Visitamos a Missão Jesuíta Nuestra Señora de Santa Ana, uma das reduções jesuítas que ficam em terras argentinas. Confira como foi a nossa experiência:
Índice desta matéria
Missão Jesuíta Nuestra Señora de Santa Ana
A Missão Jesuíta Nuestra Señora de Santa Ana fica localizada a cerca de 45 km de Posadas e aproximadamente 20 km de San Ignácio, na Argentina.
É uma das missões jesuítas declaradas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, juntamente com outras ruínas jesuítas, incluindo a redução brasileira de São Miguel das Missões.
>>> SEGURO VIAGEM: Viaje para Argentina com mais segurança! Faça agora seu SEGURO VIAGEM e viaje mais tranquilo!
Por falar em Brasil, Santa Ana foi fundada originalmente em terras do atual Rio Grande do Sul, isso no ano de 1633. Entretanto, devido aos ataques dos “piratas terrestres”, mais conhecidos como bandeirantes, a redução foi obrigada a migrar.
Em 1637 deixou o local de sua primeira fundação pela primeira vez. Foi mudando de lugar por algumas vezes, até que em 1660 se estabeleceu de forma definitiva no local onde hoje estão suas ruínas.

Santa Ana chegou a contar com uma população de mais de 4 mil pessoas, mas com a expulsão dos Jesuítas dos territórios dominados pela Espanha, foi habitada por indígenas e religiosos de outras ordens, mas passou a entrar em decadência e foi sendo abandonada. Logo entrou em colapso. Mais tarde foi saqueada em guerras como a “Guerra do Paraguai”.
Santa Ana é uma das ruínas mais bem conservadas da Argentina, entretanto não foi restaurada como a famosa San Ignácio.
As ruínas ficam entre a mata, em um lugar mais isolado e este fator foi bastante benéfico para evitar que o local sofresse vandalismo.
>>> LEIA TAMBÉM:
+ O que fazer em Encarnación, uma das cidades mais legais do Paraguai.
+ Conheça a Missão Jesuíta Guarani de La Santisima Trinidad del Paraná, no Paraguai.
Como é visitar a Missão Jesuíta Nuestra Señora de Santa Ana
Visitamos as ruínas jesuítas de Santa Ana partindo do município de San Ignácio, onde estávamos hospedados.
Fomos até lá usando o transporte público, no caso um micro-ônibus daqueles típicos da América Latina, ou seja velho, colorido, com cheiro estranho e todo decorado.
O ônibus passa próximo a entrada do parque e para na rodovia. De lá é preciso caminhar uns 700 metros até a entrada das ruínas.

Vale ressaltar que o ingresso que dá acesso à Missão de Santa Ana também dá acesso às demais missões argentinas. Você pode entrar uma vez em cada e o bilhete vale 15 dias.
>>> HOSPEDAGEM: Encontre onde se hospedar e garanta agora o melhor preço.
Museu e administração
Após a compra do ingresso (ou apresentação do ingresso já comprado) a visita começa em um pequeno museu que conta um pouco da história da Missão de Santa Ana.
O Museu é bem pequeno e no acervo estão algumas poucas peças utilizadas pelos habitantes da redução, fotografias e textos explicativos. Como destaque estão 2 colunas originais intactas.

Ruínas
Logo após a visita ao museu inicia-se o circuito pelas ruínas. Um guia do parque acompanha o visitante gratuitamente até o final do circuito e depois disso o visitante tem a opção de voltar com o guia, ou continuar explorando o local por conta própria.
As ruínas estão no meio da mata e isso torna a visita até mais emocionante do que a visita à San Ignácio. É uma visita mais selvagem… mais aventureira, digamos assim!
A trilha também é feita em meio a mata e nos pontos mais críticos existem passarelas para facilitar o acesso.

Ao longo da trilha estão as ruínas das edificações do complexo, entre elas podemos observar as residências e a capela.

Logo chega-se a Praça Principal onde podemos observar as ruínas da igreja, da escola e das oficinas de trabalho.

Chama a atenção a escadaria, que é uma das partes mais bem conservadas do complexo! O guia até nos falou que a escadaria é a única em todas as reduções existentes. Nenhuma outra tem escadaria pois estão em territórios nivelados.

Cemitério
Outro lugar interessante que podemos ver na região da praça principal é o cemitério. Este cemitério tem como curiosidade o fato de ser utilizado pelos moradores locais até décadas atrás.
Ainda hoje moradores da região o visitam para prestar homenagens aos seus entes queridos, que tiveram a sorte de serem enterrados no antigo cemitério sagrado da Missão Jesuíta.

Reservatórios de água
Pelo caminho também é possível observar o sistema de captação de água da chuva e um reservatório, único entre as missões. Aliás, vale destacar que o legal de visitar várias missões, é que sempre há algo novo e exclusivo que não vemos em outras reduções.

Como visitamos a ruína em um dia normal, fora de finais de semana e feriados, o local estava super vazio e só tinha a gente visitando. Bom, além da companhia do guia, também contamos com a companhia de um simpático cão de guarda! 😉

A Missão Jesuíta de Santa Ana está bastante deteriorada, mas certamente a visita é válida. Como não tem muita gente visitando o local, o guia tem todo tempo do mundo para contar curiosidades sobre a ruína, sobre as missões jesuítas, sobre os jesuítas, sobre a erva-mate, enfim… o enriquecimento cultural obtido com a visita e principalmente com as explicações do guia é bastante gratificante.
Como chegar a Missão Jesuíta de Santa Ana
A Missão Jesuíta de Santa Ana fica localizada na localidade de Santa Ana, a cerca de 45 km de Posadas e aproximadamente 20 km de San Ignácio.
Seu acesso é feito pela rodovia Ruta 12, que liga as duas cidades (Posadas e San Ignácio).
Para quem está de carro é muito fácil. É preciso ir até a localidade de Santa Ana, lá o acesso à Missão Jesuíta de Santa Ana está ao lado da fabrica de Erva mate CBSe. Não tem erro, a entrada está bem sinalizada com placas indicando o local.
Para quem vai através do transporte público é preciso pedir para descer na Entrada da Redução de Santa Ana. A partir dali é necessário caminhar mais 700 metros aproximadamente.
Partindo de San Ignácio, o ônibus que vai até Santa Ana passa na Avenida principal. Os horários não são muito bem definidos.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Argentina através do BOOKING.COM – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog!
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através da nossa parceira REAL SEGURO. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências da Argentina através da CIVITATIS e GET YOUR GUIDE.
CARRO: Alugue um carro para explorar a Argentina! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RENTCARS.COM. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre a Missão Jesuíta Nuestra Señora de Santa Ana?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. @Melevaviajar em todas as redes.
Se tiver mais alguma dica sobre a visita à Missão Jesuíta Nuestra Señora de Santa Ana deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A ARGENTINA:
+ Como é visitar La Bombonera, o lendário estádio do Boca Juniors.
+ 10 lugares imperdíveis para conhecer em Buenos Aires.
+ Parque Nacional do Iguaçu, o lado argentino das Cataratas do Iguaçu.
+ O que fazer em Puerto Iguaçu, a cidade do lado argentino das Cataratas.
+ Roteiro de 15 dias pela Bolívia e norte da Argentina.



Os jesuítas moldaram a história, a paisagem e a cultura de vários países. Adoraria visitar essa missão, sobretudo num dia tranquilo como esse
Olá Ruthia. Exatamente! E as visitas as missões nos mostram o quanto eles têm participação em nossa história.
Eu acho que sempre é tranquilo nesta missão, hehe. Um abraço e boa viagem!
caaara vcs já visitaram todas as missões né, não é possível pq toda vez q venho aqui tem uma nova hauehae
já bateu aquela vontade de saber mais sobre a nossa história!
kkk, Ainda falta a do Brasil.. E mais uma na Argentina e uma no Paraguai, além da que tem na Bolívia. hehe. Um dia chegamos lá! Um abraço!
Muito bacana essas missões. Nunca visitei nenhuma, mas deve ser bem interessante.
Olá Diego! São bem legais mesmo! Cheias de história e cultura. Nós adoramos! Um abraço!
Que lindeza a Missão Jesuíta na Argentina. Nós conhecemos uma do Paraguai, não muito longe daí. Um passeio incrível.
Olá Marcela! A gente também foi nas do Paraguai, são lindas também! Um passeio bem legal mesmo! Um abraço!
A Argentina sempre oferecendo surpresas e coisas interessantes ao viajante! E, a Missão Jesuíta Nuestra Señora de Santa Ana, certamente, é uma delas!
Olá Maria. Exatamente! Argentina é surpreendente e repleta de atrativos! Um abraço e boa viagem!
Eu não conhecia essa missão jesuíta. Adoro quando fico sabendo de lugares tão fora do circuito turistão que nem esse!
Olá Roberta, nós também gostamos de sair um pouquinho dos roteiros! Um abraço!