Rota da Baleia Franca – Experiência incrível no litoral de Santa Catarina.

Publicidade:

Repleto de praias lindas e paradisíacas, o litoral catarinense dispensa apresentações. A cada verão a região fica lotada de turistas oriundos de todas as partes do Brasil e do mundo. Mas e fora da temporada? O que tem pra fazer? Hoje iremos te apresentar a Rota da Baleia Franca, uma excelente alternativa pra explorar o litoral de Santa Catarina fora do agito do verão! Confira o post, temos certeza que vamos te convencer a visitar a região fora da temporada!

Rota da Baleia Franca. Foto: Ao Sul Natural
Rota da Baleia Franca. Foto: Ao Sul Natural

Rota da Baleia Franca – Santa Catarina

A Rota da Baleia Franca é um destino turístico localizado no litoral sul do estado de Santa Catarina. Trata-se de um roteiro fantástico que engloba uma das regiões mais belas do litoral do sul do Brasil.

Formada por empreendedores dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, a Rota da Baleia Franca foi desenvolvida pelo Sebrae/SC, com o apoio das prefeituras dos 3 municípios. O projeto visa fomentar o turismo regional no período da baixa temporada.

Aproveitando que entre os meses de julho e novembro centenas de baleias francas chegam ao litoral catarinense, a Rota da Baleia Franca tem como foco principal justamente a observação de baleias.

Rota da Baleia Franca. Foto: Ao Sul Natural.
Rota da Baleia Franca. Foto: Ao Sul Natural.

Mas não pense que uma visita à Rota da Baleia terá “apenas” observação de baleias. Além desta experiência inesquecível, o visitante que for até o sul de Santa Catarina terá a oportunidade de descobrir que a região possui uma infinidade de atrativos surpreendentes.

Nós mesmos já visitamos a região várias vezes, ainda assim ficamos surpresos com a grande variedade de atividades existentes.

3 dias explorando a Rota da Baleia Franca – Roteiro

Embora a previsão do tempo não estivesse favorável, ainda assim partimos de Curitiba com destino ao Sul de Santa Catarina, onde está a Rota da Baleia Franca. Como na semana anterior estava fazendo muito sol achamos que a previsão poderia falhar… não falhou, mas logo que fomos embora voltou a fazer sol. :/

A principio pensamos que não iríamos aproveitar muito, pois o tempo estava muito nublado e chuvoso. Felizmente estávamos enganados e tivemos 3 dias bem intensos e super produtivos. Conseguimos aproveitar muito bem a região e além de ver alguns de seus principais atrativos, descobrimos lugares que nem sequer imaginávamos existir.

Publicidade.

Confira agora como foi nosso roteiro:

  • 1º dia – Laguna

Laguna é uma das cidades mais belas de Santa Catarina, sendo também uma das mais antigas. É a terceira cidade mais velha do estado, além de ser uma das mais históricas.

A cidade foi capital da República Juliana, também chamada “República Catharinense”. Foi nesta época que Anita Garibaldi ganhou notoriedade, tornando-se em uma das figuras mais emblemáticas da região.

Monumento a Anita Garibaldi
Monumento a Anita Garibaldi

Laguna conta com um belo centro histórico composto por mais de 600 casas tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Além de muita história, Laguna também possui atrativos naturais incríveis. São 18 belas praias, com destaque para a região do Cabo de Santa Marta, onde está o icônico Farol de Santa Marta, um dos maiores do mundo.

A observação dos Botos pescadores também é uma das atividades mais atrativas da cidade. É um espetáculo único no mundo, uma tradição que vem desde os tempos dos indígenas que habitavam a região.

Também não podemos deixar de mencionar sobre o Carnaval de Laguna, considerado como um dos melhores do sul do Brasil.

Claro, na temporada de baleias, o avistamento de baleias torna-se uma das principais atividades e certamente proporciona momentos memoráveis aos turistas que tem a oportunidade de vê-las.

>>> Temos um post completo sobre Laguna, acesse para mais informações. 

Roteiro em Laguna:

Embora Laguna seja uma velha conhecida dos tempos em que eu surfava e frequentava o Farol de Santa Marta, visitei o centro de Laguna para turistar apenas uma vez. Nesta ocasião a Pati e eu fizemos um roteiro bem legal pela cidade e conseguimos conhecer boa parte dos principais atrativos.

Rota da Baleia Franca - Laguna - Santa Catarina - Museu Anita Garibaldi
Rota da Baleia Franca – Laguna

Neste tour voltamos a visitar alguns dos seus principais pontos turísticos, porém, desta vez estávamos acompanhados de uma das guias da Rota da Baleia Franca, a Tatiana Iarrochesk, do Receptivo SEM FRONTEIRAS TURISMO.

Logicamente a visita com guia fez toda a diferença e mesmo com um tempo horrível, conseguimos ter um dia excepcional. O tour mesclou a parte histórica da cidade, com as belezas naturais de Laguna. Foi excelente!

Tour Histórico guiado em Laguna

Nosso dia começou com uma visita ao belo centro histórico de Laguna, onde a Tati enriqueceu nossa visita relatando capítulos e curiosidades históricas sobre a cidade.

Casa de Anita Garibaldi - Laguna
Casa de Anita Garibaldi – Laguna

Visitamos alguns lugares mais importantes do centro histórico, como a Casa de Anita Garibaldi, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, a Praça Anita Garibaldi e entre outros lugares a Fonte da Carioca.

Bebemos a água da fonte, pois segundo diz a tradição local, quem bebe da água da fonte retorna à Laguna. Já queremos voltar!

Fonte da Carioca. Laguna
Fonte da Carioca – Laguna.

Também visitamos o Monumento que representa a linha imaginária que marca o Tratado de Tordesilhas. Quem lembra das aulas de história? Aliás, falando em história, ressaltamos que para quem gosta de história, a cidade de Laguna é um prato cheio!

Depois de uma visita pelo centro de Laguna, fomos ver a pesca artesanal com o auxilio dos botos. Como estava chovendo, só tinha um pescador. Ainda assim valeu a pena, justamente por todas as informações e curiosidades sobre a pesca que nos foram contadas pela Tati.

Pesca artesanal com o auxilio dos botos.
Pesca artesanal com o auxilio dos botos – Laguna.

Dali, atravessamos o canal e fomos almoçar no Restaurante Boião, onde comemos muito bem. Ao mesmo tempo que nos deliciávamos com frutos do mar, também observávamos a “dança dos botos” que sobem e descem suavemente o tempo todo.

Pesca com botos - Laguna
Vista da Pesca com Botos a partir do Restaurante Boião.

O restaurante fica na margem do canal, exatamente do outro lado de onde os pescadores pescam com botos.

Farol de Santa Marta

Depois do almoço fomos ao Farol de Santa Marta e lá vimos as primeiras baleias. Como o tempo não estava muito bom a observação foi prejudicada, mas mesmo assim a emoção foi intensa.

Farol de Santa Marta - Laguna
Farol de Santa Marta – Laguna

Nós poderíamos ficar mais tempo observando as baleias, para quem sabe vê-las saltar, mas voltamos à Laguna para conhecer um dos principais atrativos da região, a misteriosa Pedra do Frade.

A misteriosa Pedra do Frade

Dos atrativos que visitamos a Pedra do Frade é o único lugar que ainda não conhecíamos na região. Fechamos nosso tour com chave de ouro!

A pedra é uma doideira só! Fica quase suspensa e ainda está inclinada. Pra aumentar ainda mais nossas dúvidas, tem uma outra pedra menor, como se fosse um chapéu, sobre ela!

Rota da Baleia Franca - Pedra do Frade - Laguna
Pedra do Frade – Laguna

Até agora não conseguimos entender como a Pedra foi parar lá, como ela não rolou pro mar e muito menos como a outra pedra foi parar em cima dela! Existem várias teorias, mas nenhuma convincente. É realmente um mistério!

A gente lembrou dos moais da Ilha de Páscoa, que também são cercados de mistérios e possuem várias teorias sobre como foram parar em determinados locais da ilha… nenhuma convincente…

Confira o vídeo que fizemos em Laguna:

  • 2º dia – Imbituba

Imbituba é uma das regiões mais privilegiadas do litoral catarinense quando o assunto é praia bonita! O município possui várias praias sensacionais e no verão é um dos destinos mais disputados do litoral de Santa Catarina.

Rota da Baleia Franca - Imbituba
Rota da Baleia Franca – Imbituba

Há praias famosas e agitadas como é o caso da Praia do Rosa, considerada como uma das mais belas do mundo; mas também há praias tranquilas e quase desertas como a Praia Vermelha, por exemplo.

Imbituba também possui praias famosas entre os surfistas pela qualidade de suas ondas, já chegou inclusive a sediar o maior evento de surfe do mundo, o WCT, que aconteceu na Praia da Vila entre os anos de 2003 e 2010.

Considerada a Capital da baleia Franca, Imbituba é uma das regiões que mais recebem baleias francas em sua temporada.

Roteiro em Imbituba

Nosso objetivo principal neste dia era ver baleias. O pessoal do AO SUL NATURAL nos apanhou logo pela manhã em Laguna, onde estávamos hospedados, e o Jean, que foi o guia que nos acompanhou, se apresentou falando: “Sou o Jean, especialista em baleias… tenho muita sorte com as baleias”.

Pois bem, no início achamos meio audacioso e que era papo de guia né, sabe como é? Mas não demorou nem 5 minutos pra gente confirmar e comprovar o que o Jean nos falou.

Não precisamos nem sair de Laguna pra ver um espetáculo proporcionado pelas baleias francas.

Safari Baleia

Mal deixamos o hotel e o Jean já falou que tinha visto uma baleia ali pertinho. Fomos até lá pra conferir e logo a avistamos! Não demorou muito e avistamos mais um grupo (como é chamado a mãe e o filhote). Para nossa surpresa em pouco tempo conseguimos ver mais um grupo! Nossa! 3 grupos de baleias ali na nossa frente! É muita adrenalina! Demais mesmo!

Rota da Baleia Franca
Baleia Saltando – Safari Baleia

Tudo bem, ver 3 grupos de baleias em um mesmo lugar já seria legal, mas como o Jean nos disse no início, ele tinha sorte com baleias!

As baleias começaram a se mover e enquanto as observávamos o Jean ia nos contando curiosidades sobre os movimentos, como por exemplo o momento em que elas ficam com as nadadeiras pra cima, quando segundo ele, elas ficam de barriga pra cima pra que os filhotes não mamem mais.

Rota da Baleia Franca
Baleia se movimentando – Safari Baleia

Um espetáculo emocionante e inesquecível

Depois de um bom tempo ali encantados com os movimentos das baleias, logo o Jean nos avisou: fiquem atentos que elas vão saltar! Não deu outra e pouco depois que o Jean falou, começou o espetáculo!!!

Dos 3 grupos que estavam a nossa frente, 2 começaram a saltar! Foi incrível. Os saltos são rápidos e é preciso ficar muito atento, ainda mais neste caso, onde existiam várias baleias. Enquanto a gente foca olhando um lado, a outra pula do outro lado! É muita adrenalina!

Rota da Baleia Franca - Salto
Mais um Salto – Safari Baleia.

Eu mesmo vi, um salto espetacular da mãe do início ao fim, enquanto a Pati e o Jean só viram metade do salto, já que estavam focados em outras baleias. Foi o maior salto do dia e não tenho nem como descrever a emoção que senti! Foi de chorar de alegria (e chorei mesmo)! Realmente memorável!!!

Mas além deste “saltão” tiveram muitos outros e nós até comentamos com o Jean, que depois daquele momento poderíamos voltar embora, porque toda a viagem já teria válido a pena!

Sem fotos, mas com muitas memórias

Infelizmente não conseguimos tirar fotos boas (como você pode ver acima), pois neste dia as baleias não estavam tão perto da praia e o tempo escuro e chuvoso piora ainda mais as fotos.

O ideal mesmo é esquecer das fotos, já que dependendo da distância, o melhor a fazer é fotografar e filmar tudo com a memória! Nunca mais você vai deletar esse momento, pode ter certeza!

Além disso, é preciso ter um bom equipamento e no mínimo uma lente de 300mm (ou aquelas câmeras com zoom digital de “um milhão” de vezes) pra começar a ter fotos boas. Nossa 135 mm não serviu pra quase nada.

Comilança

Ficamos mais de 3 horas por ali e fomos direto almoçar. Desta vez fomos a Imbituba, onde almoçamos no excelente Restaurante Marcão!

Rota da Baleia Franca - Gastronomia
Restaurante Marcão – Imbituba

No Marcão, com vista para a Praia da Vila, comemos um peixe Linguado que dá água na boca só de pensar! Coisa mais gostosa do mundo! Também provamos a Anchova Grelhada, que por sua vez também estava fantástica!

História e um giro por Imbituba

Nós ainda demos uma passada no Museu da Baleia, que neste momento não está aberto para visitas devido à Covid-19. Mas nem precisou entrar porque as explicações do Jean nos proporcionaram uma “visita virtual imaginaria”.

Museu da Baleia - Imbituba
Museu da Baleia – Imbituba

Pra fechar este Safari Baleia ainda demos uma passada em outros lugares de Imbituba e fomos até a Praia da Ribanceira, que é uma das preferidas das baleias, mas neste dia não havia nenhuma. Nem precisava estávamos felizes como nunca com o espetáculo da manhã!

Confira o vídeo que fizemos no Safari Baleia:

  • 3º dia – Garopaba

Dos 3 municípios que integram a Rota da Baleia Franca, Garopaba é o que menos conhecemos.

Na época do surfe eu já tinha dado umas voltas pela região e inclusive surfei algumas vezes na Praia da Ferrugem, que é uma das praias mais belas e mais famosas de Garopaba.

Rota da Baleia Franca - Garopaba
Rota da Baleia Franca – Garopaba

Mas se já achávamos que não conhecíamos direito Garopaba, depois deste tour que fizemos, aí sim tivemos certeza. E tenho que falar, aposto que mesmo você que já tem uma certa intimidade com a região, pode não conhecer tão bem!

Imersão na cultura local

Nosso terceiro dia no litoral sul de Santa Catarina foi de uma imersão cultural impressionante. Fomos guiados pela guia Claudete através da agência AMO GAROPABA TURISMO e mergulhamos de cabeça na cultura local!

Rota da Baleia Franca - Imersão Cultural -
Confecção artesanal de rede de pesca – Garopaba.

Começamos o tour visitando um engenho familiar artesanal de produção de farinha! Foi incrível! O Sr. Ademir e sua esposa nos mostraram como funciona o Engenho e bateram um papo daqueles, típico de um legitimo catarinense.

Engenho de Farinha - Garopaba
Engenho de Farinha – Garopaba

Se fosse possível, certamente ficaríamos até a noite ouvindo as histórias que o Sr. Ademir nos contava. Deu até dó de sair, mas tínhamos muitas outras coisas pra ver em Garopaba.

Sitio arqueológico milenar

Em seguida fomos até o Morro do Índio, que fica do ladinho da Praia da Ferrugem. Ali descobrimos várias curiosidades sobre o local, inclusive que existe uma Oficina Lítica de cerca de 5000 anos aos seus pés.

Oficina Lítica aos pés do Morro do Índio, em Garopaba.
Oficina Lítica aos pés do Morro do Índio – Garopaba.

A gente já sabia que o morro era um Sambaqui (cemitério indígena construído com conchas a milhares de anos) mas realmente desconhecíamos a existência da Oficina Lítica, aliás, achamos até que deveria ter uma sinalização ali pra evitar degradação.

Eu mesmo cheguei pisando nas rochas históricas, sem saber do que se tratava, foi mals aí! A Claudete falou que a prefeitura já está providenciando as placas.

Centro Histórico de Garopaba – Cultura local

Após a visita ao Morro do Índio partimos em direção ao Centro Histórico de Garopaba. Pelo caminho a Claudete nos contava inúmeras curiosidades sobre a história e cultura local!

Centro Histórico de Garopaba
Centro Histórico de Garopaba

Chegando em Garopaba, fomos ao Centro Histórico, onde de imediato almoçamos no charmoso Restaurante Tasca dos Açores. Aliás, temos que fazer uma observação sobre este restaurante. É incrível!

Onde comer na Rota da Baleia Franca - Tasca dos Açores
Grelhados da Casa – Tasca dos Açores – Garopaba

Provamos um combinado de frutos do mar da casa e um prato chamado Camarão a Garopaba, difícil decidir qual estava mais gostoso!

Valorização da cultural local

Depois do espetacular almoço fomos conhecer o centro histórico de Garopaba. Desta vez com o olhar diferenciado da Claudete, que nos enriqueceu culturalmente explicando características importantes sobre a população local, sobre os artistas locais e sobre a resistência dos moradores do centro histórico em relação à especulação imobiliária.

Rota da Baleia Franca - Garopaba
Peixe fresquinho em Garopaba

Imediatamente lembrei da conversa que tivemos com moradores de Cartagena, em especial com os moradores do bairro de Getsemani, que eram os únicos que ainda resistiam aos investidores e estrangeiros endinheirados que compravam os imóveis “expulsando” os moradores locais para as periferias.

Em Garopaba, nos pareceu que acontece a mesma coisa e é legal conhecer este movimento que há na cidade. Existe uma priorização pela cultura local e um resgate dos valores e das próprias tradições.

Arte local

Caminhando pelas ruas do centro histórico descobrimos um belo movimento de valorização da arte e cultura local, achamos muito legal.

Visitamos inclusive o atelier de um artista local, onde tivemos a oportunidade de conhecer este sentimento de valorização regional. Adoramos.

Arte local - Atelier Manohead- Garopaba
Atelier Manohead- Garopaba

Ficamos sabendo também sobre a proposta do Plein Air Garopaba, que acontecerá na cidade no ano de 2021, entre os dias 24 e 28 de março. Bastante interessante, com uma pegada bem regional!

Ainda fomos até a pracinha de Garopaba conhecer um pouco mais de sua história e logo após partimos para nosso destino final, uma cachaçaria artesanal na zona rural de Garopaba.

Cachaçaria Vô Zeca - Alambique
Cachaçaria Vô Zeca – Alambique

Lá na Cachaçaria Vô Zeca aprendemos um pouco do processo de produção da cachaça e claro provamos alguns sabores.

Finalizamos assim nosso passeio cultural por Garopaba e pela região e realmente adoramos! Aliás todos os dias na Rota da baleia Franca foram incríveis, recomendamos muito!

Confira o vídeo que fizemos em Garopaba:

Onde se hospedar na Rota da Baleia Franca

Os 3 municípios que integram a Rota da Baleia Franca possuem uma boa disponibilidade de opções de hospedagem.

Desta vez nós ficamos em Laguna. Nos hospedamos no Hotel Atlântico Sul, na praia do mar Grosso. O hotel fica muito bem localizado, em uma das avenidas principais de Laguna, a cerca de 100 metros da praia.

Hotel Atlântico Sul - Laguna
Hotel Atlântico Sul – Laguna

Possui quartos simples com um staff muito atencioso. Anexo ao hotel há um restaurante muito bom aberto ao público. Você pode reservar o Hotel através do seu site oficial ou através do Boking.com.

Além do Hotel Atlântico Sul deixamos abaixo uma relação com outras opções de hospedagem na região:

Laguna:

Imbituba:

Garopaba:

Onde comer na Rota da Baleia Franca

A gastronomia do litoral catarinense por si já é um super motivo pra você visitar a região. Se você gosta de peixe e frutos do mar, prepare-se pra entrar em êxtase!

Laguna:

Em Laguna comemos no próprio restaurante do Hotel Atlântico Sul, que possui um ótimo serviço. Durante o dia há um serviço de buffet bem farto e variado e durante a noite as refeições são servidas a “la Carte”. Também há pratos feitos durante a noite.

Onde comer em Laguna - Atlântico Sul
Onde comer em Laguna: Atlântico Sul

Endereço:  Av. Senador Gallotti, 360 Tel: (48) 3647-1166

Também almoçamos no Restaurante Boião, que fica do outro lado do canal, na Ponta da Barra.

Onde comer em laguna - Restaurante Boião.
Onde comer em Laguna: Restaurante Boião.

Endereço: Rua Vereador Tomé Machado de Souza, 101 Tel: (48) 3644-5065

Imbituba:

Em Imbituba comemos no Restaurante e Pizzaria do Marcão. O restaurante fica na praia da Vila de frente para o Mar.

Onde comer em Imbituba: Restaurante Marcão.
Onde comer em Imbituba: Restaurante e Pizzaria Marcão.

Endereço: R. Manoel Antônio de Souza, 66 Tel: (48) 3255-0064

Garopaba

Em Garopaba comemos no Restaurante Tasca dos Açores! O Restaurante é um charme só e possui um cardápio fantástico! Fica localizado no início do Centro Histórico de Garopaba, bem ao lado da ponte, de frente ao mar.

Onde comer em Garopaba: Restaurante Tasca dos Açores.
Onde comer em Garopaba: Restaurante Tasca dos Açores.

Endereço: R. Manoel de Araújo Tel: (48) 99108-3322

> Confira o post completo que fizemos sobre o Restaurante Tasca dos Açores.

Rota da Baleia Franca com agência?

Não há dúvida que um tour guiado faz toda a diferença. Você pode até visitar a região sem guia, certamente também será bem produtivo, entretanto com certeza vai deixar de aproveitar o máximo de cada lugar!

O enriquecimento histórico e cultural proporcionado pelos guias é realmente um fator a ser levado em consideração. No nosso caso, que gostamos muito de absolver estes detalhes e agregar conhecimentos sobre os destinos, foi excepcional.

Claro, há quem não goste muito de história, mas neste caso a pessoa poderá absorver outras informações e descobrir curiosidades incríveis que certamente passariam despercebidas em uma viagem por conta própria.

Além disso, um passeio guiado pode revelar lugares que jamais imaginaríamos que existiam. Também pode facilitar o acesso de lugares que são muito difíceis de encontrar por conta própria.

E no caso da observação das baleias, em específico, você pode rodar a tarde inteira em busca das baleias e não encontrar nenhuma, já que pode ser o mesmo que encontrar uma agulha no palheiro, já os guias estão sempre em contato com pescadores, outros guias, biólogos etc e sempre sabem por onde as baleias andam e por onde elas costuma ficar.

Qual agência escolher?

Neste tour nós tivemos o acompanhamento de 3 agências distintas e cada uma delas focou em um tipo de turismo e em uma região especifica, porém a Rota da Baleia Franca possui várias agências e cada uma delas pode montar um roteiro personalizado que seja mais apropriado para o tipo de turismo que você gosta.

Então se você está pensando em visitar a Rota da Baleia Franca e aproveitar o melhor da região, entre em contato com uma agência. Certamente você não irá se arrepender.

Aqui os contatos das 3 agências que nos guiaram:

Agências - Rota da Baleia Franca
Agências – Rota da Baleia Franca

Vale ressaltar que independente da escolha, qualquer uma das agências prestam excelentes serviços e percorrem toda a região, ou seja, apesar de suas bases estarem em determinado município, ambas exploram os demais municípios e até mesmo outras regiões fora da Rota da Baleia Franca.

Também vale ressaltar que é possível fazer o passeio com seu próprio carro, ou com o carro das agências, logicamente há uma diferença no custo, mas isso fica a critério do cliente.

Segurança em tempos de Covid-19

Outro fator importante, que tem que ser levado em consideração é a questão da segurança em relação à Covid-19. Todas as agências seguem protocolos de segurança, com passeios individualizados e todos os cuidados necessários.

Baleia Franca

Nós gostaríamos de fazer um informativo bem completo sobre as baleias, mas como este post já ficou bem longo vamos fazer um resumo rápido sobre as Baleias Francas que visitam o litoral catarinense.

As baleias francas são cetáceos de grande porte que podem atingir cerca de 17 metros e pesar até 60 toneladas.

No passado as Francas foram muito caçadas em Santa Catarina e seu comportamento dócil facilitou sua caçada por cerca de 230 anos, no período do Brasil Colonial. Aliás seu nome “Franca” tem origem justamente em seu comportamento dócil.

Hoje felizmente a “caçada” é outra: são turistas querendo observá-las de longe e ver seus shows particulares. As baleias são um grande atrativo turístico.

As baleias deixam a região da Antártida, em especial a região das Ilhas Geórgia do Sul, com destino as águas do litoral sul do Brasil.

São mais de 3000 km de distância em busca das águas quentes e protegidas de predadores do litoral de Santa Catarina.

Elas se estabelecem em uma APA (Área de Proteção Ambiental) de cerca de 154 mil hectares, onde as cidade de Laguna, Imbituba e Garopaba se destacam como a melhor região para observá-las.

As Francas escolhem as águas de Santa Catarina para criarem e amamentarem seus filhotes.

A água quente não deixa que o seu leite congele e assim os filhotes podem se alimentar tranquilamente. Já as águas rasas próximas as praias e costões evitam ataques de orcas e tubarões.

Agora, sem os caçadores do passado, as Francas sentem-se em casa. No ano de 2018 por exemplo, foram avistadas cerca de 320 baleias.

O período que elas ficam no litoral catarinense vai de julho a novembro, com pico entre os meses de agosto e setembro. Então não perca tempo, vá desbravar a Rota da Baleia Franca!

Como chegar a Rota da Baleia Franca

As 3 cidades que integram a Rota da Baleia Franca são acessadas pela BR-101.

Laguna que está mais ao sul fica a cerca de 350 km de Porto Alegre e a cerca de 120 km de Florianópolis. Já Garopaba que fica mais ao norte fica a cerca de  360 km de Curitiba e a cerca de 72 km de Florianópolis. Imbituba fica entre Laguna e Garopaba.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, na cidade de Jaguaruna (cerca de 60 km de Laguna). Já o Aeroporto Internacional de Floripa fica a cerca de 84 km de Garopaba.

Para sua maior comodidade você pode alugar um carro para explorar a Rota da Baleia Franca e a bela região do litoral catarinense.


O Me Leva Viajar percorreu o litoral sul de Santa Catarina a convite do Sebrae-SC e da Rota da Baleia Franca.

A hospedagem, tours e refeições foram cortesias – O MLV mantém o compromisso com seus leitores.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Rota da Baleia Franca e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores  experiências através da Civitatis e da Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para explorar a Rota da Baleia Franca e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre a Rota da Baleia Franca em Santa Catarina?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre a Rota da Baleia Franca deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O SANTA CATARINA:

+ Expressões e gírias de Itajaí – SC – Conheça o vocabulário peixerês!
+ Conheça a Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos – SC. 
+ Conheça o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento – SC.
+ Praia da Sepultura, uma das praias mais bonitas do sul do Brasil.
+ Rota das Cachoeiras de Corupá: 14 cachoeiras, trilha e muita natureza

Artigo anteriorLondres 38 – Museu e Casa da Memória – A “Casa do Terror” da ditadura militar do Chile.
Próximo artigoComo é voar com a Swiss para a Rússia. Classe econômica da Swiss.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

8 COMENTÁRIOS

  1. Caramba, eu estou com um roteiro prontinho pelo litoral de Santa Catarina, mas não tinha colocado nenhum destino da Rota da Baleia Franca. Vou acrescentar mais alguns dias para aproveitar essa experiência!

    Adorei as dicas!

    Obrigado

  2. A gente tá quase comprando um carro aqui pra sair desse isolamento e descer até Santa Catarina. Quem sabe não dá tempo de ver as baleias francas né? Ai que emoção

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here