Que tal conhecer uma das regiões mais belas e culturais do México? No post de hoje te convidamos a conhecer a capital do estado de Oaxaca. Saiba o que fazer em Oaxaca de Juarez, uma região cheia de belezas naturais, onde a cultura dos povos originários ainda predomina fortemente!
Oaxaca de Juarez – México
Oaxaca de Juarez é a capital do estado de Oaxaca e é uma das cidades mais mexicanas do México! Isso mesmo, Oaxaca de Juarez, ou simplesmente Oaxaca, é o México mais tradicional que podemos imaginar!

Quando decidimos viajar para o México queríamos muito conhecer 2 cidades: Guadalajara e Oaxaca de Juarez. Ambas são emblemáticas e em nosso entendimento são as cidades mais típicas do México.
O problema é que desembarcamos na Cidade do México e como tínhamos apenas 15 dias no país, não seria viável visitar as 2 cidades.
Decidimos então ir para o sul e fomos até Oaxaca, localidade a qual dizem ser a parte mais mexicana do México.
>>> SEGURO VIAGEM: Não viaje para o México sem SEGURO VIAGEM! Faça uma cotação agora e viaje tranquilo!

A cidade foi fundada em 1532, entretanto a região já é habitada há milhares de anos e abriga até os dias de hoje uma população remanescente dos povos pré-hispânicos, com destaque para os Zapotecas e os Mixtecas.
Oaxaca é uma das regiões onde a cultura indígena mais predomina e é possível ver isso facilmente nas ruas, na população, nas comidas e na cultura em geral. Oaxaca é o estado mexicano onde vivem mais grupos étnicos e onde mais línguas indígenas são faladas.

Em 2018 a cidade foi considerada pela National Geografic como um dos cinco melhores destinos para se visitar.
Nós visitamos Oaxaca de Juarez depois de visitarmos a bela cidade de Puebla, que fica entre Oaxaca e Cidade do México. Nos encantamos muito e certamente foi um dos lugares mais sensacionais que já conhecemos.
>>> TOURS E EXPERIÊNCIAS EM OAXACA: Encontre passeios, experiências e ingressos antecipados aqui.
O que fazer em Oaxaca de Juarez
Grande parte dos principais atrativos de Oaxaca de Juarez ficam no próprio centro histórico da cidade e é possível visitá-los facilmente caminhando.

Já os atrativos que ficam nos arredores da cidade são podem ser visitados através do transporte público, por conta própria, ou através de tours guiados.
Centro Histórico de Oaxaca
O Centro Histórico de Oaxaca é cheio de casas coloniais coloridas e caminhar por ele é uma grande imersão cultural.

Quem nos conhece sabe que uma das coisas que mais gostamos de fazer é perambular sem rumo pelas ruas das cidades! Oaxaca de Juarez é um lugar ideal, já que seu centro histórico é considerado um dos maiores de todo o México.

Além das edificações coloniais e do colorido, podemos observar a herança deixada pelos povos originários, aliás, não podemos deixar de mencionar que Oaxaca é uma das regiões mexicanas onde a predominação indígena destaca-se.
A região foi habitada ao longo de mais de 15 séculos por vários povos pré-hispânicos, com destaque para os Olmecas, Mixtecas e Zapotecas.
Ao caminhar pelas ruas de Oaxaca é comum encontrar os descendentes destes povos. São identificados facilmente pelas roupas caracterizadas e repletas de cores. Uma característica marcante da região.

E por falar nos povos pré-hispânicos, ali pertinho do centro de Oaxaca está o sítio arqueológico Monte Albán, a antiga capital da civilização Zapoteca e uma das principais atrações da região!
Juntamente com o Monte Albán, o centro histórico de Oaxaca é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1987.
Edificações coloniais, casas coloridas, ruas de pedras, igrejas e mercados populares são algumas das atrações do Centro Histórico de Oaxaca, confira:
Zócalo
O Zócalo é a praça principal de Oaxaca. Aliás, todas as cidades do México possuem um Zócalo. É sempre a praça principal da cidade, como uma Plaza Mayor ou Plaza de Armas em outros países latinos.

Coração do centro histórico, o Zócalo é e um dos lugares mais movimentados da cidade. Ao seu redor estão várias edificações importantes, além de restaurantes e hotéis.
Na ocasião em que visitamos Oaxaca estava rolando um protesto no Zócalo e havia um grande acampamento de professores em plena praça.
Também há em um dos lados da praça várias barracas de ambulantes vendendo souvenires, artesanatos, roupas típicas e tudo que você possa imaginar.

A maioria dos atrativos da cidade ficam nos arredores do Zócalo, ou seja, é um lugar ideal para começar a explorar a cidade e também serve como ponto de referência nas caminhadas pra lá e pra cá…
Catedral de Nuestra Señora de La Asunción – Catedral de Oaxaca
A Catedral de Oaxaca fica bem ao lado do Zócalo, em pleno Centro Histórico. Começou a ser construída em 1535, mas só ficou pronta muito tempo depois, em 1733. Neste tempo todo foi destruída várias vezes por terremotos e precisou ser reconstruída reiteradas vezes até sua fundação.

Em 1931 sofreu com mais um terremoto e suas torres foram destruídas. As torres atuais foram construídas depois e não são originais.
Mercado Benito Juarez
Também nas proximidades do Zócalo está o Mercado Benito Juarez, um dos atrativos mais interessantes em Oaxaca.

Neste pitoresco mercado popular é possível imergir na cultura local e conhecer uma grande variedade de produtos regionais interessantíssimos.
Logo na entrada do mercado já é possível ver uma das iguarias mais exóticas do México, os famosos Chapulines.

Os Chapulines são pequenos grilos assados e fazem parte da culinária da região. São temperados com sal, limão e outras especiarias e são comidos puros, ou como recheios em outros pratos.
Além dos Chapulines, no interior do Mercado Benito Juarez é possível encontrar milhares de produtos bem interessantes.
Entre todos os produtos destacam-se os deliciosos queijos de Oaxaca, a imensa variedade de pimentas, o delicioso chocolate de Oaxaca, o mole negro oaxaqueño e as lojas de Mezcal!

Certamente o Mercado Benito de Juarez é um dos lugares imperdíveis da cidade! Não deixe de visitá-lo!
Mercado 20 de Noviembre
Praticamente ao lado do Mercado Benito de Juarez está o Mercado 20 de Noviembre. Neste mercado é possível provar comidas regionais e comprovar a fama que Oaxaca tem no que se refere a Gastronomia! As comidas oriundas de Oaxaca são servidas em várias partes do México.

Dentre as iguarias mais tradicionais destacam-se as Tlayudas! Não deixe de prová-las, são bem baratas e muito tradicionais em Oaxaca!

Andador de Macedonia Alcalá – Andador Turístico
Fechada para automóveis desde 1985, o Andador Turístico é uma das principais ruas da cidade. Trata-se de um calçadão transformado em ponto de encontro de moradores e turistas, onde podemos observar um frenético vai e vem de pessoas ao longo do dia e da noite.

O andador Turístico começa praticamente no Zócalo e segue até o Templo de Santo Domingo. Ao longo do caminho estão várias edificações interessantes, lojas, restaurantes, museus, sorveterias etc.
Certamente é um dos pontos mais interessantes para sentir o clima noturno de Oaxaca de Juarez.
Templo de Santo Domingo de Guzmán
Santo Domingo começou a ser construído em 1551 e desde sua inauguração em 1608 já foi convento dominicano, armazém militar, estábulo e claro, igreja.

Com sua arquitetura barroca, o templo se destaca no alto do Andador Turístico e somado aos demais setores do complexo formam um dos principais pontos de interesse de Oaxaca.
A beleza da igreja realmente chama atenção e assim como deve ser contemplada por fora, não se pode deixar de visitá-la por dentro! É linda!

Além do Templo de Santo Domingo o complexo abriga também o Jardim Botânico de Oaxaca, que funciona na antiga horta do convento e o Museo de las Culturas de Oaxaca, que funciona onde era o convento.
Ao lado da igreja há uma feirinha de artesanatos e alguns bares, restaurantes e cafés.
Jardim Etnobotânico
Junto ao Templo está o Jardim Botânico de Oaxaca, mais especificamente o Jardim Etnobotânico.

O Jardim Botânico exibe centenas de plantas, todas originárias de Oaxaca. Estas plantas começaram a ser plantadas em 1998 e continuam sendo plantadas até hoje.
Oaxaca não é apenas a região onde vivem mais grupos étnicos e onde mais línguas indígenas são faladas, é também o estado onde há mais espécies de plantas e animais.
A visita ao Jardim só pode ser realizada através de um tour guiado realizado pelo próprio Jardim.
Os tours em espanhol acontecem de segunda à sábado, as 10h, 12h e 17h. O custo é de 50 pesos por pessoa.
Também há tours em inglês (terça, quinta e sábado as 11h), francês (terça 17h) e alemão (quarta 17h) com custo de 100 pesos por pessoa.
Para mais informações: etnobotanico@infinitummail.com
Museus de Oaxaca
Culturalmente falando, Oaxaca é uma das regiões mais ricas do México e por este motivo a cidade não poderia deixar de ter vários museus interessantíssimos.
Alguns dos principais museus da cidade são o Museu de las Culturas (junto ao Templo de Santo Domingo), o Museo Textil, o Museo de Arte Prehispánico de México Rufino Tamayo e o Museo de los Pintores Oaxaqueños.
Basílica de Nuestra Señora de la Soledad
Construída entre 1682 e 1690 a Basílica de Nuestra Señora de la Soledad é uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Solidão, padroeira da cidade.

A igreja é muito bonita e ao lado dela há uma feirinha onde existem várias opções gastronômicas, incluindo vendedores ambulantes vendendo o delicioso milho assado com queijo oaxaqueño!

Nós nos hospedamos nesta região, pois os preços aí costumam ser mais baratos do que os preços ao redor do Zócalo.
Outras igrejas
Quem já viajou pro México sabe que existem muitas igrejas em praticamente todas as cidades. Em Oaxaca não poderia ser diferente e a cidade possui várias igrejas espalhadas por todos os cantos.

Dentre todas as igrejas destacam-se o Templo de San Agustin e o Templo de la Compañía de Jesus, que ficam próximos ao Zócalo.

Certamente você irá passar por eles o tempo todo quando estiver passeando pelo centro histórico.
Mercado de Abastos
Além dos mercados populares existentes no Centro Histórico, há também outro mercado popular que fica um pouquinho mais longe do centro.

O Mercado de Abastos é mais um mercado popular de Oaxaca, sendo o mais povão de todos! Não tem nada feito pra turista e muito provavelmente você não verá nenhum turista por lá, salvo alguns perdidos como nós.

Neste mercado há muitas coisas do dia a dia, como roupas e bugigangas de todos os tipos, entretanto é legal pra dar uma conferida no cotidiano dos locais.
O que fazer nos arredores de Oaxaca de Juarez
Monte Albán
Considerado como um dos sítios arqueológicos mais importantes de todo o México, as ruínas de Monte Albán remetem ao centro sócio-político mais importante da região.

O local foi a antiga capital do império Zapoteca e fica localizada a apenas 10 km de Oaxaca de Juarez. Certamente é um dos lugares mais incríveis da região e um dos passeios imperdíveis.

No sitio arqueológico há um museu e várias edificações interessantes. Destaque para as pirâmides e para o campo de “Juego de Pelotas”.
O sitio arqueológico fica no alto de uma montanha e tem acesso facilitado, sendo possível chegar por conta própria, ou através de tours realizados a partir de Oaxaca.
> Para mais informações sobre o impressionante sitio arqueológico Monte Albán acesse o post completo que fizemos sobre o local.
Hierve el Agua
Outro atrativo imperdível na região é a localidade chamada Hierve el Agua, na pequena cidade de San Lorenzo Albarradas, a cerca de 68 km de Oaxaca de Juarez.

Hierve el Agua é um conjunto de formações petrificadas e piscinas naturais originadas a partir de águas com alta concentração de carbonato de cálcio e outros minerais.
Devido a propriedade das águas, formações foram originadas ao longo de milhares de anos e assim deram origens às cascatas petrificadas. Estas cascatas em conjunto com as piscinas naturais e fervedouros, tornam o lugar um dos atrativos mais belos do México.

Hierve el Agua é incrível e por muito pouco não podemos dizer que é único no mundo! Não fosse Pamukkale, na Turquia, Hierve el Agua seria o único lugar existente. Como existem formações similares na Turquia, Hierve el Agua perdeu a exclusividade. Ainda assim é um lugar de destaque, afinal de contas só há dois lugares assim em todo o planeta.
É possível visitar o local por conta própria, ou através de agências.
Nós fizemos um post completo sobre Hierve el Agua, confira.
Mitla
Mitla é mais um sitio arqueológico super interessante na região. Fica localizado a cerca de 40 km de Oaxaca de Juarez, na cidade de San Pablo Villa de Mitla.

Assim como o Monte Albán, Mitla foi um importante centro urbano e foi habitada por Zapotecas, Mixtecas e Mexicas (Aztecas).
Mitla tem uma característica diferenciada, pois foi usada por todas as civilizações que a habitaram como cemitério. Parte do complexo foi usada para sepultar personalidades importantes das épocas e por este motivo Mitla é conhecida como a “cidade dos mortos”.
Para mais informações acesse o post completo que fizemos sobre Mitla, a cidade dos mortos.
Santa María del Tule – Árvore de Tule
Santa María de Tule fica a aproximadamente 11 km de Oaxaca de Juarez e tem como principal atrativo uma árvore, a famosa arvore de Tule!

Mas o que esta árvore tem de espacial? Esta árvore é simplesmente a árvore mais grossa do mundo, com um tronco de pouco mais de 58 metros de circunferência.
Para se ter uma ideia do tamanho da árvore, imagine que para abraçar esta árvore são necessárias cerca de 30 pessoas.
Além da árvore também há uma igrejinha histórica bonitinha pra visitar em conjunto com a árvore.

Este passeio faz parte das paradas realizadas nos passeios com agências que vão a Mitla e Hierve el Agua, mas também é acessível a quem quiser ir por conta.
Para mais informações acesse o post completo que fizemos sobre a Árvore de Tule, a árvore mais grossa do mundo.
Teotitlán del Valle
Teotitlán del Valle fica a cerca de 30 km de Oaxaca de Juarez, em plena Sierra de Juarez.
O vilarejo é considerado como uma das primeiras vilas fundadas pelos Zapotecas e a região ainda é uma das que mais preservam as tradições dos povos pré-hispânicos, inclusive mantendo o idioma. Em Teotitlán del Valle é comum pessoas que não entendem o idioma espanhol.

O principal atrativo de Teotitlán del Valle são as fábricas de tapetes existentes na região. São dezenas delas e quase todas preservam técnicas centenárias utilizadas pelas civilizações originárias.
A visita a uma fábrica de tapetes é realmente bastante interessante e nós podemos acompanhar e entender todas as fases da produção, incluindo a fiação, pigmentação e confecção dos tapetes.

Ainda é possível comprar os produtos feitos nas fábricas com preços mais camaradas do que os praticados em lojas comuns.
Nós fizemos um post completo sobre a Visita que fizemos a uma Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle, confira.
Fábricas de Mezcal
Quando pensamos no México, uma das coisas que mais remetem ao país é a lendária tequila. Impossível pensar no México e não associar à tequila não é mesmo? Embora seja a bebida mexicana mais famosa fora do México, no país muitas regiões não a tem como bebida popular.

É o caso da região de Oaxaca, onde a tequila só existe em bares e restaurantes turísticos. Nessa região a bebida mais popular e queridinha da população local é o Mezcal, bebida similar à tequila que difere quanto a quantidade de destilação e principalmente na espécie do Algave, a planta utilizada pra fazer as duas bebidas.
A visita à uma fábrica de Mezcal em Oaxaca é uma das atividades mais interessantes e logicamente não poderíamos deixar de fazer..
Na visita é possível entender um pouco sobre a bebida, ver o processo de produção e também degustar a dita cuja. Logicamente também nos é explicado a diferença da tequila e do Mezcal.

Se você quer saber mais sobre a produção de Mezcal e sobre a diferença entre esta bebida e a tequila, acesse o post completo que fizemos sobre a visita à fábrica de Mezcal em Oaxaca, confira.
>>> TOUR POR OAXACA: Visite Tula, Teotitlan del Valle, Hierve el Agua, Mitla e uma fábrica de Mezcal em um único dia! Contrate o tour aqui.
Convento de Cuilapam de Guerrero
O Convento de Cuilapam de Guerrero, também conhecido como Convento de Santiago Apóstol, é um antigo convento que começou a ser construído pelos padres dominicanos, no ano de 1559.

O convento foi construído para tentar reunir os indígenas locais e convertê-los ao catolicismo. Nós estamos acostumados a ver nos países do sul da América do Sul, as ruínas das missões jesuítas e pelo que entendemos, este convento seria construído com fins similares.
O convento nunca foi finalizado, entretanto, a jugar pela sua imensidão pode-se concluir que o convento poderia ser uma das maiores e mais belas construções da hispano-americano colonial.
O convento fica no povoado de Cuilapam de Guerrero, a cerca de 10 km do centro da capital. A entrada é gratuita e é possível chegar até lá através do transporte público.
Também é possível chegar lá através de tours organizados em Oaxaca de Juarez.
Zona Arqueologica de Atzompa
A Zona Arqueológica de Aztompa está localizada no alto do morro El Bonete, no município de Santa María Atzompa, a cerca de 8 km do centro de Oaxaca de Juarez.

Este sitio arqueológico fica tão somente a 4 km do Monte Albán e segundo o site do governo do México, foi habitado por sacerdotes e governantes Zapotecas nos anos de 650 a 900.
Atzompa tem como destaque o fato de possuir 3 campos do “Juego de Pelotas”, um deles com 45 metros, maior inclusive que o campo do Monte Albán.
O acesso à Atzompa é gratuito. O local é aberto diariamente das 8h às 17h.
Outros sítios arqueológicos
Além de Monte Albán, Mitla e Atzompa a região possui outros sítios arqueológicos menores. É o caso da Zona Arqueológica de Zaachila (15 km da capital), Lambityeco (30 km da capital), Dainzú (5 km da capital) e Huijazoo (35 km da capital).
Como chegar a Oaxaca de Juarez
De ônibus
Da Cidade do México os ônibus partem com sentido a Oaxaca a partir do Terminal Norte. São várias empresas fazendo o trajeto em vários horários. A empresa mais indicada é a empresa ADO – Autobuses de Oriente, pois os veículos são mais novos e há mais segurança. São aproximadamente 7 horas de viagens.
Nós fomos para Oaxaca a partir da cidade de Puebla, que fica no meio do trajeto. São cerca de 340 km e aproximadamente 4 horas de viagens. Utilizamos a empresa ADO.
De avião
Várias companhias aéreas fazem o trajeto a partir da Cidade do México (Volaris, Aeromar, Aeroméxico e Interjet). A viagem dura pouco mais de 1 hora e há vários horários durante o dia. Os preços das low costs costuma ser bem atraentes.
O Aeroporto de Oaxaca fica na cidade vizinha de Xoxocatlán. São cerca de 20 minutos em táxi, ou van compartilhada.
De carro
Também há a opção de alugar um carro. Neste caso dá pra explorar a região com bastante autonomia. Vale ressaltar que, assim com em outros países latinos, há relatos de policiais corruptos nas estradas. Caso deseje alugar um carro no México faça uma cotação aqui.
Qual a melhor época para visitar Oaxaca
Nós visitamos Oaxaca em abril e pegamos um clima seco e quente. Este clima quente se mantém desde abril até outubro. Já os meses mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro.
Os meses que mais chovem são julho, agosto e setembro. Em especial julho, que é o mês mais chuvoso com média de precipitação de 90 mm.
Segundo o site weatherspark, a melhor época pra visitar Oaxaca é do fim de fevereiro ao meio de maio.
Vale ressaltar que em Novembro acontece a tradicional comemoração do Dia de los Muertos. Nesta época a região recebe muitos turistas e a cidade fica cheia! Oaxaca é um dos lugares onde esta tradição é mais acentuada.
Onde se hospedar em Oaxaca
O melhor lugar para se hospedar em Oaxaca é nos arredores do Zócalo. Em compensação os preços costuma sem mais altos.
Nós ficamos hospedados em um hotel econômico que encontramos na hora e fica nas proximidades da Basílica de Nuestra Señora de la Soledad.
Você pode reservar sua hospedagem de maneira antecipada através dos links abaixo:
As hospedagens mais bem avaliadas:
Casa Antonieta (9,7) – 300 metros do Zócalo.
GRANA B&B (9,5) – 600 metros do Zócalo.
NaNa Vida Hotel Oaxaca ( 9,4 ) – 850 metros do Zócalo.
Grand Fiesta Americana Oaxaca (9,6) – 1,5 km do Zócalo.
Casa Carmen Reforma (9,6) – 1,1 km do Zócalo.
Hospedagem no centro
Hotel Parador de Alcalá (9,0) – 300 metros do Zócalo.
Quinta Real Oaxaca (9,0) – 600 metros do Zócalo.
La Catrina de Alcala (8,9) – 200 metros do Zócalo.
Hotel Casa Antigua (8,8) – 500 metros do Zócalo.
Hotel Abu (8,4) – 500 metros do Zócalo
- Hospedagem econômicas
Hostal Zipolite Arteaga (6,7) – 500 metros do Zócalo
Cielo Rojo Hostel (8,2) – 600 metros do Zócalo.
Hotel Parador San Jose (9,0) – 400 metros do Zócalo.
Andaina Youth Hostel (8,7) – 350 metros do Zócalo.
OYO Hotel Mi Casa (7,3) – 1,1 km do Zócalo.
Outras opções:
Lista com opções de hospedagens em Oaxaca de Juarez.
Ressaltando que na época das comemorações dos Dias de los Muertos a cidade fica cheio então é muito importante fazer reserva antecipadamente.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Oaxaca de Juarez através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje para o México com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.
CARRO: Alugue um carro para explorar Oaxaca e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre o que fazer em Oaxaca de Juarez?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.
Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Oaxaca deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O MÉXICO:
+ Museu de Frida Kahlo – La Casa Azul, como é a visita.
+ O que fazer em Cholula – Cidade da maior Pirâmide do Mundo.
+ Teotihuacan – A cidade dos Deuses e das pirâmides gigantes.


