Museu Egípcio em Curitiba – Você sabia que a única mumia egípcia no Brasil está em Curitiba?

Publicidade:

Você sabia que existe um museu em Curitiba onde é possível ver a única múmia egípcia do Brasil? E mais, além de ver a múmia você também poderá fazer uma grande imersão à cultura do Egito antigo! Quer saber mais, confira este post que iremos te mostrar o superinteressante Museu Egípcio e Rosacruz, o “Museu da Múmia”, em Curitiba!

Museu Egípcio de Curitiba
Museu Egípcio de Curitiba

Museu Egípcio e Rosacruz – Curitiba

Localizado na zona norte de Curitiba, o Museu Egípcio e Rosacruz é um dos museus mais interessantes da cidade e por incrível que pareça ainda é um museu que muita gente desconhece, inclusive vários curitibanos!

Museu Egípcio e Rosa Cruz - Esfinge
Museu Egípcio e Rosa Cruz

Por não estar na região turística tradicional, o Museu Egípcio ainda não tem a mesma fama de outros atrativos mais famosos na capital paranaense e embora funcione há muitos anos, até mesmo muitos curitibanos ainda não o conhecem.

Mas este cenário vem mudando nos últimos anos e o museu vem se tornando cada vez mais conhecido. Já é bastante comum que as pessoas que visitam Curitiba incluam uma visita ao museu.

Certamente esta é uma escolha bastante interessante e se você também estiver pensando em visitar Curitiba, nós realmente recomendamos que você também coloque o Museu Egípcio em seu roteiro, você não irá se arrepender.

Bela edificação do complexo Rosa Cruz.
Bela edificação do complexo Rosa Cruz.

O museu fica no bairro do Bacacheri e pertence à Ordem de Rosa Cruz, que por sua vez, está alojada no mesmo complexo do museu, em um belo edifício, com uma lindíssima arquitetura.

Além dos museus, o complexo possui biblioteca, faculdade e as próprias salas pertencentes à ordem. Só as edificações do complexo já são um belo motivo pra uma visita. Todos os edifícios formam o maior Complexo egípcio do Brasil.

Complexo Rosa Cruz.
Complexo Rosa Cruz.

Vídeo no Museu Egípcio e Rosa Cruz e ao Museu de Tutankhamon

Confira o vídeo que fizemos em nossa última visita ao Museu Egípcio e Rosa Cruz e ao Museu de Tutankhamon: 

Publicidade.

O que ver no complexo Rosa Cruz:

Nós visitamos o museu algumas vezes e a cada visita sempre há uma novidade. Recentemente foi inaugurado no complexo um Museu incrível dedicado ao Faraó Tutankhamon: “O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon“, além disso, também foi inaugurado o Complexo Luxor, onde podemos visitar a “Alameda das Esfinges“.

Museu Egípcio de Curitiba
Museu Egípcio de Curitiba

 

Agora, além do próprio Museu Egípcio, o visitante que for até o complexo também tem a oportunidade de conhecer estes dois novos espaços.

Confira as principais características de cada um dos setores disponíveis: 

  • Museu Egípcio

Inaugurado em 1990, o Museu Egípcio conta com um acervo formado por réplicas de objetos egípcios expostos em vários museus do mundo, como nos EUA, na Europa e no próprio Egito.

Museu Egípcio
Museu Egípcio

As réplicas são idênticas e causam a mesma impressão visual dos objetos originais.

São cerca de 700 peças relacionadas ao Antigo Egito, porém, são expostas cerca de 140 a 200 peças no museu.

Normalmente a cada 2 anos o museu troca a exposição, com peças diferentes e uma nova temática. Atualmente a exposição se chama “Akhet: o horizonte dos deuses”, porém não tem previsão de mudança devido à pandemia.

Como é a visita ao Museu Egípcio:

A visita ao Museu Egípcio tem início após a loja que fica na entrada do museu. Nesta loja é possível comprar algumas lembranças do Egito e do Museu Egípcio.

A primeira peça em exposição é uma réplica da Estela de Roseta, documento esse que tornou possível decifrar a escrita hieroglífica.

Seguindo em frente o museu se divide em mais 3 salas, além da Tumba da Múmia Tothmea.

Na primeira sala o visitante poderá ver ferramentas usadas por trabalhadores nas construções, além de imagens de Imhotep, o arquiteto que projetou a primeira pirâmide egípcia e que mais tarde foi adorado como divindade pelos egípcios.

Nesta sala também há fragmentos de relevos das mastabas, que eram formatos de tumbas anteriores às pirâmides, que pertenciam aos nobres.

primeira sala
Primeira sala

Na segunda sala estão objetos utilizados por sacerdotes e reis em cerimônias. Além disso também é possível ver elementos arquitetônicos como a estátua colossal de Amenhotep IV – Akhenaton e a esfinge da rainha-faraó Hatshepsut.

segunda sala - acervo museu
Segunda sala

Na terceira sala estão diversos objetos que eram colocados nas tumbas, como as estatuetas shabits, pequenos servidores que tomavam vida no outro mundo e serviam ao defunto.

Também há representações de divindades egípcias, como o Deus Sokar, além de pinturas similares às tumbas da época.

Terceira Sala.
Terceira Sala.

Após as 3 salas chega-se ao local onde está a Múmia Tothmea. O local é climatizado para preservar a múmia, além disso não é permitido que o visitante filme, nem fotografe a múmia.

Pouco antes de entrar ao Sarcófago, onde está a Múmia Tothmea, o visitante poderá ver uma apresentação em vídeo com uma animação que supostamente reproduz as possíveis características físicas da Tothmea quando ela era viva.

Filme sobre a Mumia.
Filme sobre a Múmia

As imagens foram feitas através de estudos e com ajuda de tecnologia 3D e são projetadas em uma sala que reproduz uma tumba egípcia da 18ª Dinastia.

Múmia Tothmea – Única múmia egípcia do Brasil

Além das réplicas, o acervo do museu conta com 2 múmias originais: uma egípcia e uma andina.

A múmia mais famosa (e principal atrativo do museu) é a Múmia Tothmea, uma múmia de uma mulher egípcia que viveu há cerca de 2700 anos.

Não se sabe ao certo a história de sua vida e seu próprio nome verdadeiro é desconhecido. Suponha-se que ela tenha sido cantora, ou musicista de um templo egípcio dedicado à deusa Ísis.

A Múmia Tothmea faz parte do acervo do Museu Egípcio desde 1995 e depois que o Museu Nacional no Rio de Janeiro infelizmente pegou fogo, passou a ser a única múmia egípcia no Brasil.

ùnicca múmia egípsia do BRasil
Múmia Tothmea. Foto: Gazeta do Povo

Múmia Wanra – Múmia andina

Também faz parte do acervo do museu, a Múmia Wanra, que é uma múmia de uma criança andina de aproximadamente 2,5 anos.

Esta segunda múmia foi doada ao Museu em 2009, mas só começou a ser exposta a partir de 2013.

mumia-andina - Curitiba
Múmia Andina Wanra. Foto: Universidade Rose-Croix

Atenção: é proibido tirar fotos ou filmar as múmias!

Sala interativa

O museu ainda conta com uma sala interativa, onde é possível ter mais informações sobre a história egípcia através de tablets disponíveis ao público (desativado momentaneamente devido à pandemia).

Museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon

O novíssimo Museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon foi inaugurado no final de 2019 e devido à pandemia precisou ficar fechado por um bom período logo após sua inauguração.

Museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon
Museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon

Agora, reaberto recentemente, fomos conhecê-lo e adoramos! O museu foi desenvolvido em parceria com o Laboratório Rosso e com o arqueólogo egípcio e cientista Zahi Hawass, apresentador do programa Caçador de Múmias, no  History  Channel.

O museu conta a história de Tutankhamon, Faraó que governou o Egito no século XIV a.C., de 1333 a 1323 a.C..

Museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon
Museu O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon

Ao contrário do Museu Egípcio que tem rotatividade de acervo, este museu tem exposição permanente, constituída por réplicas perfeitas dos principais objetos encontrados em 1922, na tumba de Tutankhamon. As peças foram confeccionadas pelo laboratório do Conselho de Antiguidades do Egito.

Segundo a direção do museu, os objetos selecionados estão relacionados ao poder real, associados ao cotidiano, ao divino e à garantia de vida além do túmulo deste rei.

Como é a visita ao Museu de Tutankhamon:

O Museu de Tutankhamon está dividido em 4 partes divididas em 2 andares.

No primeiro andar, na primeira parte do museu: a descoberta da tumba de Tutankhamon – é possível ver e entender como foi o período das grandes escavações no Cairo. Destaque para as expedições do britânico Howard Carter, que foi quem encontrou a tumba de Tutankhamon.

a descoberta da tumba de Tutankhamon
Sala: “a descoberta da tumba de Tutankhamon”

A segunda parte: a vida do rei – faz um estudo de como era a vida de um faraó desde a infância. Nesta parte há jogos com que o jovem faraó brincava, além de objetos que foram encontrados em sua tumba.

Nesta parte do museu, entre outras coisas, é possível ver um carro de guerra, ou biga, que também era usada por famílias privilegiadas,

sala a vida do rei
Sala: “a vida do rei”

Já no segundo andar está a terceira parte da exposição: religião e vida após a morte – neste espaço o acervo realmente impressiona com inúmeros objetos realmente incríveis.

Sala religião e vida após a morte
Sala: “religião e vida após a morte”

Eu mesmo, confesso que não era muito conhecedor da história de Tutankhamon e do Egito antigo, mas depois que visitei o museu já assisti vários documentários e estou buscando conhecer mais, pois a visita realmente impressiona.

Neste espaço destacam-se Sarcófagos e objetos da Tumba de Tutankhamon.

Sala: "religião e vida após a morte"
Sala: “religião e vida após a morte”

A última parte do museu chama-se: morte e sepultamento – Este local reproduz a tumba do faraó, com exatidão no tamanho e pinturas. Além disso há uma réplica do Sarcófago de Tutankhamon.

Sala morte e sepultamento
Sala: “morte e sepultamento”

É uma visita incrível e sem dúvidas realmente impressionante! Cabe ressaltar mais uma vez que os itens são réplicas idênticas aos originais, então se tiver um arranhão na peça original, estas peças também terão.

Complexo Luxor

Pra finalizar o passeio, ainda visitamos o Complexo Luxor e a também nova “Alameda das Esfinges“.

Complexo Luxor - Alameda das Esfinges
Complexo Luxor – Alameda das Esfinges

Este espaço tem como destaque uma sequência de esfinges que representa simbolicamente a avenida das esfinges que ligava o templo de Karnak ao templo de Luxor por cerca de 2,5 km. O caminho é percorrido pelos visitantes, assim como faziam os sacerdotes quando havia procissão em épocas faraônicas, conforme informações repassadas pela direção do museu.

As esfinges eram símbolos de proteção, e por isso geralmente flanqueavam os templos. Este é talvez o local mais “instagramável” do complexo e realmente chama bastante atenção pela beleza das esculturas posicionadas lado a lado ao longo de um enorme corredor.

Além da Alameda das Esfinges há também um Obelisco, que é uma réplica da famosa peça egípcia datada de 2433 a.C., originalmente erguida em Heliópolis, no Egito. É o único no estilo aqui em Curitiba.

Complexo Luxor - Alameda das Esfinges - Obelisco
Complexo Luxor – Alameda das Esfinges – Obelisco

Também há uma Estátua do Imperador Romano Cézar Augusto, uma réplica do “Augusto de Prima Porta” que está no Museu do Vaticano.

Complexo Luxor - Estátua do Imperador Romano Cézar Augusto
Complexo Luxor – Estátua do Imperador Romano Cézar Augusto

E finalmente o Memorial Rosacruz, um espaço inaugurado em 1987, com a finalidade de proporcionar um ambiente de recolhimento para meditação.

Memorial Rosacruz
Memorial Rosacruz

Este espaço é muito bonito, com decoração típica, com inscrições egípcias e a presença de uma pirâmide em seu centro. Esta pirâmide foi reformulada em 2017, inspirada no Akhnaton’s Shrine do Parque Rosacruz de San Jose, localizado nos EUA.

Biblioteca Alexandria

O complexo da Ordem da Rosa Cruz de Curitiba também possuí uma biblioteca, a Biblioteca Alexandria, que disponibiliza matéria para consulta local.

Esta biblioteca foi inaugurada junto com o Museu Egípcio, em 1990. Hoje ela conta com mais de 10.000 livros.

Além do museu, das belas edificações e da biblioteca, o complexo conta com um belo jardim que complementa o passeio.

Como chegar ao Museu Egípcio

O Museu Egípcio e Rosa Cruz e o Museu Tutankhamon ficam no bairro do Bacacheri, a cerca de 9 km do centro de Curitiba.

O Museu é acessado através da Av. Pref. Erasto Gaertner que é a principal rua do bairro, sendo uma rua paralela à Rua Nicarágua, que é a rua do museu.

Um aplicativo do centro da cidade até o Museu fica em torno de R$22,00.

Há muitos ônibus que passam próximo ao museu, porém a maioria deles são alimentadores. Em nossa opinião a melhor opção em transporte público é ir até o Terminal do Boa Vista e de lá fazer uma baldeação com um dos alimentadores: B-43 (Rio Verde), 322 (Vila Esperança), ou 343 (Bairro Alto-Boa Vista). Peça para descer no “Museu da Múmia” atrás do parque Bacacheri. Custo do ônibus por pessoa R$4,50.

Do centro, no Terminal do Guadalupe (exige atenção), há alguns ônibus diretos que param há cerca de uma quadra do Museu. As linhas N-62, N-63 e C-72, que ligam Curitiba à região metropolitana de Curitiba, passam na Avenida Erasto Gaertner, que fica a uma quadra do museu.

SERVIÇO:

Museu Egípcio e Rosa Cruz

Horário:

Terças à Sextas-feiras (Fechado Segundas-Feiras)
10h às 17h30
Sábados, Domingos e Feriados
10h – 17h

Endereço: O Museu fica localizado na Rua Nicarágua, 2620, no bairro do Bacacheri, bem atrás do Parque Bacacheri.

Preço dos Ingressos:

Museu Egípcio + Complexo Luxor + Museu Tutankhamon: R$34,00
Novo Museu Tutankhamon R$24,00
Museu Egípcio + Complexo Luxor R$10,00

*Meio ingresso disponível para todas as categorias de visitações (estudantes rosacruzes, crianças até 12 anos, idosos, estudantes, professores mediante documento comprobatório, doadores de sangue e pessoas com necessidades especiais).

Mais informações aqui.

Localização do Museu:


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem no Paraná através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para explorar a região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Museu Egípcio e Rosa Cruz?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar

Se tiver mais alguma dica sobre este museu deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros. Até a próxima. 🙂

Artigo anteriorO Castillo del Morro, a mais emblemática fortaleza de Havana.
Próximo artigoCastillo San Felipe de Barajas, o protetor de Cartagena de Indias
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

12 COMENTÁRIOS

    • Pois é, não sei de onde tirei Vera. Mas foram só em algumas citações, rsrsrs Na maioria do post estava correto, de qualquer forma, já foi corrigido, obrigado pela observação. Desculpe. 🙂

  1. Olá…a entrada do museu não é gratuita.
    10 reais inteira e 5 reais meia. Você tem direito a 2 ingressos. Um para a parte interna do museu e outro para visitar o belo jardim.

    • Olá Lilia, obrigado pela atualização. O Museu era gratuito quando escrevemos este post, precisamos atualizá-lo, inclusive com novas informações a respeito dos novos atrativos. Obrigado por nos lembrar!

  2. Se tem um arrependimento que eu nutro é o de não ter ido a esse museu quando estive em Curitiba. O Uber pra lá tava caro e por algum motivo que não me recordo qual, acabei não indo de ônibus (será que não tinha?).

    Enfim, agora está na minha lista de lugares para conhecer quando retornar à cidade.

    • Oi Gisele! Você tem um super motivo pra voltar pois o Museu está ainda mais legal, aliás agora são 2 museus. Abriu faz pouco tempo o Museu de Tutancâmon. Nós estamos esperando a pandemia passar e o museu reabrir pra gente voltar lá. 😉

      Tem ônibus sim, mas a maioria deles passa na rua próxima a Erasto Gaertner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here