amor, quadros, placas motivacionais e assim como a Rua Chafic Curi, uma “Gelateca”, que é uma biblioteca comunitária.

Mais ao lado, em meio à mata há um portal que leva ao interior do “Jardim Secreto”. Neste local há um labirinto de trilhas com diversos objetos confeccionados com materiais reciclados.

Há balanços, casas da árvore, salas de estar e até uma mini Gelateca. Bem legal.
Endereço: Rua Arthur Leinig, quaase esquina com a Rua Irmã Tecla – Vista Alegre
Entrada: Gratuita (aceita-se 1 kg de alimento como doação).
Bosque Gutierrez
Cheio de lendas e segredos o Bosque Gutierrez é um dos lugares secretos que encontramos em Curitiba!

Segundo diz a lenda o local onde atualmente é o bosque foi habitado por um famoso personagem das lendas urbanas de Curitiba, o pirata inglês Zumiro, que se escondeu por uns tempos nesta região.

Durante muito tempo burburinhos diziam que o pirata havia escondido seus tesouros pela região, mas segundo o livro “Verdadeira ilha do Tesouro” do historiador curitibano Marcos Juliano Ofenbock, o tesouro do pirata foi escondido na Ilha de Trinidad, no Caribe.

Se não há tesouro no bosque há muita beleza! O visitante que for até o Bosque Gutierrez poderá percorrer trilhas entre a mata e conhecer também o Memorial dedicado ao seringueiro e ambientalista Chico Mendes.

Outro atrativo do Bosque Gutierrez é a fonte natural que fornece mais de 1300 litros de água por hora.

Durante décadas muita gente pegava água na fonte, mas nos dias de hoje, segundo a prefeitura de Curitiba, a água da fonte não é mais potável, ainda assim muita gente vai até lá pra encher seus galões.
Endereço: Av. Albino Raschendorfer, 152 – Vista Alegre
Entrada: Gratuita.
Homem Planta
Inaugurado em pleno dia do meio ambiente, a estátua do Homem Planta foi feita em comemoração à revitalização das pracinhas Erailto Thile e Ervin Ofner, que ficam na ciclovia que liga o Bosque do Papa e o Parque São Lourenço.

A estátua é mais conhecida como o Groot de Curitiba e isso não é á toa. Seu criador, o artista Tony Reis, se inspirou no famoso personagem do filme “Guardiões das Galaxias”. Além do Groot, Tony Reis também se inspirou nos “ents”, que são os guardiões da floresta da trilogia “Senhor dos Anéis”.

O personagem tem cerca de 2 metros de altura e possui espaços em seu corpo onde crescem plantas. Infelizmente quando fomos visitá-lo ele estava “pelado” sem plantas. Além disso, o homem planta também foi vandalizado por algum sem noção que quebrou parte da estátua.
Endereço: R. Brasilino Moura, 253, Ahú
Entrada: Gratuita.
Atualização: A estátua do Homem Planta foi reformada e transferida para o pátio da OAB, É possível visualizá-lo da via pública.
Praça Himeji
Inaugurada em 1988 em homenagem à Himeji, cidade-irmã de Curitiba no Japão, a Praça Himeji é um dos lugares que passam despercebidos aos olhos de muitos curitibanos.

A praça fica localizada em uma das ruas mais movimentadas do bairro das Mercês, ainda assim não é tão conhecida.
Sua arquitetura típica se assemelha a antigos castelos japoneses e sua criação fez parte de uma série de homenagens aos imigrantes japoneses, que na ocasião comemoravam 80 anos de imigração ao Brasil.

Na época até o príncipe do Japão, Fumihito, compareceu à cidade para as festividades, inclusive visitou a praça, que acabara de ser inaugurada.
Do outro lado da rua há algumas cerejeiras que, na época da florada, deixam o local ainda mais belo. Estas cerejeiras e o parquinho de crianças, que estão do outro lado da rua, fazem parte da praça e antigamente eram interligadas. Na época a rua Dom Alberto Gonçalves era uma rua que não tinha saída.
Endereço: Rua Dom Alberto Gonçalves, esquina com a Rua Paulo Graeser Sobrinho – Mercês
Entrada: Gratuita.
Atualização: A casinha de madeira da Praça Himeji sumiu. Não sabemos por qual motivo, mas por enquanto a casinha não está mais na praça.
Confira o primeiro vídeo que fizemos mostrando os 5 lugares secretos em Curitiba citados acima. Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube.
Todas as atrações citadas acima são gratuitas e ficam mais ou menos na mesma região, sendo assim é possível visitá-las em um mesmo dia.
Em breve atualizaremos o post com novas opções de lugares secretos em Curitiba, siga-nos nas redes sociais para não perder.
PLANEJE SUA VIAGEM!
> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.
CARRO: Alugue um carro para explorar Curitiba! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre Lugares secretos de Curitiba?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.
Se tiver mais alguma sugestão de lugar secreto em Curitiba deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CURITIBA:
+ Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba.
+ Parque Tingui e Memorial Ucraniano – Conheça um dos parques mais belos de Curitiba.
+ Linha Turismo de Curitiba – Conhecendo Curitiba em um ônibus turístico!
+ Furacão Tour – Saiba como é visitar a Arena da Baixada, o estádio do Furacão.



Olá, Jardim secreto e praça himeji não existem mais.
Olá Roberta, puxa que pena que o Jardim Secreto não está funcionando mais, ainda estes dias passei lá e a placa ainda estava lá. Já A Praça ainda existe, mas a casinha japonesa realmente não existe mais. uma pena. Abraços.
olá! sabe me dizer o que houve com o “homem planta” da pacinha da OAB?
Olá, devido Ao vandalismo tiraram dali. Está dentro do pátio da OAB agora. Me parece que ainda é possível vê-lo, mas tenho certeza. Temos que atualizar o post, obrigado.