Imagine um lugar com uma magia natural que te enche de paz interior. Somado a isso, imagine visuais belíssimos e um clima de muita tranquilidade. Este lugar é real e se chama Cabo de Santa Marta, conhecido popularmente como Farol de Santa Marta! Neste post você vai conhecer este paraíso localizado em Laguna, no litoral sul de Santa Catarina.
Farol de Santa Marta – Laguna
O vilarejo do Cabo de Santa Marta foi fundado como comunidade de origem pesqueira, em 1909. Ainda hoje a população local mantém as atividades e a hospitalidade dos pescadores pioneiros.

>>>HOSPEDAGEM: Encontre sua hospedagem no Farol de Santa Marta! Reserve agora e garanta o melhor preço.
A região ainda mantém o ar de vilarejo de pescadores e tenta resistir ao avanço do “progresso” e consequentemente a degradação do local.
Junto ao turismo, a pesca continua sendo a principal atividade econômica do local.
O Cabo de Santa Marta é sem dúvida alguma, um dos locais mais especiais do litoral catarinense e um dos lugares preferidos por um dos autores deste blog, quando o assunto é Santa Catarina.
O Farol de Santa Marta
Localizado no município de Laguna, no extremo sul do estado, a região é conhecida como Farol de Santa Marta, devido ao grande farol existente no local.
Inaugurado em 1891, o farol de 29 metros de altura, posicionado a 75 metros acima do nível do nível do mar, foi projetado por franceses.
Em sua construção, foi utilizado barro, areia, pedras e óleo de baleia. Aliás, o farol é a maior estrutura do mundo, construída inteiramente com óleo de baleia.

Ainda hoje, seu alcance é considerado como um dos maiores do mundo, atingindo 46 milhas náuticas (85 quilômetros).
>>> Leia também: O que fazer em Laguna: Republica Juliana, Anita Garibaldi, Farol de Sta. Marta e muito mais.
O que fazer no Farol de Santa Marta
Visitar o Farol
Definitivamente não da pra ir ao Farol de Santa Marta sem visitar o farol né!? Lógico que não!!! A visita ao farol é obrigatória!
O farol fica em um morro localizado nas proximidades do centrinho do vilarejo e pode ser visitado durante todo o dia.
Durante o período noturno é proibido permanecer no território, que pertence à Marinha do Brasil.

De cima do morro do farol é possível ter uma vista panorâmica da região do Cabo de Santa Marta e do vilarejo.

A visita comum é gratuita e é feita apenas no entorno do farol, que fica dentro de uma base fechada. Não é possível entrar no interior desta base sem permissão.

Embora nunca tenha tentado e tampouco tenha visto alguém visitando o interior do Farol, me parece que é possível visitá-lo através de uma visita guiada. Para isso é preciso conseguir permissão na Capitania dos Portos.
Eu prometo pra vocês que em aguma visita futura ao Farol de Santa Marta, vamos tentar visitar o seu interior.
Surfar
Minha paixão pelo Farol de Santa Marta nasceu justamente na época em que eu ainda surfava. E não é por acaso, o Farol de Santa Marta é um dos lugares mais propícios para a pratica do surfe no sul do Brasil.
Com ondas excelentes em diversas praias, o Farol é um paraíso para os surfistas.

O Farol de Santa Marta reúne condições pra todos os tipos de ondulações e ventos. Se uma praia não estiver em condições ideais para a pratica do surfe, a probabilidade de outra praia estar ótima é praticamente certa.
Uma das praias do Farol, a Praia Do Cardoso, é muito famosa por ter um fundo de areia bem compacto que suporta grandes ondulações.
A Praia do Cardoso é bastante conceituada entre os surfistas e recebe algumas das maiores ondulações do Brasil. Durante o inverno, as ondas podem chegar a 12 Pés (cerca de 4 metros).
Desfrutar as Praias
Mesmo que você não seja praticante do surfe, curtir uma boa praia é lei no Farol de Santa Marta. No verão as praias do farol ficam recheadas de gente bonita.
As praias da região são bem pitorescas e algumas delas proporcionam um visual atípico, se comparado as demais praias do litoral de Santa Catarina. Várias praias são praticamente desertas e você terá bastante paz e tranquilidade! Ah… a água é gelada, mesmo no verão!

As principais praias do Farol são: Praia do Cardoso, Praia da Cigana, Praia do Farol (ou Prainha), Praia da Teresa, Praia da Galheta, Praia do Ipuã e Praia do Gravatá.

Um detalhe interessante é que antigamente era possível entrar com os carros na Praia do Cardoso, mas observamos na última visita que fizemos ao Farol que já não é mais possível! A Praia está toda cercada e há um estacionamento em frente à praia. Muito bom!
Ver o pôr do Sol
O pôr do Sol no Farol de Santa Marta é um verdadeiro espetáculo! No verão, durante o final da tarde, muitas pessoas fazem dos morros da região, verdadeiras arquibancadas! Não é à toa! O espetáculo é realmente lindo!
Um dos melhores lugares pra ver o show proporcionado pela natureza é sobre o Sambaqui que fica ao lado da Praia do Cardoso! Tem até um mirante pra isso…


Ver o nascer do Sol
Vale a pena acordar cedo no Farol de Santa Marta, o amanhecer do dia também é um espetáculo. Da casa que ficamos, é possível acompanhar o sol nascendo da sacada.

Ver os Sambaquis
No farol existem vários Sambaquis. Ah você não sabe o que é um Sambaqui? Pois bem, são aqueles morros enormes feitos de conchas, que serviam como “Cemitérios Indígenas”. Estima-se que estes Sambaquis tenham aproximadamente 5000 anos. Wow!!!

Existem Sambaquis em várias partes do litoral brasileiro, mas os maiores do mundo estão localizados no litoral sul de Santa Catarina.
Os Sambaquis são considerados Patrimônio da Humanidade e na região do Cabo de Santa Marta há mais de 20 sambaquis.

Subir o Morro do Céu
Localizado do lado norte da prainha, o Morro do Céu proporciona um visual fantástico da região. A partir dele é possível avistar a região quase que em 360º. É um dos cartões postais mais famosos da região.
Atrás do Morro do Céu também existem diversas dunas e Sambaquis.

Fazer a trilha até a Praia Grande
Pra quem gosta de trilha, o Farol de Santa Marta tem uma trilha pra não deixar você sem atividade. Vale ressaltar que a geografia é formada basicamente por morros!
A trilha liga a região habitada do povoado do Farol de Santa Marta, até a Praia Grande, uma praia deserta localizada ao norte. A trilha é fácil e possui um visual bem bonito!

Brincar nas dunas
Ta aí uma coisa que nunca fiz em nenhuma das vezes que fui pro Farol! Já caminhei sobre as dunas, sim, mas até hoje nunca brinquei nas dunas.
Existem pessoas que fazem sandboard, ou “esquibunda” nas dunas, mas também existem os que fazem das dunas pista off road…
Pelo que sei, andar com veículos motorizados nas dunas dá cadeia, então, não precisa nem falar pra ninguém fazer isso né!!!
Ver as Baleias Francas
O Farol de Santa Marta está localizado em plena Rota da Baleia Franca, uma das regiões mais belas do litoral de Santa Catarina. Esta rota é formada pelos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba e apresenta uma série de opções turisticas na baixa temporada.
Durante os meses de Julho à Novembro as Baleias Francas invadem a costa sul de Santa Catarina e é bastante provável que, se você estiver na região, você consiga avistar algumas baleias pela região.

Pra quem surfa, a probabilidade de ter baleias como companheiras é bem grande. Eu mesmo já tive o prazer de surfar na praia do Cardoso com uma baleia a cerca de 15 metros! Vou falar pra vocês: é uma sensação incrível, uma mistura de medo, com alegria! Realmente inesquecível.
Ver a Pesca da Tainha

Durante os meses de Maios à Julho (podendo variar) acontece a temporada de Pesca da Tainha em Santa Catarina.
No Farol de Santa Marta, a comunidade pesqueira participa ativamente e os turistas que tiverem sorte de estarem por lá quando um cardume passar, poderão ver um belo espetáculo. Se bobear, poderão até participar, ajudando a puxar a rede (ganha uma tainha como pagamento! Uhuul! )
Pescar
Junto às praias encontram-se enseadas de pedras, ideais para quem gosta de pescar.
Essas rochas muitas vezes estendem-se muitos metros mar adentro, possibilitando a pesca em águas mais fundas.
Curtir a noite
A noitada no Farol de Santa Marta já foi considerada como uma das mais badaladas do litoral catarinense, entretanto isso já não ocorre como antigamente!
Segundo informações de alguns dos moradores com quem conversamos em nossa última passagem pelo lugar, a comunidade decidiu restringir a noitada, evitando grandes festas e bagunças de baladas.
A noite do Farol de Santa Marta agora é mais tranquila e familiar! Aproveite o clima de paz, veja a lua, observe as estrelas e veja o Farol funcionando!

Pra falar a verdade, um dos motivos que fez com que eu me afastasse um pouco do Farol, foi exatamente a bagunça e as pessoas que estavam indo atrás desta bagunça.
Lembro que as primeiras vezes que visitei o Farol, o clima era de paz e tranquilidade, pessoas tranquilas e toda aquela magia característica do Farol. Quando a galera do carro com som alto, do lixo na praia e das brigas começou a chegar, eu me afastei.
Os moradores também perceberam isso e decidiram acabar com as super baladas no Farol e principalmente afastar as pessoas que iam pro Farol só pra curtir a noite e na manhã do dia seguinte iam embora, deixando as latas de cerveja, garrafas e toda sua bagunça espalhada por todos os cantos.
Eu não fui mais pra lá no verão pra evitar estas coisas, mas segundo informações dos moradores: as coisas voltaram a ser como eram antes. Quem sabe a gente não vai pra lá no verão pra ver se tudo esta calminho mesmo! 😉
Como chegar ao Farol de Santa Marta
De Carro: O Farol de Santa Marta está localizado a cerca de 130 km da capital catarinense Florianópolis.
>>>CARRO: Alugue um carro para explorar a região! Consulte o melhor preço em várias agências aqui.
Pra quem chega pela BR-101, é preciso entrar na cidade de Laguna, seguir as placas que indicam o local para pegar a Balsa. A Balsa atravessa um canal de cerca de 1 km. O valor de cada travessia é de R$ 12,00 para automóveis.
Após cruzar o canal, é preciso percorrer cerca de 18 km até o povoado. Antigamente a estrada era toda de chão batido e eu até me surpreendi quando me deparei com o asfalto que agora cobre mais da metade do percurso, ainda assim, existem alguns quilômetros sem asfalto, assim como era no principio, amém!

Também chega-se ao Farol de Santa Marta através de Tubarão, pela cidade de Jaguaruna. Por este caminho não é preciso pegar a Balsa que costuma ter grandes filas na alta temporada.
De avião: O Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, é o principal aeroporto da região e fica a 153 km do Farol.
Já o Aeroporto Regional Sul – Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, é o mais próximo estando a apenas 40 km.
O translado até Laguna pode ser feito em um carro alugado, táxi ou em ônibus.
De ônibus: Chegando em Laguna, a empresa Laguna Tur faz o trajeto até o Farol de Santa Marta em 5 vezes por dia. Tel: 48-3644-1404
Onde ficar no Farol de Santa Marta
Existem várias pousadas no Farol de Santa Marta, entretanto também há muitas casas para locação. Boa parte dos visitantes alugam as casas dos pescadores e moradores, diretamente com os proprietários.

Embora me pareça que exista uma lei municipal que proíbe a construção e/ou ampliação de pousadas, pelo que percebi, surgiram várias pousadas novas por lá. As casas particulares também aumentaram em números e tamanhos.
Deixamos aqui algumas opções de hospedagens com opção de reserva on line pelo Booking.com no Farol de Santa Marta:
Pousadas:
Swell Bangalos (9,5)
Cardoso Surf Camping – Pousada (8,8)
Vida Farol (8,7)
Kahuna Farol (8,6)
Vista ao Farol (8,4)
Canto do Boto (7,2)
Casas
Casa Farol de Santa Marta (9,3)
Casas da Dalma (9,2)
Aotearoa Surf Casas de Aluguel (9,1)
Bella Vista Kitnets (9,0)
Casas Girassol (8,6)
Casa De Praia Galheta (8,4)
*Notas de avaliações ( ) referentes a última atualização deste post.
Outras opções
Lista com opções de hospedagem no Farol de Santa Marta.
Onde já ficamos:
Nós ficamos na casa da Luciana, que fica em um lugar muito tranquilo e com um belo visual do Farol. A Luciana possui várias casas disponíveis, com preços bem em conta. Deixo seu contato caso alguém vá para o Farol: Tel: 48-9956-8001
Onde Comer no Farol de Santa Marta
Sempre que vamos ao Farol ficamos em casas e normalmente preparamos nossa própria comida.
Desta última vez, comemos no Restaurante Sabor Divino que fica do lado direito da prainha. Foi uma excelente escolha.
Na verdade quem nos recomendou foi a própria dona da casa que estávamos. Pagamos R$ 45 em um prato de peixe, com molho de camarão, mais acompanhamentos para 2 pessoas.
Tenho que falar o peixe estava realmente muito bom! É uma comida simples, deliciosa e barata. Fica a dica.

Dicas Importantes:
-Respeite os moradores, respeite os surfistas locais (lei básica no surfe) e também respeite e preserve a natureza do local.
-No Farol não existem Bancos, portanto é bom ir preparado financeiramente, ou ter disposição pra voltar até Laguna, local onde está o banco mais próximo. De qualquer forma, boa parte do comércio aceita cartões.
-Durante o ano, o Farol se mantém sossegado, sem muita procura. Pra quem busca paz é o paraíso, porem durante a temporada se transforma em um formigueiro, principalmente no ano novo e Carnaval.
-A água é muito gelada, mesmo na temporada.
-Pra quem quer praticar Sandboard nas dunas, é recomendado que leve sua própria prancha, pois não existe serviço de aluguel pra isso como em outras praias. É extremamente proibido veículos motores nas dunas, da cadeia!
-Os ventos são fortes proporcionando boas condições para Wind surf e Kite Surf.
-Se você está indo pra surfar prepare-se pra surfar ao lado de botos, que são bem presentes ao entardecer, se der sorte e dependendo da época também verá baleias e pinguins.
-Durante a temporada reserve com antecedência um lugar pra ficar, normalmente tudo está ocupado.
PLANEJE SUA VIAGEM!
>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:
– Encontre e reserve sua hospedagem na Cidade do México ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.
– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!
– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide. (atrativos internacionais).
– Alugue um carro para explorar Morretes e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.
Gostou deste post sobre o Farol de Santa Marta?
Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!
Se tiver mais alguma dica sobre Laguna e sobre o Farol de Santa Marta deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂
MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE SANTA CATARINA:
+ Praia da Sepultura, uma das praias mais bonitas do sul do Brasil.
+ Rota das Cachoeiras de Corupá, 14 cachoeiras, trilha e natureza.
+ Praia do Rosa – um paraíso no litoral catarinense.
+ Conheça o maior conjunto de cânions da América do Sul.
+ Conheça a Rota do Enxaimel em Pomerode, Santa Catarina.




Que post super completo!
Eu não sabia da existência desse farol e como boa amante de farol eu certamente gostaria de ir conferir esse lugar. Santa Catarina é um lugar muito especial, cheio de lugares lindos… to babando nesse por do sol <3
Vai mesmo Tais, é um lugar muito especial, de fato… 🙂
Adorei o post, incrível!! Belíssimas fotos, ainda não conheco Santa Catarina, mas fiquei louco pra conhecer. Ótimas as dicas que você deu, realmente super completo
Obrigado Matheus, vai adorar SC, tem bastante coisa pra ver.
Laguna é mesmo maravilhosa 🙂 pena que nunca dei sorte de ver baleias… Uma desculpa a mais para voltar!
E ah, o carnaval eh show por essas bandas!
Ainda quero ver uma saltando como na foto, rsrsr… Desculpa pra voltar tbm! 🙂
O Carnaval de Laguna é doideira mesmo! Já passei alguns por lá, rs 🙂
Que lugar maravilhoso! Eu amo praia, mas nunca pensei em ir para Santa Catarina. Agora estou completamente apaixonada por essa praia linda e pelo pôr do sol, rs.
Débora, precisa dar um pulo em SC, tem praias lindas por aqui. Se gosta de praia vai adorar! 🙂
Olá! Que fotos mais lindas! Gostei muito da dica do farol e este definitivamente é um local que agora desejo ir na minha próxima ida à Florianópolis. Obrigada por apresentar este lugar!
Que bom que gostou. 🙂 Obrigado pela visita!
Que lugar maravilhoso.
Não conhecemos muito do litoral de Santa Catarina, excelente dica e post muito muito completo. Parabéns.
Obrigado Edson.:)
Fato: eu adoro pontos de observação. E esse agora virou um dos musts. Gente, é um prato cheio não só para ver belezas, mas para curtir também. Esse pôr-do-sol… <3
Adorei seu post! Funciona como um guia completão para quem quiser visitar a área do farol de Santa Marta.
Obrigado Dayana. 🙂
Que lugar mais lindo! Nunca tínhamos ouvido falar. Adoro esses vilarejos de pescadores. Pareceu-nos super aconchegante e tranquilo. Parabéns pela matéria. Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada
Sem dúvidas é um lugar bem tranquilo. 🙂 Abraços!
Excelente post, recheado de dicas! Eu nunca fui à Farol, mas tenho amigas que já foram e adoraram! Tenho muita vontade de ir, adoro o litoral catarinense!
Oi Guaciara, não passe vontade vai mesmo! É muito legal, vai curtir!
Que praia incrível. Já fui várias vezes pra sc e nunca tinha ouvido falar dessa praia. Fiquei super animada para surfar aí, mas acho q ia ficar em pânico se visse uma baleia nas proximidades hehehe
Hehe, confesso que é meio tenso, mas é uma sensação realmente inesquecível Naiara! Vale a experiência!
O que estou fazendo da minha vida que moro em Santa Catarina e ainda não visitei o Farol de Santa Marta? Preciso resolver isso o mais rápido possível! Pena que a água é gelada sempre, mas com uma vista dessas a gente supera, né? 🙂
Haha! Que isso Alyssa! Desse verão não pode passar eim!!! 🙂 A água é gelada, mas no verão fica refrescante! 😉
Excelente post e relato sobre o laguna e o farol parabéns..!
Obrigado Sergio, que bom que gostou! 🙂
Parabéns, ótimo seu blog, e em especial a matéria do Farol. Só pra esclarecer, farol e cabo são duas coisas destintas, cabo no caso é devido ao braço de terra que se estende pro mar, então o farol de Santa Marta fica no cabo de Santa Marta. E a inauguração foi em 1891.Grande abraço. Meu Facebook: Paulo Tarso Fotografia. Laguna SC Brasil.
Olá Paulo, obrigado pelo comentário, não foi intenção dizer que o Cabo é a mesma coisa que Farol, mas sim que a maioria das pessoas conhecem a região simplesmente como Farol de Santa Marta. Até mencionamos isso no texto: “a região é conhecida como Farol de Santa Marta, devido ao grande farol existente no local”. Quanto a data de inauguração, obrigado pela correção. Abraços e mais uma vez obrigado pelo comentário.
Boa tarde,
Poderia me informar onde voce tirou a foto do por do sol na praia do cardos? Estou mapeando no google maps para tracar um roteiro de viagem, ja que vou subir do farol ate guardo do embau, e sem planejamento nao tem como.
Olá Mauricio. A foto foi tirada do Sambaqui que fica bem ao lado da praia. Qualquer coisa “tamo ai”… Abraços e boa viagem!
Que lugar lindo! Parabéns pela matéria! Com certeza será um dos próximos destinos. Vendo as fotos dos carros estacionados nas praias, acho interessante uma coisa, de todas as praias que conheço pelo Brasil, e olha que são muitas, sul, sudeste, nordeste e norte, pois sou turismólogo, as únicas de areia fofa, são as do Rio de Janeiro, capital. Lá não tem como carros andarem pelas praias.
Olá Nando, que bom que você gostou do post, ficamos felizes! Olha, você vai adorar este lugar, tem uma vibe incrível! E a região é repleta de praias lindas! Quanto a areia realmente não posso falar, já que ainda não conheço muito bem as praias de outros estados, de qualquer forma, apesar de estar com o carro na areia, não acho muito legal, hehe… Um grande abraço e obrigado pelo comentário e pela observação! 🙂 Boa Viagem!
sou de Santa Catarina mas moro numa cidadezinha do interior, já visitei esse lugar e pretendo voltar assim que der pq gente vale muito a pena conhecer , não só o farol, mas a cidade de Laguna o centro histórico que parece cenográfico, vc volta no tempo e sem contar ficar sentado na pracinha do centro de laguna e ver os botos, Obrigada por comentar da minha tão bela Santa catarina OBS: venha conhecer o caminhos da neve que vc não vai se arrepender 🙂
Olá André! Isso mesmo, o Farol é lindo e Laguna também é. Repleta de história e beleza! temos um post falando de Laguna: https://www.demochilaecaneca.com.br/laguna-republica-juliana-anita-garibaldi/
Quanto aos caminhos da neve, queremos muito conhecer! Com certeza, um dia chegaremos aí! Grande abraço e obrigado pela visita.
Ola..Como está a questão de bagunça, baladas, sujeira deixada por turistas (que vc menciona no post)?
Melhorou?
Ou ainda anda muito “muvucado” na alta temporada?
Abços
Olá, melhorou sim.
Na última vez que fui nem festa não tinha mais, não sei se mudou de lá ra cá, mas conversei com um morador e ele me disse na época (há uns 2 anos) que os próprios moradores estavam regulando isso por lá, transformando o local em turismo mais familiar etc. Eu não voltei mais na temporada, mas na época que fui estava bem tranquilo. Abraços.
lEGAL, HOJE JÁ EXISTE AEROPORTO PRÓXIMA À LAGUNA, EM TORNO DE 30 KM, NA CIDADE DE JAGURUNA. BR TODA DUPLICADA ATÉ LAGUNA.
Olá Sebastião! Obrigado pela informação, realmente não sabíamos! Vamos pesquisar as informações certinhas e vamos acrescentar a dica no post! Muito obrigado pelo toque! 🙂
Que lugar maravilhoso.
Olá Beatrice. É lindo demais.
Lugar interessante mas alguns inconvenientes: Restaurantes caros principalmente o que fui, Ribeiro. Comida simples com preço muito caro pelo que apresentou.
Balsa 22,50 para ir e mais 22,50 para voltar ou dê a volta por Tubarão e gaste um tanque.
Para gastar e comer bem e a vontade, restaurante Lagoa com buffet livre com camaroes, lulas e todos os crustáceos e peixes 93 por pessoa, ar condicionado de frente para a lagoa.
Restaurante do Mercado em Laguna, com chopps e conjunto musical atendimento elegante e sem gastos excessivos. Comida boa e lugar bonito aberto ao publico no yatch Club Laguna com preço certo. Restaurante da Dete chegue até lá e veja a comida excelente e o passeio panorâmico. Tá falado.
Olá Jandir! Muito obrigado pelas considerações. Obrigado pelas dicas. Abraços.