Parque Tingui e Memorial Ucraniano – Conheça um dos parques mais belos de Curitiba.

Publicidade:

No post de hoje vamos falar sobre um dos parques mais tradicionais de Curitiba, o Parque Tingui! Este parque é bem conhecido por abrigar o belo Memorial Ucraniano, um ponto turístico muito importante na cidade. Bora conhecer este belo parque?

Parque Tingui
Parque Tingui

HOSPEDAGEM EM CURITIBA: Encontre agora a melhor opção de hospedagem em Curitiba. Reserve agora e garanta o melhor preço. 

Parque Tingui – Curitiba

Curitiba possui dezenas de parques bonitos. Boa parte deles integram a lista de principais atrativos turísticos da cidade. O Parque Tingui é um destes parques e certamente é um destino bastante interessante para conhecer em uma visita à Curitiba.

Parque Tingui - Curitiba
Parque Tingui – Curitiba

Inaugurado em 1994 o Parque Tingui fica na zona norte de Curitiba e possui uma área de cerca de 380.000m². É um parque bem grande, bastante arborizado.

Assim como acontece em outros parques da cidade, uma das principais funções do Parque Tingui é proteger um rio da cidade, neste caso proteger a bacia do Rio Barigui. O parque se estende ao longo do Rio Barigui e além de protegê-lo também preserva sua mata ciliar.

Parque Tingui
Parque Tingui

O Parque Tingui faz parte de um projeto que visa a criação de um Parque Linear ao longo do Rio Barigui. Teoricamente este parque formaria um grande corredor verde, ligando os parques Tanguá, Tingui e Barigui.

Além de proteger a Bacia do Rio Barigui, o Parque Tingui também protege as regiões mais baixas da cidade de alagamentos, já que seus lagos “alagam” propositalmente quando há grande quantidade de chuvas.

Lagos do Parque Tingui
Lagos do Parque Tingui.

Mas além de proteger o rio e as regiões mais baixas da cidade, o Parque Tingui também é uma grande aérea de entretenimento para os moradores e claro um importante ponto turístico.

Publicidade.

O nome “Tingui” é uma referência ao povo originário que habitava a região de Curitiba antes da chegada dos europeus e significa “nariz empinado”.

Assista o vídeo que fizemos mostrando um pouco do Parque Tingui. Aproveita pra se inscrever em nosso canal no Youtube. 😉


>>> LEIA TAMBÉM:

+ Conheça o Jardim Botânico de Curitiba.
+ Como é o passeio de trem de Morretes a Curitiba.


O que fazer no Parque Tingui

Deixamos aqui os principais atrativos localizados no interior do Parque Tingui.

  • Estátua do Cacique Tindiquera

Localizado em uma das entradas principais do parque, a estátua do Cacique Tindiquera representa o líder da etnia Tingui, etnia esta que habitava a região na época da chegada dos colonizadores europeus.

Cacique Tindiquera - Líder Tingui
Cacique Tindiquera – Parque Tingui

Os colonizadores fundaram o primeiro povoado na região do Atuba, no local chamado atualmente de “Vilinha”. Conta a lenda que neste vilarejo havia uma capela e independente da posição que colocavam a imagem da santa protetora, todos os dias a imagem amanhecia voltada para uma certa direção. Os portugueses interpretaram este “sinal” como uma vontade divina e buscaram um novo lugar para estabelecer o vilarejo.

Fizeram contato com o Cacique Tindiquera, que os guiou até a região onde hoje está a Praça Tiradentes. Ainda segundo a lenda, Tindiquera cravou sua lança e exclamou “Coré Etuba” (Muito pinhão). Assim foi fundada a a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que tempos mais tarde se tornaria a bela Curitiba.

A estátua de bronze em tamanho natural na entrada do Parque Tingui possui uma pinha em uma mão, representando a “terra de muito pinhão”; e um varapau na outra, representando a lança cujo Tindiquera indicou o local ideal para a fundação do novo vilarejo.

  • Praça Brasil 500 anos

Fundada em 19 de abril de 2000, a praça Brasil 500 anos é uma homenagem ao “descobrimento” do Brasil… É meio irônico um parque cujo nome é uma homenagem aos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus, possuir uma praça do “descobrimento do Brasil”. Bom, de qualquer forma a praça está lá…

Na verdade a praça não tem nada demais e só vamos citá-la porque ela fica no caminho entre a entrada do parque, onde está o cacique Tindiquera, e as pontes cobertas, que ficam sobre o lago.

  • Pontes cobertas

No Tingui há 2 pontes cobertas que atravessam o lago do parque. Estas pontes proporcionam um belo visual e belas fotografias.

Pontes cobertas
Pontes Cobertas

Pra falar a verdade deste lado do parque, em nossa opinião, não há muita coisa para turistar e as pontes cobertas são o principal atrativo.

Pontes cobertas.
Pontes Cobertas

Este lado do parque é mais frequentado por moradores da região que vão ao parque para passar o dia, ou praticar exercícios.

  • Memorial Ucraniano

O principal atrativo turístico do parque é o Memorial Ucraniano. Este memorial é uma homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes ucranianos ao Brasil e certamente é a parte do parque que mais atrai turistas.

Memorial Ucraniano
Memorial Ucraniano

No Memorial Ucraniano há réplicas de construções típicas dos imigrantes que chegaram ao Brasil, com destaque para a réplica da igreja ucraniana mais antiga do brasil, a Igreja São Miguel da Serra do Tigre, localizada na cidade de Mallet, no interior do Paraná.

Réplica da Igreja São Miguel da Serra do Tigre
Réplica da Igreja São Miguel da Serra do Tigre

A igreja é toda feita no estilo ucraniano, sendo construída apenas com encaixes das madeiras, sem a utilização de pregos. Em seu interior há um museu com diversos itens típicos da cultura ucraniana, entre eles imagens religiosas, roupas, artesanatos e as tradicionais pêssankas.

Parte do interior do Memorial Ucraniano
Visão parcial do interior do memorial Ucraniano

Ainda no Memorial Ucraniano há uma loja com produtos típicos ucranianos (e lanches), um campanário, um palco para eventuais apresentações folclóricas e uma pêssanka gigante.

  • Trilhas, ciclovia, rio e lagos

O parque se estende ao longo do Rio Barigui e conta com uma grande área de mata nativa. Ao longo de praticamente toda sua extensão há trilhas e ciclovias.

Parque Tingui
Pista de caminhada e Ciclovia no Parque Tingui

O trajeto das trilhas e ciclovias percorre quase todo o parque cruzando o rio e os lagos além do interior da mata do parque. É um caminho bem bonito e bastante arborizado, entretanto exige cuidado. Evite horários com pouco movimento.

  • Churrasqueiras e quadras esportivas

O Parque Tingui disponibiliza aos usuários várias churrasqueiras espalhadas por diferentes lugares do parque.

Quadras esportivas - Parque Tingui
Quadras esportivas

Outro beneficio são quadras esportivas espalhadas pelo parque. Há quadras para vôlei, futebol e basquete.

Segurança:

Relatos de assaltos no Parque Tingui são bastante frequentes, principalmente nas trilhas e ciclovias. O parque requer bastante atenção. Não recomendamos caminhar pelas trilhas em dias de menor movimento.

Há uma base da Guarda Municipal na entrada do parque (próximo à estatua do cacique Tindiquera), entretanto o parque é bem grande e tem muitos trechos entre matas.

O Memorial Ucraniano, que é a parte que recebe mais turistas, costuma ter mais movimento e ser mais tranquilo.

O que ver nas proximidades do Parque Tingui

O Parque Tingui fica relativamente próximo a vários atrativos turísticos importantes de Curitiba. Uma boa dica é montar um roteiro incluindo os atrativos que ficam próximos, como o Parque Tanguá, a Opera de Arame, a Universidade do Meio Ambiente, o Bosque Alemão e Santa Felicidade, que ficam relativamente próximos, na mesma região.

SERVIÇO:

Parque Tingui:

Endereço: Entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle

Entrada: Gratuita

Horário de funcionamento: Parque: 24h; Memorial Ucraniano: Das 10h às 18h.

Ônibus que param no Parque Tingui: Raposo Tavares, Vila Nori, Fredolin Wolf, Julio Graff, Curitiba / Tanguá (Linha Metropolitana), Curitiba / Vila Marta (Linha Metropolitana).

Linha Turismo tem 2 paradas no Parque Tingui, uma próxima ao Entrada do Cacique Tindiquera e outra em frente ao Memorial Ucraniano.

A corrida de UBER do centro de Curitiba até o Parque Tingui deve custar entre R$10,00 e R$20,00 dependendo o horário.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores segurado s do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.

ALUGUE UM CARRO: Alugue um carro para explorar Curitiba! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Parque Tingui?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre o Parque Tingui deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CURITIBA

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
Furacão Tour – Saiba como é visitar a Arena da Baixada, o estádio do Furacão.
+ Museu Egípcio em Curitiba – Você sabia que a única múmia egípcia no Brasil está em Curitiba?

 

Artigo anteriorO que fazer em Cuenca, uma das cidades mais bonitas do Equador.
Próximo artigoXochimilco, a “Veneza” mexicana. Um passeio clássico em México DF.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here