Acabamos de voltar de mais uma viagem para Rússia e desta vez, além de visitarmos a cosmopolita Moscou, percorremos algumas cidades históricas da região conhecida como Anel de Ouro. Confira neste post como foi nosso roteiro de 16 dias na Rússia explorando Moscou e o Anel de Ouro.
>>> HOPEDAGEM: Encontre sua hospedagem na Rússia. Reserve agora e garanta a melhor opção, com o menor preço.
Roteiro de 16 dias na Rússia – Moscou e Anel de Ouro
Visitamos a Rússia pela primeira vez em 2015 e desde então a vontade de regressar ao país era frequente e só aumentava.

Neste ano de 2019 surgiu mais uma oportunidade de voltarmos ao país e não deixamos escapar, lá fomos nós para a Rússia outra vez!
Desta vez fomos com a Swiss e assim como em nossa primeira viagem ao país, quando voamos com a Ibéria e tivemos a chance de conhecer Madrid, agora também tivemos um “bônus” e conhecemos mais uma cidade: Zurique, na Suíça.
Em nossa primeira viagem para a Rússia priorizamos as atrações das cosmopolitas Moscou e São Petersburgo. Desta vez tínhamos como objetivo principal visitar a região do Anel de Ouro, onde estão algumas das cidades mais antigas do país e de grande importância na história da Rússia.
>>> SEGURO VIAGEM: Não viaje para a Rússia sem seguro! Contrate agora seu SEGURO VIAGEM e viaje com mais tranquilidade.
Confira como foi nosso roteiro: Moscou e Anel de Ouro:
Moscou – 5 dias
Chegamos em Moscou no final da tarde do dia 2 de Novembro e tínhamos a pretensão de estar na cidade no dia 7, data em que acontece um desfile em homenagem ao lendário desfile militar que aconteceu na Praça Vermelha, no ano de 1941.

Como já conhecíamos Moscou e ainda teríamos mais alguns dias na cidade no final da viagem, a ideia inicial era usar um destes 5 dias para fazer um bate e volta até a cidade de Sergiev Posad, ou Vladimir, que são as cidades mais próximas de Moscou.
Acabamos não fazendo este bate e volta e ficamos os 5 dias em Moscou. Aproveitamos esses dias para visitar novamente alguns lugares que já conhecíamos e também conhecemos novos lugares e atrativos que faltaram em nossa primeira passagem pela cidade.
Dos lugares que visitamos e ainda não conhecíamos, podemos destacar o Parque VDNKh e o Museu Centro da Cosmonáutica e da aviação, o Monumento do Operário e Mulher Kolkosiana (trabalhadora do campo), a Grande Mesquita Catedral de Moscou e o novo Parque Zaryadye.
Em breve faremos posts mais detalhados destes lugares e de todos os lugares que vistamos nesta viagem. Você pode ver os vídeos que fizemos na ocasião em nosso canal do Youtube. São cerca de 40 vídeos contando um pouco de tudo que fizemos nesta trip, inscreva-se!
Vladimir e Suzdal – 2 dias
Depois de 5 dias em Moscou, no sexto dia saímos pela manhã cedinho com destino à cidade de Vladimir, que fica a cerca de 200 km de Moscou.

Para ir até Vladimir pegamos o trem suburbano. Este trem demora um pouquinho mais, entretanto é mais barato.
Chegamos em Vladimir, deixamos nossas coisas no Hostel Vishnya (que por sinal é ótimo) e partimos explorar o centro histórico.
Um dia é suficiente para conhecer os principais atrativos da cidade. No nosso caso, devido à época começamos assim que chegamos, lá pelas 11h e terminamos lá pelas 18h da noite… Isso mesmo, 17h já estava escuro e a gente teve que ver algumas coisas já durante a noite.
Os principais pontos de interesse de Vladimir se estendem ao longo das imediações de uma única avenida, a Bolshaya Moskovskaya (Большая Московская).
Suzdal
No outro dia cedinho pegamos um ônibus até a cidade de Suzdal, que fica a cerca de 35 km de Vladimir. Chegamos lá bem cedo e já começamos a explorar a cidade.
Suzdal é uma das cidades mais antigas do Anel de Ouro e foi também uma das mais importantes. Tem uma história bastante interessante (contaremos em um post específico sobre Suzdal, assim como faremos com todos os lugares que visitamos nesta viagem).

A cidade é repleta de igrejas e monastérios e um dia chega a ser pouco para conhecer tudo. As atrações não ficam tão próximas e é preciso dar uma boa caminhada pela cidade.
Nós acabamos não vendo todos os principais atrativos, mas conseguimos visitar a maioria deles. Até conseguiríamos ver tudo se fizéssemos uma visita mais superficial, mas resolvemos aproveitar melhor os lugares que visitamos, ao invés de passar correndo pra conhecer todos.

Saímos de Suzdal pela noite, lá pelas 18h30. A cidade já estava sem ninguém nas ruas, praticamente deserta. Voltamos à Vladimir e no outro dia partimos cedo para a cidade de Ivanovo.
Kostroma – 2 dias
Acordamos lá pelas 10h (tarde) e partimos para a cidade de Ivanovo. Quando chegamos em Ivanovo estava chovendo muito. Como Ivanovo é uma das cidades com menos atrativos entre as cidades do Anel de Ouro, decidimos pular Ivanovo (íamos ficar um dia só) e partir direto para a cidade de Kostroma.
Chegamos à noite (18h30) em Kostroma e nos hospedamos no Hotel Ostrov, um hotel interessantíssimo, localizado em pleno Rio Volga, o rio mais extenso da Europa.

Mesmo chegando à noite, saímos pra dar uma voltinha. Fomos conhecer os arredores do hotel e do Volga e aproveitar a neve que vimos enquanto procurávamos o hotel.
Kostroma foi o lugar que mais vimos neve. Infelizmente levamos azar com a temperatura, pois uma semana antes da viagem a temperatura prevista era de -10º, mas quando chegamos tudo mudou e a temperatura se manteve entre 0º e 6º… Só baixou de 0º algumas vezes, quando fez só -3º. Bom, teremos que voltar outra vez pra ver mais neve!
No outro dia demos um giro pela cidade, visitamos os principais atrativos do centro histórico e pegamos um ônibus até o outro lado do Rio Volga, onde está o Monastério de Ipatiev, que é o principal ponto de interesse da cidade.

Como de costume, saímos pela manhã e voltamos à noite e assim conseguimos conhecer os principais atrativos da bela Kostroma.
Depois de Kostroma partimos de ônibus no outro dia cedinho para Iaroslavl.
Iaroslavl – 2 dias
Chegando em Iaroslavl tivemos que pegar um ônibus para ir até o centro. Foi a única das cidades que visitamos no Anel de Ouro e tivemos que pegar um ônibus para se locomover da rodoviária/estação de trem até o centro histórico.
Iaroslavl é uma das cidades que mais gostamos no Anel de Ouro e talvez mereça até mais que 2 dias.

Nós conseguimos visitar a maioria dos pontos de interesse do centro histórico, mas deixamos de visitar algumas coisas que ficam fora do centro.
Rostov Veliky – 2 dias
De Iaroslavl seguimos de ônibus para a próxima cidade do Anel de Ouro, Rostov Veliky, a cidade mais antiga da região.

Pela primeira vez nesta viagem tivemos a oportunidade de visualizar as igrejas e monastérios do Anel de Ouro com sol. Temos que falar: dá uma baita diferença! O sol acentua a beleza das edificações deixando-as ainda mais belas!
Em Rostov Veliky, que é a menor cidade que visitamos no Anel do Ouro, tivemos uma grande experiência no Mosteiro de São Abraão de Bogoyavlensky. Fomos visitá-lo e acabamos participando de uma cerimônia do início ao fim, junto às freiras do local. Foi muito legal!
Além do Mosteiro de São Abraão de Bogoyavlensky visitamos também os outros atrativos da cidade, como o Kremlin de Rostov, o Lago Nero e o Mosteiro de São Jacob Salvador.
De Rostov partimos de trem para o próximo destino, a famosa cidade de Sergiev Posad.
Entre Sergiev Posad e Rostov Veliky existe uma outra cidade do anel do ouro chamada Pereslavl-Zalessky, nós optamos por pular esta cidade justamente porque ficamos mais dias em Moscou no início da viagem. O fato dos atrativos de Pereslavl-Zalessky estarem mais afastados também pesou pra que a cidade fosse a escolhida pra ficar fora do roteiro.
Sergiev Posad – 1 dia
Depois que saímos de Moscou vimos apenas um único turista estrangeiro pelo Anel de Ouro. Encontramos ele na cidade de Iaroslavl e só! Nenhum outro mais! Só russos e turistas russos por todos os lados.
Já em Sergiev Posad, chegamos pela noite e no outro dia pela manhã já encontramos dezenas de ônibus de excursões, a maioria deles chineses.

Sergiev Posad é a cidade do Anel de Ouro que fica mais próxima de Moscou, além disso tem um dos monastérios mais importantes da Rússia, por estes motivos a cidade é a que mais recebe turistas no Anel de Ouro.
Nós ficamos só um dia em Sergiev Posad e visitamos só Mosteiro de São Jacob Salvador. Depois disso voltamos para Moscou.
Moscou – 2 dias
Em Moscou, desta vez nos hospedamos no Hotel Izmailovo Delta para descansar um pouco mais.
Utilizamos um dia para visitar o interior da Catedral de São Basílio, que ainda não conhecíamos, e também curtimos mais um pouco da região da Praça Vermelha e entorno. Também visitamos uma exposição de artes sobre a segunda Guerra Mundial e finalizamos a noite na famosa Rua Arbat.
Em nosso último dia em Moscou dormimos até tarde e depois fomos visitar o Parque de artes Muzeon. Aproveitamos e passamos rapidamente no Parque Gorky, ambos foram novidades para gente.

Depois destes 2 dias em Moscou mudamos de hotel para ficarmos mais próximos da estação de onde partem os trens para o Aeroporto Domodedovo, a estação Paveletsky.
Voltamos para o aeroporto com o trem suburbano e foi uma experiência, digamos, interessante… Trem praticamente vazio, malucos de rua bêbados no vagão do lado e no máximo mais meia dúzia de passageiros espalhados nos demais vagões. Tudo bem, foram os bêbados que me ajudaram quando fiquei em duvidas. 😉
Na volta pra casa ainda tivemos um dia em Zurique, além de mais um dia em São Paulo.
Nossas principais atividades em cada um dos dias:
1º dia: Moscou: Praça Vermelha (Красная площадь) – Kremlin de Izmailovo (Кремль в Измайлово) – Praça Vermelha (noite) – Rua Nikolskaya (Никольская улица).
2º dia: Moscou: Parque VDNKh (вднх) e Museu Centro da Cosmonáutica e da aviação (Музей Центр Космонавтики и авиации).
3º dia: Moscou: Monumento Operário e Mulher Kolkosiana (Рабочий и колхозница), Parque VDNKh e Grande Mesquita Catedral de Moscou (Московская Соборная Мечеть).
4º dia: Moscou: Parque Zaryadye (Парк Зарядье) e Jardins de Alexandre (Александровский сад).
5º dia: Moscou:Praça Vermelha – Desfile em menção à lendária parada militar de 1941.
6º dia: Vladimir: Deslocamento – Centro Histórico de Vladimir (Исторический центр Владимира).
7º dia: Suzdal: Centro Histórico de Suzdal (Исторический центр Суздаля).
8º dia: Kostroma: Deslocamento – Rio Volga (Волга).
9º dia: Kostroma: Centro Histórico de Kostroma (Исторический Центр Костромы) e Monastério de Ipatiev (Ипатьевский монастырь).
10º dia: Iaroslavl: Deslocamento – Centro Histórico de Iaroslvl (Исторический Центр Ярослвля).
11º dia: Iaroslavl: Centro Histórico de Iaroslvl (Исторический Центр Ярослвля).
12º dia: Rostov Veliky: Deslocamento – Kremlin de Rostov (Ростовский Кремль) e Mosteiro de São Abraão de Bogoyavlensky (Авраамиев Богоявленский Монастырь).
13º dia: Rostov Veliky: Centro Histórico de Rostov (Исторический Центр Ростова), Lago Nero (Озеро Неро) e Mosteiro de São Jacob Salvador (Спасо-Яковлевский монастырь) – Deslocamento.
14º dia: Sergiev Posad: Monastério da Trindade-São Sérgio (Свято-Троицкая Сергиева Лавра) – Deslocamento.
15º dia: Moscou: Praça Vermelha (Красная площадь), Catedral de São Básilio (Собор Василия Блаженного), Exposição no Manege de Moscou: “A memória de gerações: “Segunda Guerra Mundial em artes plásticas” (Память поколений: Великая Отечественная война в изобразительном искусстве) e Rua Arbat (Улица Арбат).
16º dia: Parque Gorky (Парк Горького) e Parque de artes Muzeon (Парк искусств Музеон).
Onde nos hospedamos
Moscou:
Nos 5 primeiros dias em Moscou ficamos em 3 hotéis diferentes. Ficamos 2 dias no Shelter-Hotels VDNKh (9,1), próximo ao parque VDNKh, depois mudamos para o Winterfell on Taganskaya Square (8,2) e depois mudamos para o Retro Moscow on Kurskaya (7,8), que fica mais próximo da estação de trem que usamos pra ir até Vladimir.
Todos esses hotéis são mini hotéis, com quartos privados, mas banheiros compartilhados, normalmente são mais econômicos que os demais hotéis. São confortáveis, embora os quartos sejas pequenos, bem pequenos! O que nos incomodou um pouco foi a calefação que era muito quente. Mas isso não é exclusividade destes mini hotéis, o problema é que estes pequenos não dispõem de janelas para abrir.
Valdimir:
Em Vladimir ficamos no Hostel Vishnya, um excelente hostel (9,4), bem localizado, muito próximo a estação de trem e terminal rodoviário.
Ficamos em um quarto privado muito grande com cama super confortável. Hostel super completo.
Kostroma:
Em Kostroma nos hospedamos em um dos hotéis mais pitorescos que já estivemos. O Hotel Boutique Ostrovskiy Prichal (8,7) fica dentro do Rio Volga e nós achamos isso incrível! Por muito pouco não pegamos um mini hotel que ficava mais próximo ao centro (2 quadras de diferença) pelo mesmo preço. Por sorte o fator Volga nos ajudou na escolha!
Quarto super confortável, com banheiro privado, café da manhã e vista para o Rio Volga, embora nosso quarto estivesse do lado da margem… mas tava valendo!
Iaroslavl:
Em Iaroslavl ficamos no hostel/hotel Kislorod O2 (9,3), onde encontramos a russa mais simpática da viagem, a Masha, que faz parte do Staff do Hostel.
Neste hostel, que fica a cerca de 1 km do centro, ficamos em um quarto privado, super confortável com banheiro compartilhado.
Rostov Veliky:
Na cidade mais antiga do Anel de Ouro nos hospedamos no Hotel Boyarskiy Dvor (8,0). Hotel que parece um labirinto com uns trocentos quartos.
Nosso Quarto privado era bem simples, se comparado aos quartos dos hostels anteriores. Tinha banheiro privado e o lado bom do hotel foi o delicioso café da manhã que era servido em um café/restaurante anexo.
Sergiev Posad:
Em Sergiev Posad, os preços se igualaram a Moscou e tivemos que pegar mais um mini Hotel, desta vez o Hotel Optimalniy (8,1).
Ao contrário dos mini hotéis de Moscou, onde os quartos eram bem caprichadinhos, achamos este de Sergiev Posad meio zoado.
Moscou:
Voltamos para Moscou e como eram nossos últimos dias pegamos um hotel um pouco melhor para descansar para a longa volta. Ficamos no Hotel Izmailovo Delta um 4 estrelas (8,6) no Booking, que fica ao lado do Kremlin de Izmailovo. Ótimo!
Ficamos 2 dias lá e mudamos para um Hotel Cápsula, o Qube Capsule Hotel (8,8) que fica quase ao lado da Estação Paveletsky, de onde saem os trens para o aeroporto. Uma experiência nova e interessante.
Assim foi nossa viagem para Rússia! Conhecer o Anel de Ouro foi uma experiência super interessante e recomendamos muito!
Tivemos que fazer uma viagem corrida e super produtiva, pois por enquanto temos tempo estipulado para voltar! Nossa viagem foi econômica pois pretendemos mudar este estilo de viagem corrida em breve, para isso precisamos economizar!
Em breve posts detalhados e vídeos da viagem. Acompanhe a playlist sobre a Rússia e não deixe de se inscrever no canal!
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>>Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia através do BOOKING.COM – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
SEGURO VIAGEM: Viaje para Rússia com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através da nossa parceira REAL SEGURO. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.
CARRO: Está pensando em alugar um carro na Bolívia? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RENTCARS.COM. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências da Rússia através da CIVITATIS e GET YOUR GUIDE.
Gostou deste post com nosso roteiro de Moscou e Anel de Ouro?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre a Rússia deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A RÚSSIA:
+ 10 lugares imperdíveis para conhecer em Moscou.
+ Tudo que você precisa saber para visitar o Kremlin de Moscou.
+ 10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo.


