O que fazer em Castro – Cidade histórica no interior do Paraná.

Publicidade:

Castro é uma cidade histórica do Paraná, originada em função da passagem dos tropeiros. É uma das cidades mais antigas do estado e além de possuir muita história, também é agraciada por paisagens naturais maravilhosas! No post de hoje te convidamos a conhecer está bela cidade! Confira o que fazer em Castro:

O que fazer em Castro
O que fazer em Castro

Castro – Uma das cidades mais antigas do Paraná

A freguesia de Santana do Iapó foi criada em 1774, sendo elevada a categoria de vila 4 anos mais tarde. Desde então passou a se chamar Vila Nova de Castro, nome ao qual carregou até o ano de 1857, quando passou a ser cidade e foi nomeada apenas como Castro.

O que fazer em Castro - Paraná
O que fazer em Castro.

Foi o primeiro município instituído na recém criada Província do Estado do Paraná. Alguns anos mais tarde, quando Curitiba foi invadida durante a Revolução Federalista de 1894, chegou inclusive a ser a capital interina do estado.

A origem de Castro está totalmente ligada ao tropeirismo e assim como outras cidades paranaenses, como a Lapa, Ponta Grossa e Carambeí, Castro também estava no caminho dos tropeiros.

ALUGUE UM CARRO: Explore as cidades da região e descubra as belezas dos Campos Gerais! Alugue um carro e tenha mobilidade e independência. 

Os tropeiros levavam gado de Viamão, na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, até Sorocaba, em São Paulo.

Ao longo do caminho dos tropeiros várias cidades foram fundadas. Castro é uma delas.

Monumento em homenagem aos tropeiros.
Monumento em homenagem aos tropeiros.

Castro é a terceira cidade mais antiga e também o terceiro maior município do estado! Sua localização entre o primeiro e o segundo planalto paranaense é repleta de belas paisagens naturais, com destaque para o imenso Cânion do Guartelá, um dos maiores do mundo.

Publicidade.

Além das paisagens naturais, Castro destaca-se pela imigração europeia, em especial pelos colonos holandeses. Um dos maiores atrativos de Castro é a Colônia holandesa Castrolanda, onde há um dos maiores moinhos do mundo.

Vídeo em Castro:

Confira o vídeo que fizemos mostramos alguns dos principais atrativos de Castro:

Aproveite pra se inscrever em nosso canal do Youtube


 LEIA TAMBÉM: 

9 Cidades para conhecer nas proximidades de Curitiba. 
Roteiro de 4 dias nos Campos Gerais. 
Conheça a Lapa no Paraná.

O que fazer em Castro

Confira agora os principais atrativos turísticos de Castro:

  • Cânion Guartelá

O maior atrativo natural da região de Castro sem dúvida alguma é o imenso Cânion Guartelá!

Cânion Guartelá
Cânion Guartelá

Este cânion é considerado o cânion mais longo do Brasil e o sexto maior do mundo. Possui mais de 30 km de extensão e além de Castro também abrange o município vizinho de Tibagi.

Ao longo destes 30 km existem alguns pontos distintos de visitação ao cânion, como hotéis fazendas, campings e um Parque Estadual. Há opções de trilhas e diversas outras atividades.

Parque Estadual do Guartelá

O principal ponto de visitação ao Cânion Guartelá fica próximo do centro de Tibagi, a cerca de 45 km do centro de Castro.

Cânion Guartelá
Parque Estadual Guartelá

No Parque Estadual Guartelá é possível fazer uma trilha básica, onde além de avistar a imensidão do cânion, o visitante também poderá ver cachoeiras e se banhar nos sumidouros do Arroio Pedregulho.

Os Panelões do Guartelá.
Os Panelões do Guartelá.

Além disso, no Parque Estadual Guartelá há outra trilha mais completa, que além de percorrer todos os principais pontos de interesse, também vai há lugares exclusivos, incluindo uma localidade onde existem pinturas rupestres.

Aberto de Quarta a Sexta-feira e em feriados nacionais das 9h às 16h30
Entrada gratuita
Telefone: 0800-643-1388 / 3916-2150

Saiba mais sobre o Parque Estadual do Guartelá

  • Centro Histórico de Castro

O pequeno e simpático centro histórico da cidade de Castro possui um charme bastante especial. Nele estão alguns dos principais atrativos da zona urbana.

É possível visitar os principais pontos de interesse do centro histórico caminhando. Abaixo alguns dos principais atrativos:

Praça Manoel Ribas

A Praça Manoel Ribas é o coração do centro histórico de Castro e ponto de encontro dos moradores locais.

O que fazer em Castro - Praça Manoel Ribas
Praça Manoel Ribas

Em seu entorno estão várias casarões coloniais coloridos, entre eles alguns bares e também o Teatro Bento Mossurunga.

Museu do Tropeiro

O primeiro museu do Brasil dedicado ao tropeirismo é também o principal museu de Castro. Neste museu é possível conhecer um pouco mais sobre o tropeirismo através de objetos, fotos e documentos da época.

Museu do Tropeiro - Castro
Museu do Tropeiro

O museu está alojado em uma das casas mais antigas da cidade, uma construção do século XVIII, reformada em 1975, dois anos antes da inauguração do museu.

No acervo de cerca de 400 peças, estão expostas vestimentas, montarias, objetos pessoais de tropeiros, mapas, documentos, móveis antigos, além de uma pequena exposição de arte sacra.

O Museu do Tropeiro fica a uma quadra da Praça Manoel Ribas, atrás da Igreja Nossa Senhora de Santana.

Aberto de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
Aos Sábado e Domingo, das 9h às 13h.
Entrada gratuita.
Telefone: (42) 2122-5534

Igreja Nossa Senhora Santana

Localizada a cerca de uma quadra da Praça Manoel Ribas a Igreja Nossa Senhora Santana é uma das igrejas mais antigas dos Campos Gerais. Sua construção começou em 1704, sendo realizada por escravos.

Igreja Nossa Senhora Santana - Castro
Igreja Nossa Senhora Santana

A igreja, que na época era apenas uma capela, foi construída com barro em taipa de pilão e foi concluída em 1860. Mais tarde foi reconstruída e entre os anos de 1945 a 1960 ganhou o formato atual.

Na Igreja Nossa Senhora Santana destacam-se os 5 lustres de cristal, presentes de D. Pedro II, e um sino, que segundo conta a lenda, rachou de tanto tocar em comemorações ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Telefone: (42) 3232-5494

Casa de Sinhara

Localizada junto a praça que fica em frente a Igreja Nossa Senhora Santana, bem ao lado do belo edifício do Colégio San José, a Casa de Sinhara é um pequeno museu dedicado às mulheres que habitaram Castro nos séculos XIX e XX.

Museu do Tropeiro - Casa de Sinhara
Casa de Sinhara

O museu está alojado em um antigo casarão de taipa do ano de 1790, em seu acervo destacam-se mobílias, acessórios e utensílios domésticos utilizados pelas “sinharas” da época.

A casa de Sinhara faz parte do Museu do Tropeiro.

Aberto de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
Aos Sábado e Domingo, das 9h às 13h.
Entrada gratuita
Telefone: (42) 2122-5530

Casa da Praça

Do outro lado da pracinha, de frente para a Casa de Sinhara, está a Casa da Praça, outra casa do mesmo estilo, datada de 1863.

Nesta casa funciona um centro cultural que costuma receber exposições de artistas locais e regionais, além de eventos culturais.

Entrada gratuita.
Telefone: (42) 2122-5530

Casa da Cultura Emília Erichses

Um pouco mais afastada da zona principal do centro histórico (cerca de 2 quadras), na antiga Rua das Tropas, fica a Casa da Cultura Emília Erichses.

Casa da Cultura Emília Erichses
Casa da Cultura Emília Erichses

Nesta casa colonial, em 1862, a professora Emília Erichsen fundou o que seria o primeiro “jardim de infância” do país. Para isso ela utilizou métodos inspirados nas ideias do educador alemão Friedrich Froebel.

Atualmente o local funciona como Casa da Cultura e Arquivo Público Municipal.

Aberto de Segunda a Sexta-feira, das 8h as 11h30 e das 13h as 17h30.
Entrada gratuita
Telefone: (42) 2122-5532

  • Parque Balneário Dr. Libânio Estanislau Cardoso – Prainha

A Prainha do Rio Iapó é um dos principais pontos de entretenimento dos moradores locais. O parque fica às margens do Rio Iapó em volta de uma pequena praia de rio.

No local há quiosques com churrasqueiras, espaço para piquenique, lanchonete e uma série de esculturas interessantes.

Prainha do Rio Iapó
Prainha do Rio Iapó
  • Parque Lacustre

Outro ponto de entretenimento é o Parque Lacustre, ainda no perímetro urbano da cidade.

O que fazer em Castro - Parque Lacustre
Parque Lacustre

Neste local há um grande lago, pista para exercícios, espaço para piquenique e gansos, muitos gansos.

  • Morro do Cristo

Do ladinho do Parque Lacustre, o Morro do Cristo é o ponto mais alto de Castro. No alto do morro há uma imagem de um pequeno Cristo Redentor e é possível avistar boa parte da cidade. É o lugar ideal para quem quer ver Castro do alto!

O que fazer em Castro - Morro do Cristo.
O que fazer em Castro – Morro do Cristo.

No local há um restaurante, mas parece estar desativado, aliás, quando visitamos o Cristo, em duas ocasiões diferentes, o lugar parecia um pouco abandonado. Ainda assim vale a pena dar uma visitada rápida. O carro sobe até os pés do Cristo.

O que fazer em Castro

Nos dias em que estivemos lá havia bastante lixo, como garrafas de bebidas, latas, etc. Parece que os moradores frequentam ali durante à noite para beber, o problema é que, pelo jeito esquecem de jogar o lixo nas lixeiras. :/

Há estacionamento no local, entrada gratuita.

  • Centro Cultural Castrolanda

Ta aí um lugar realmente imperdível em Castro! Localizado a cerca de 10 km do centro histórico, o Centro Cultural Castrolanda é um dos lugares mais legais pra visitar nos Campos Gerais do Paraná!

Centro Cultural Castrolanda
Centro Cultural Castrolanda

Criado para homenagear os imigrantes holandeses que formaram a Colônia Castrolanda, o Centro Cultural Castrolanda é formado por 2 edifícios típicos holandeses.

O destaque do complexo fica por conta da maior atração do local, o moinho “De Immigrant”, uma réplica em tamanho original de um moinho do norte da Holanda chamado “Woldzigt”.

Centro Cultural Castrolanda
Centro Cultural Castrolanda

Memorial da Imigração Holandesa

Instalado no interior do moinho “De Immigrant”, o Memorial da Imigração Holandesa foi inaugurado em 2001, em comemoração aos 50 anos da chegada dos imigrantes holandeses que fundaram a Colônia Castrolanda.

O que fazer em Castro - Moinho De Immigrant - Castrolanda
Moinho De Immigrant – Castrolanda

São 4 espaços abertos a visitações, onde além de objetos que remetem às tradições holandesas, é possível conhecer mais sobre moinhos e sobre o próprio funcionamento do moinho “De Immigrant”.

Memorial da Imigração Holandesa
Tamancos holandeses.

Junto ao prédio há também uma loja de artesanatos com produtos típicos da Holanda, uma biblioteca, um salão para eventos e um restaurante/café.

Museu Histórico Castrolanda

Praticamente ao lado do moinho há outra edificação com arquitetura holandesa que chama atenção, trata-se do Museu Histórico Castrolanda.

Esta edificação é a representação de uma típica construção das fazendas do nordeste holandês, onde a residência da família e o celeiro da fazendo ficam na mesma edificação.

O que fazer em Castro - Museu Histórico Castrolanda
Museu Histórico Castrolanda

Neste museu é possível conhecer a história dos imigrantes que colonizaram a Colônia Castrolanda, além da própria história da Castrolanda.

Ainda na Castrolanda há também um local chamado “Cidade do Leite”, formado por várias edificações típicas da Holanda e pavilhões de exposições.

A Cidade do Leite serve para a realização de grandes eventos, como é o caso do festival “Agroleite”, entretanto não está disponível para visitação em dias normais.

Cidade do Leite - Castrolanda
Cidade do Leite – Castrolanda. Foto: Centro Cultural Castrolanda.

Aberto de Sexta-feira a Domingo e nos feriados. Das 13h às 18h.
Entrada: R$15,00
Telefone: (42) 99156-3356

>>> Confira o post completo que fizemos sobre o Centro Cultural Castrolanda

  • Fazenda Capão Alto

Localizada a cerca de 13 km do centro histórico de Castro, a Fazenda Capão Alto foi um dos primeiros pontos de parada dos tropeiros que cruzavam a região. Antes disso, já servia de parada para os mineradores que seguiam para as recém-descobertas Minas Gerais.

Fazenda Capão Alto
Fazenda Capão Alto. Foto: Divulgação.

No local foi criado o primeiro assentamento da região, que mais tarde seria transferido, dando origem à Castro.

A Fazenda é repleta de história e é tombada como Patrimônio Histórico do estado do Paraná desde a década de 80. Além disso também está em processo de tombamento federal.

No local é possível visitar a sede da fazenda, construída em 1858, assim como é possível ver as ruínas de uma capela de taipa de pilão e outras construções datadas de 1740.

Aberta de Terça-feira a Domingo, das 9h às 18h.
Entrada: R$ 6,00
Telefone: (42) 9981-6111

  • Salto da Cotia

Localizado a cerca de 35 km do centro de Castro, o Salto da Cotia é uma cachoeira de cerca de 60 metros de altitude, com um poço com profundidade super rasa, cerca de 0,50 cm.

Salto da Cotia
Salto da Cotia. Foto: Johnny S, via Wikiloc

Este salto fica em uma propriedade particular e tem acesso permitido apenas com guias autorizados.

Normalmente a visita ao Salto da Cotia é feita em conjunto com visita à Fenda do Nick, que parte de Tibagi.

  • Outras atrações:

Além de todas as atrações citadas acima, há outros atrativos na região, como por exemplo a visita a Chácara Emilia, onde é possível conhecer mais sobre a produção de leite. As saídas acontecem da Pousada Oosterhuis (42) 3234-1566).

Há também algumas atividades com acesso mais complicado, como é o caso do Morro do Canha, da Queda do Pulo, do Salto São João e de algumas grutas existentes no local. Contacte um guia local para mais informações sobre estes passeios.

  • Atrações nos arredores de Castro

Se você for visitar Castro e tiver tempo sobrando, aproveite para explorar também os municípios vizinhos. Certamente será uma excelente opção!

Há muitas atrações interessantes na região! Não deixe de conhecer os atrativos de Jaguariaíva, Ponta Grossa, Carambeí, Tibagí e Sengés, ambas cidades com muitas opções de turismo.

Como chegar à Castro

  • De Carro

A partir de Curitiba

Castro está localizada a pouco mais de 150 km da capital do Paraná.

De Curitiba há 2 opções para chegar até Castro. A primeira opção, mais prática e mais fácil, é seguir a BR-376 (duplicada) até Ponta Grossa. A partir de Ponta Grossa seguir a PR-151 por mais 42 km até até Castro. O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas. Há 3 pedágios no caminho.

A segunda opção é por Campo Magro através da PR-090. Em seguida através da PR-340. Esta opção é mais sinuosa, com pista simples. Bom pra quem gosta de paisagens bucólicas. Apesar de ser um trecho mais curto, a estrada é pior e o tempo de viagem aumenta em mais uma hora.

A partir de São Paulo

Partindo de São Paulo via SP-270, o acesso é feito através da SP-258, já no Paraná a rodovia se transforma em PR-151 e dá acesso à Castro.

  • De ônibus

A empresa Princesa dos Campos faz o Trajeto Curitiba-Castro em torno de 3 horas. O valor é de aproximadamente R$55,00 por pessoa, ou seja, uma boa opção é alugar um carro para ir até Castro e explorar a região.

  • Com agências

Também é possível fazer um tour privado de Curitiba à Castro com agências de viagens! Além disso na cidade também guias e agências regionais.

Onde ficar em Castro

Castro possui algumas opções de hospedagens próximas ao Centro Histórico e também ao redor do centro, confira:

No Centro Histórico:

Central Palace Hotel (8,7)
Hotel Rota Dos Tropeiros (8,7)
Hotel Buganville Express (8,0)
Grande Hotel (6,5)

Fora do Centro Histórico

Chacara Bailly (9,5) – 2,5 km do centro
Hotel Pousada Oosterhuis (9,1) – 9 km do centro (ao lado do Centro Cultural Castrolanda)
Pousada Bela Vista (8,8) – 2,1 km do centro
Urano Business Hotel (?) – 1,8 km do centro

Onde já ficamos em Castro

Até hoje ainda não nos hospedamos na cidade de Castro.

Lista com hospedagens em Castro. 

Gostou deste post sobre o que fazer em Castro?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre Castro deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados abaixo. Até a próxima. 🙂


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Castro e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para explorar Castro e região!  Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ:

+ Parque Estadual de Vila Velha, um dos principais atrativos do Paraná.
+ Buraco do Padre – Uma das cachoeiras mais belas dos Campos Gerais. 
+ O que fazer em Morretes – Uma das cidades mais encantadoras do litoral do Paraná.
+ Recanto Saltinho – Cachoeira, camping e natureza a 80 km de Curitiba.


Salve este post no Pinterest para ler quando quiser! – Conheça nosso painel

O que fazer em Castro - Pinterest

Artigo anteriorO que fazer em Oaxaca de Juarez, uma das cidades mais culturais do México.
Próximo artigoComo é visitar o Mercado Central de Santiago, no Chile.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

8 COMENTÁRIOS

  1. Quanto lugar bacana pra conhecer por lá. N9s ainda não conseguimos explorar todas essas atrações. Quem sabe em nosso próximo roteiro pela regiao conseguiremos. Amamos conhecer a colônia holandesa e o moinho. Foi um passei muito legal!

  2. A dorei sabe um pouco da cidade maravilhosa que e castro até porque tem também meu sobre nome cidade linda que tive o previlegio de passar quase vinte e um dia aí porque sou de Manaus Amazonas e minha esposa foi trabalhar aí como farmacêutica gostei muito da cidade infelizmente não deu para nois fica morando aí

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here