Bombinhas é um dos destinos mais bonitos e um dos mais procurados no litoral catarinense. Possui dezenas de praias incríveis, que atraem milhares de turistas. Mas além das belas praias, Bombinhas conta com diversos outros atrativos, como por exemplo, várias trilhas ecológicas. Uma das trilhas mais legais da região, é a Trilha do Morro do Macaco, que proporciona uma das vistas mais bonitas do litoral catarinense.
Trilha do Morro do Macaco
Localizado no Canto Grande de Bombinhas, o Parque Municipal do Morro do Macaco é um dos atrativos mais procurados da região. Seu acesso é feito através de uma caminhada de aproximadamente 40 minutos, pela Trilha do Morro do Macaco
A Trilha do Morro do Macaco tem inicio no final da Praia de Canto Grande, de frente ao trapiche dos pescadores. Antigamente ela se iniciava, de maneira improvisada, do lado de uma casa normal, no meio da rua mesmo. Agora, a prefeitura melhorou o acesso e a trilha parte do local atual, que é o mesmo ponto de partida para a Trilha da Tainha. Não tem erro, mas em caso de dúvidas basta perguntar a qualquer morador onde fica a entrada da Trilha do Morro do Macaco.


A trilha é muito bem sinalizada e requer condicionamento físico razoável, mas se você não está em plena forma, não se preocupe, ao longo do trajeto existem vários pontos de descanso, onde é possível descansar e observar as belas paisagens que são proporcionadas na trilha.



A Trilha é de nível fácil/médio e apresenta alguns trechos bem ingrimes. Recentemente foi remanejada com o intuito de preservação ambiental e algumas áreas da antiga trilha foram fechadas e estão inacessíveis aos visitantes, portanto não saia da trilha e principalmente não queira cortar caminho por trilhas secundárias que estão fechadas!

O Morro do Macaco tem mais de 190 metros de altura e a partir do seu cume, é possível ter uma visão de 360º de toda região. A vista é realmente deslumbrante e é possível avistar as praias do Canto Grande, Mariscal, Morrinhos e também as praias de Zimbros. Além disso, também é possível avistar as ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Ilha Galés, Ilha Deserta, Ilha do Arvoredo e Ilha Calhau de São Pedro), as cidades de Tijucas, Governador Celso Ramos e a capital catarinense, Florianópolis.






O cume do morro também é utilizado pelos praticantes de Paraglider que realçam ainda mais a beleza do local.
O pôr do sol visto a partir do Morro do Macaco é muito bonito, mas se você for ficar pra ver o espetáculo, não esqueça de levar uma lanterna (ou mais). Também não deixe de observar a ponte Hercílio Luz toda iluminada, em Floripa.
Assim como qualquer trilha, é necessário tomar alguns cuidados básicos e não esquecer de alguns itens importantes como água, frutas/barras de cereais, tênis, roupas leves, óculos e boné. Vale ressaltar que o acesso ao Morro no horário próximo ao meio dia é muito desgastante devido ao sol intenso, porém é o horário com menos visitantes.
Como Chegar no Morro do Macaco
O Morro do Macaco fica localizado no sul de Bombinhas junto a localidade de Canto Grande. O acesso a trilha é feito a partir de uma entrada que fica quase em frente ao Trapiche do Canto Grande.
Existem 3 maneiras para chegar ao Morro do Macaco, a primeira é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas a Praia de Zimbros, a segunda parte do centro de Bombinhas, pela Avenida Ver. Manoel José dos Santos, seguindo até o Morro do Mariscal, de lá é só seguir ao Canto Grande.
A terceira e mais difícil é através de Porto Belo, saindo da Av. Gov. Celso Ramos e seguindo pela Rua Alda Tavares Matias até chegar em um Morro de estrada de chão, é necessário atravessar este Morro e logo chega-se a Zimbros e assim como os outros caminhos é só seguir as placas, não tem erro!
QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:
– Encontre e reserve sua hospedagem em Bombinhas, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.
– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!



Realmente muito bela Santa Catarina, visual maravilhoso…
Muito lindo né Airton? Terra abençoada. Abraço! 😉
Maravilhoso,vou voltar neste lugar!!!
Muito maravilhoso né Magda, nós amamos!
Tem como deixar bicicleta lá em baixo?
Ola Amabile! Então, dá pra você deixar na frente de algum comércio. Existem vários próximo ao inicio da trilha. 😉
Já fui para Bombinhas mas não fiz nenhuma trilha, meus filhos eram pequenos na época e acabamos aproveitando só as praias mesmo. Muita vontade de voltar e explorar esse outro lado.
Olá Cintia, as praias são lindas mesmo! Vale a pena curtir muito! Mas pra quem gosta de trilha tem muitas opções também, na próxima vez, se o baby estiver maior dá uma esticadinha! 😉
Quero ir esse mês conhecer
Alguém sabe me dizer quanto tempo de caminhada para chegar até vista ? Pois tenho bebê pequeno estou pouco de receio de ir
Olá Jéssica é uma trilha sem muitas dificuldades, embora seja íngreme. O tempo depende de seu condicionamento físico, mas é em torno de 40 minutos pra ir bem tranquilamente. Um abraço e boa viagem.